CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 22/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Prefeitura de Milagres promove mais um Dia D de vacinação contra Influenza

A Prefeitura de Milagres, através da Secretaria da Saúde, está organizando mais um Dia D de Vacinação contra a Influenza. O evento está agendado para o próximo sábado, dia 23 de março, com início às 08h, e será realizado na Unidade Básica de Saúde Anna Isabel Fechine.

Voltado inicialmente para o público prioritário, a ação visa fortalecer o compromisso da gestão municipal com a saúde pública, oferecendo uma oportunidade para que a população possa se proteger contra a influenza.

A UBS Anna Isabel Fechine estará preparada para receber os milagrenses, garantindo um ambiente seguro e adequado para a aplicação das vacinas. A iniciativa demonstra o empenho da Prefeitura de Milagres em promover a imunização e prevenir a propagação de doenças respiratórias.

Portanto, a comunidade é convidada a participar deste Dia D de Vacinação, contribuindo para a construção de uma cidade mais saudável e protegida contra os riscos da influenza.

A lista dos grupos prioritários é composta por:

- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);

- Trabalhadores da Saúde;

- Idosos com 60 anos ou mais de idade;

- Gestantes e puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto);

- Professores do ensino básico e superior;

- Povos indígenas aldeados, a partir dos 6 meses de idade;

- Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;

- Profissionais das Forças Armadas;

- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

- Pessoas com deficiência permanente;

- Caminhoneiros;

- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;

- Trabalhadores Portuários;

- População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade;

- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

#Saúde 16/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Milagres celebra inauguração da nova sede do Centro de Reabilitação Raimunda Ilêda de Figueiredo

Alegria, emoção e uma sensação de realização tomaram conta dos corações dos milagrenses neste dia histórico. Na manhã deste sábado, dia 16 de março, a Prefeitura Municipal de Milagres, por meio da Secretaria da Saúde, inaugurou a nova sede do Centro de Reabilitação Raimunda Ilêda de Figueiredo. Um marco para a cidade, que agora conta com instalações modernas e ampliadas para atender ainda melhor a população.

Implantado na rede de saúde municipal em 2021 e mantido 100% com recursos próprios do município, o Centro de Reabilitação tornou-se uma referência no atendimento primário de saúde e de crianças do espectro autista. E hoje, com a inauguração de sua nova sede, os horizontes se ampliam ainda mais.

O evento de inauguração contou com a presença do prefeito de Milagres, Cícero Figueiredo, do vice-prefeito Anderson Eugênio, do deputado estadual Guilherme Landim, do secretário da saúde Gean Feitosa, da primeira-dama Sônia Figueiredo e do vereador e presidente da Câmara, Osório Dantas. Além deles, vereadores, secretários, assessores da gestão municipal, equipe multiprofissional do Centro de Reabilitação, crianças assistidas, pais, representantes de ONGs e a população em geral prestigiaram esse momento de grande significado para Milagres.

É crucial ressaltar que o Centro de Reabilitação inicialmente atendia 80 crianças, mas expandiu sua capacidade para 250. Agora, com a inauguração das novas instalações em um espaço consideravelmente mais amplo e completamente reformado, prevê-se um aumento substancial para 350 crianças. Além disso, prevê-se um incremento no número diário de atendimentos ao público em geral, alcançando 200, resultando em um total semanal de 1000 atendimentos. Uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, fisioterapeutas, educadores físicos, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicopedagogos, psiquiatras e neurologistas estará à disposição para oferecer o melhor cuidado possível.

Além disso, o novo centro irá dispor de um consultório odontológico exclusivo para atender as crianças assistidas, bem como um bloco cirúrgico completo para a realização de cirurgias oftalmológicas de catarata e pterígio, com previsão de 17 cirurgias por mês. Um avanço significativo na oferta de serviços de saúde especializados à comunidade.

Para o prefeito Figueiredo, o Centro de Reabilitação representa mais uma evolução na saúde do município. Ele ressaltou o compromisso da gestão em entregar à população equipamentos de qualidade e destacou os índices positivos que Milagres tem alcançado na área da saúde.

Por sua vez, o deputado Guilherme Landim enalteceu o pioneirismo de Milagres nesse modelo de atendimento. Ele destacou que enquanto o governo federal começa a falar em expandir esse tipo de serviço e financiá-lo para os municípios, Milagres já está à frente há três anos, oferecendo estrutura moderna e de qualidade, comparável a poucas clínicas particulares.

A inauguração do novo Centro de Reabilitação é mais do que a abertura de um prédio, é a concretização de um compromisso com a saúde e o bem-estar da comunidade de Milagres. É o resultado do trabalho árduo de uma gestão comprometida com o progresso e o cuidado com seus cidadãos.

#Saúde 15/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Prefeitura de Milagres inaugura nova sede do Centro de Reabilitação Raimunda Ilêda de Figueiredo

A Prefeitura de Milagres, por meio da Secretaria da Saúde, está pronta para marcar um novo capítulo na prestação de serviços de saúde à comunidade. Neste sábado, dia 16 de março, às 8 horas, será inaugurada a nova sede do Centro de Reabilitação Raimunda Ilêda de Figueiredo, localizada na praça do Centenário.

Este centro representa uma valiosa iniciativa da gestão municipal, com a missão de apoiar e fortalecer a consolidação da Atenção Primária em Saúde. Com a expansão das opções de cuidados de saúde na rede de serviços, a população de Milagres dispõe de mais um importante recurso para a promoção do bem-estar e qualidade de vida.

Com a inauguração desta nova sede, a Prefeitura reafirma o seu compromisso com o bem-estar da população, oferecendo instalações modernas e adequadas para o atendimento e tratamento dos pacientes. Além disso, a localização estratégica na praça do Centenário facilita o acesso da população aos serviços oferecidos.

Todos estão convidados a participar desse momento histórico para a saúde pública do município.

#Saúde 12/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Prefeitura de Milagres inicia campanha de vacinação contra influenza nesta terça-feira (12)

A Prefeitura Municipal de Milagres, por meio da Secretaria da Saúde, anuncia o início da Campanha de Vacinação contra a Influenza nesta terça-feira, 12 de março. A iniciativa visa imunizar a população e fortalecer o compromisso do município com a saúde pública.

As unidades básicas de saúde estarão prontas para receber a população, inicialmente contemplando os grupos considerados prioritários. A lista dos grupos prioritários é composta por:

- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);

- Trabalhadores da Saúde;

- Idosos com 60 anos ou mais de idade;

- Gestantes e puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto);

- Professores do ensino básico e superior;

- Povos indígenas aldeados, a partir dos 6 meses de idade;

- Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;

- Profissionais das Forças Armadas;

- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

- Pessoas com deficiência permanente;

- Caminhoneiros;

- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;

- Trabalhadores Portuários;

- População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade;

- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

A Prefeitura destaca a importância da adesão à campanha, ressaltando que a vacinação é uma medida fundamental para a prevenção da influenza e a proteção da comunidade como um todo. A população pode procurar as unidades de saúde e contribuir para a construção de um ambiente mais seguro e saudável.

A Campanha de Vacinação contra a Influenza em Milagres reforça o comprometimento da gestão municipal em promover a saúde e o bem-estar da população.

#Saúde 05/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Prefeitura de Milagres em parceria com Governo do Estado inicia uso de carro fumacê contra o Aedes Aegypti

A Prefeitura Municipal de Milagres, por meio da Secretaria da Saúde em parceria com o Governo do Estado do Ceará, deu início a uma importante medida no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika. O uso do carro fumacê será implementado como parte das ações para controlar a proliferação dessas arboviroses.

O carro fumacê realizará a aplicação do inseticida Ultra Baixo Volume (UBV) em diversas localidades do município. Abaixo está o cronograma detalhado das áreas que serão pulverizadas:

Terça-feira (05), das 17h às 20h:

- Conjunto da Chesf;

- Bairro Frei Damião;

- Bairro Francisca do Socorro;

- Populares;

- Bairro Eucaliptos;

- Distrito do Rosário.

Quarta-feira (06), das 05h às 08h:

- Distrito Padre Cícero;

- Distrito do Fronteiro.

Quarta-feira (06), das 17h às 20h:

- Distrito do Café da Linha.

A colaboração de todos os moradores é essencial para garantir a eficácia dessa ação. Solicita-se que as portas e janelas das residências sejam abertas quando o carro fumacê estiver passando pelas ruas, facilitando a dispersão do inseticida e maximizando seus efeitos.

É fundamental a união de esforços de toda a comunidade para enfrentar essas doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Juntos, podemos tornar nossas áreas mais seguras e livres dessas arboviroses.

#Saúde 28/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria da Saúde de Milagres divulga balanço do Dia D de Multivacinação

A Prefeitura Municipal de Milagres, através da Secretaria da Saúde, promoveu dois dias D de multivacinação neste início de 2024, visando manter a população atualizada em relação às vacinas. Os eventos ocorreram em 27 de janeiro e no último sábado, 24 de fevereiro, respectivamente.

Durante esses dias, uma unidade básica de saúde esteve à disposição dos moradores interessados em regularizar sua situação vacinal. Segundo informações fornecidas pelo órgão, um total de 124 doses foram administradas, com 70 doses aplicadas no primeiro dia e 54 no segundo.

Embora os números não sejam excepcionais, representam um aumento significativo em relação à quantidade de doses aplicadas nas unidades básicas de saúde do município em períodos regulares.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os adultos foram o grupo que mais compareceu às campanhas de multivacinação. As vacinas mais procuradas incluem aquelas contra febre amarela, tríplice viral, antitetânica e hepatite B.

Além dessas, diversas outras vacinas foram disponibilizadas, como DTP, hepatite A, VOP, dT, HPV, meningocócica ACWY e bivalente, garantindo uma ampla cobertura vacinal para a população.

A iniciativa da Prefeitura Municipal de Milagres em promover essas campanhas de multivacinação demonstra o compromisso com a saúde pública e o bem-estar da comunidade, incentivando a prevenção de doenças por meio da imunização adequada.

#Saúde 22/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria de Saúde de Milagres realiza Dia D de Multivacinação no próximo sábado

A Prefeitura de Milagres, por meio da Secretaria de Saúde, realiza no próximo sábado (24), mais um Dia D de Multivacinação.

Na oportunidade, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Edmilson Coelho, localizada em frente à Praça Ernesto Gomes, estará aberta - no horário das 8h às 11h30 -, para receber as pessoas que desejem atualizar a caderneta de vacinação e se imunizar contra diversas doenças, fortalecendo assim a saúde.

O público-alvo do Dia D de Multivacinação é a população em geral e as principais vacinas de rotina estarão disponíveis.

O intuito da Campanha é, além de manter a situação vacinal em dia, recuperar as coberturas, oportunizar a vacinação e reduzir os riscos de reintrodução de doenças que já foram eliminadas ou controladas.

É importante levar a caderneta, para que o profissional de saúde possa analisar a situação vacinal e indicar quais doses devem ser aplicadas.

#Saúde 08/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Prefeitura de Milagres entrega Ponto de Apoio à Saúde da Família no sítio Oitis

Na manhã desta quarta-feira, dia 07 de fevereiro, a Prefeitura Municipal de Milagres, por meio da Secretaria da Saúde, realizou a entrega oficial do Ponto de Apoio à Saúde da Família João Ferreira de Maria, localizado no sítio Oitis. A revitalização do espaço, anteriormente comprometido em sua estrutura, agora proporciona à comunidade um local equipado para atendimento em saúde de qualidade.

A comunidade de Oitis passa a contar com uma equipe dedicada e completa, composta por serviços essenciais, como odontologia móvel, aplicação de vacinas, coleta de exames, enfermeiro, médico, agente de saúde, além de um programa de acompanhamento para diabéticos e hipertensos.

Além da estrutura de saúde, a Prefeitura entregou à comunidade o sistema de abastecimento d'água, beneficiando cerca de 200 famílias e proporcionando acesso a água de qualidade.

O evento contou com a presença do vice-prefeito, Anderson Eugênio, do secretário da saúde, Gean Feitosa, da secretária executiva da saúde, Helândia Dantas, do vereador e presidente da Câmara Municipal, Osório Dantas, e do representante da Associação da Comunidade, Francisco Germano. A cerimônia também foi prestigiada por vereadores, assessores da gestão municipal e membros da comunidade.

É importante destacar que o prefeito Figueiredo, não pôde comparecer à solenidade devido à sua participação na entrega dos cartões do Programa Ceará Sem Fome em Fortaleza. A administração municipal reforça seu compromisso com a saúde e o bem-estar da população, buscando sempre melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de Milagres.

#Saúde 06/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Milagres alcança nota máxima nos indicadores do Previne Brasil, consolidando-se como referência em saúde na região

Milagres atingiu a nota máxima de 10 nos indicadores do Programa Previne Brasil, reforçando sua posição de destaque no cenário regional pelos excelentes serviços de saúde oferecidos à população. Essa conquista histórica reescreve o capítulo da saúde municipal, evidenciando o comprometimento da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Saúde em promover um atendimento eficaz e de qualidade.

O resultado positivo é fruto de uma dedicação incansável por parte da gestão e da equipe da Secretaria da Saúde, que trabalham diariamente para superar desafios e garantir o bem-estar da comunidade. A materialização dessa conquista reflete o compromisso assumido de proporcionar uma saúde resolutiva, digna e humanizada a todos os milagrenses.

O Prefeito de Milagres, Cícero Figueiredo, destaca a importância desse feito e reafirma o compromisso da gestão em manter e aprimorar os serviços de saúde. "Alcançar mais uma vez a nota 10 nos indicadores do Programa Previne Brasil é motivo de orgulho para toda a nossa comunidade. Isso é resultado do esforço conjunto da Prefeitura, da Secretaria da Saúde e de todos os profissionais que se dedicam incansavelmente para oferecer um atendimento de excelência aos milagrenses. Vamos continuar trabalhando cada vez mais para garantir que nossa população tenha acesso a uma saúde eficiente e humanizada", afirmou o prefeito.

Com essa nova marca, Milagres reafirma seu compromisso com a promoção da saúde e o bem-estar da população, destacando-se como um exemplo a ser seguido no âmbito da gestão pública na área da saúde.

#Saúde 06/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Prefeitura de Milagres inaugura Ponto de Apoio à Saúde da Família no sítio Feijão

Na manhã desta segunda-feira, a Prefeitura de Milagres, por meio da Secretaria da Saúde, concretizou um marco significativo ao inaugurar o Ponto de Apoio à Saúde da Família no Sítio Feijão. Esta realização representa o fim de uma espera que se estendeu por mais de uma década, durante a qual as obras permaneceram paralisadas.

O prédio, ao longo desse período, encontrava-se comprometido devido ao abandono, tornando-se um símbolo da negligência passada. No entanto, a atual gestão municipal superou desafios burocráticos e, valendo-se de recursos próprios, transformou o local em uma joia da saúde pública. Uma equipe de profissionais dedicados agora trabalha incansavelmente para elevar ainda mais a qualidade dos serviços de saúde em Milagres.

A inauguração e entrega do Ponto de Apoio à Saúde da Família não são apenas a abertura de mais uma unidade de saúde, mas a realização de um sonho acalentado pela comunidade ao longo dos anos. A população local agora conta com um espaço moderno e equipado para atender às suas necessidades de saúde.

O prefeito Figueiredo, durante a cerimônia, reafirmou o compromisso da administração em investir vigorosamente na saúde pública de Milagres. Ele destacou a importância da nova unidade de saúde para a qualidade de vida da comunidade, ressaltando que a melhoria dos serviços de atendimento médico é fundamental para garantir o bem-estar de todos.

Com essa iniciativa, a Prefeitura de Milagres reforça seu comprometimento em proporcionar à população acesso facilitado e de qualidade aos serviços de saúde, promovendo o cuidado integral e fortalecendo o sistema de saúde do município.

#Saúde 24/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Prefeitura de Milagres promove Dia D de Multivacinação neste sábado, 27 de janeiro

A Prefeitura de Milagres, por meio da Secretaria da Saúde, está promovendo uma importante iniciativa para a saúde da população milagrense. No próximo sábado, dia 27 de janeiro, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Anna Isabel Fechine, situada ao lado da Secretaria da Saúde, será o palco do Dia D de Multivacinação.

O evento acontecerá das 08h às 11h30, proporcionando à comunidade a oportunidade de se imunizar contra diversas doenças, além de realizar a atualização da caderneta de vacinação. A UBS Anna Isabel Fechine estará pronta para receber os munícipes interessados em fortalecer a sua saúde por meio da prevenção.

A Multivacinação é uma ação de extrema importância, visto que possibilita a proteção contra diversas enfermidades, contribuindo para a construção de uma comunidade mais saudável. A equipe de profissionais da saúde estará preparada para oferecer orientações e esclarecer dúvidas sobre a importância da imunização.

A Secretaria da Saúde de Milagres destaca a relevância da participação da população nesse evento, reforçando a importância da prevenção como medida fundamental para a promoção da saúde individual e coletiva.

#Saúde 04/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Prefeitura Municipal de Milagres e HEMOCE promovem Campanha de Doação de Sangue

A Prefeitura Municipal de Milagres, através da Secretaria da Saúde em parceria com Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE), anuncia a realização de uma significativa Campanha de Doação de Sangue, agendada para o próximo dia 10 de janeiro.

O evento ocorrerá na sede da Secretaria da Saúde, localizada na Rua José Miguel de Figueiredo, das 08h às 12h, com o objetivo de incentivar a comunidade a contribuir para o abastecimento do banco de sangue, crucial para o atendimento de pacientes em situações de emergência, cirurgias, entre outros procedimentos médicos.

Os cidadãos interessados em participar e realizar sua doação podem agendar previamente através dos seguintes canais: telefone (88) 3102-1261, whatsapp (88) 3102-1260 ou pelo site doador.hemoce.ce.gov.br. O agendamento é uma medida que visa otimizar o fluxo de doadores, proporcionando um atendimento mais ágil e eficiente.

A Campanha de Doação de Sangue é uma oportunidade para que a população de Milagres demonstre solidariedade, afinal, cada doação pode salvar até quatro vidas, sendo um gesto nobre que faz a diferença no tratamento de diversos pacientes.

A Prefeitura e o HEMOCE convocam a todos os milagrenses a participarem desta iniciativa, destacando a importância da solidariedade e do espírito de colaboração para garantir que o estoque de sangue esteja sempre em níveis satisfatórios.

Participe desta campanha e faça parte desta corrente de solidariedade que salva vidas. Sua doação pode ser a esperança de alguém.

#Saúde 13/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria da Saúde de Milagres reforça importância da vacinação contra a Covid-19

A Secretaria da Saúde, através da Coordenação de Imunização, reforça a necessidade de a população manter seus esquemas vacinais atualizados diante do crescente número de casos positivos de COVID-19. A medida visa prevenir casos graves e proteger a comunidade contra as complicações da doença.

De acordo com a Coordenação de Imunização, a vacinação de crianças continua a ser realizada nas Unidades Básicas de Saúde, seguindo um cronograma de agendamento. Por outro lado, o reforço da vacina bivalente está agora disponível para indivíduos a partir de 18 anos. Aqueles que ainda não receberam nenhum reforço devem dirigir-se às unidades de saúde locais ou à Secretaria da Saúde nas manhãs de quarta-feira.

O ESF Carlos Dorneles, por sua vez, realiza a vacinação todas as quintas-feiras à noite, enquanto os demais ESF's seguem um sistema de agendamento.

Para as pessoas com 60 anos ou mais, que receberam a última dose da vacina ambivalente há pelo menos seis meses, a oportunidade de receber o reforço está disponível. Além disso, indivíduos imunocomprometidos a partir de 16 anos de idade também estão indicados a receber o reforço da vacina bivalente.

A Secretaria da Saúde alerta a todos os cidadãos para a importância de se vacinarem, contribuindo assim para a proteção individual e coletiva contra a COVID-19.

#Saúde 08/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Prefeito de Milagres anuncia criação do programa ‘Sorrindo Pra Vida' com distribuição gratuita de aparelhos ortodônticos

Em vídeo publicado nas redes sociais na quinta-feira, dia 7, o Prefeito de Milagres, Cícero Figueiredo, anunciou um novo programa já em execução pela Secretaria de Saúde.

Ao lado do Vice-prefeito, Anderson Eugênio ele informou que o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do município, já desenvolve o programa ‘Sorrindo Pra Vida', que objetiva atender, prioritariamente, adolescentes a partir de 15 anos de idade, com aparelhos ortodônticos gratuitos para os usuários da rede local de saúde que não são atendidos pelo CEO Regional.

"Uma iniciativa pioneira em nossa região. Com recursos próprios do município para garantir autoestima e qualidade de vida aos nossos jovens", disse o prefeito Figueiredo.

De acordo com o gestor, o programa foi idealizado pelo Secretário de Saúde, Gean Feitosa, e a equipe de colaboradores do CEO municipal.

O 'Sorrindo Pra Vida' celebra ainda a marca de 20 mil atendimentos no CEO.

#Saúde 07/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Prefeitura de Milagres celebra avanços na Saúde Bucal: mais de 13 mil atendimentos odontológicos realizados em um ano Transformando sorrisos e cuidando da saúde bucal da população com dedicação
#Saúde 02/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Prefeitura de Milagres celebra o primeiro ano da Maternidade Municipal com conquistas notáveis

A Prefeitura Municipal de Milagres, por meio da Secretaria da Saúde, realizou uma importante celebração na manhã desta quinta-feira, 30 de novembro, marcando o primeiro ano de funcionamento da maternidade municipal. O evento teve lugar no auditório da Secretaria da Proteção Social e contou com a participação do Prefeito Cícero Figueiredo, do Vice-prefeito Anderson Eugênio, da Primeira-dama Sônia Figueiredo, do Secretário da Saúde Gean Feitosa, da Secretária Executiva de Saúde Helândia Dantas, e do médico da Maternidade Municipal, Jânio Nóbrega. Além disso, vereadores, secretários, assessores da gestão municipal, equipe técnica da maternidade e as mães que deram à luz na maternidade neste primeiro ano estiveram presentes.

As atividades da maternidade tiveram início em 1º de novembro de 2022, com consultas obstétricas, e no dia 09/11/2022 foram realizados os primeiros partos, marcando o nascimento de três novos milagrenses. Ao longo desse ano, 220 crianças nasceram em Milagres, eliminando a necessidade de as mães se deslocarem para outros centros. A maternidade também realizou 806 consultas ambulatoriais, 450 atendimentos pediátricos e 224 atendimentos com fonoaudióloga.

Atualmente, a Maternidade Municipal dispõe de uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros obstetras, médicos obstetras, pediatra, fonoaudiólogo, residentes em fisioterapia, nutricionista e psicólogo, visando atender integralmente todas as gestantes em seu ciclo. Além disso, são oferecidas consultas ginecológicas, com realização de colposcopia e orientação para planejamento familiar, incluindo a inserção de DIU e prescrição de medicamentos contraceptivos.

A solenidade culminou com o anúncio do resultado do concurso "Bebê do Ano", realizado por meio de votação popular nas redes sociais, com a seguinte classificação:

1º lugar - Théo Oliveira Furtado

- Data de Nascimento: 17/08/2023

- Mãe: Ana Taynara Santafé de Oliveira

- Pai: Cícero Alex Siqueira Furtado

- Distrito do Rosário

2º lugar - Maria Helena Patrício Lima

- Data de Nascimento: 08/06/2023

- Mãe: Klécia Patrício

- Pai: João Emanuel

- Sede - Bairro Eucalipto

3º lugar - Heitor dos Santos Bernardino

- Data de Nascimento: 27/03/2023

- Mãe: Adriana dos Santos Pereira

- Pai: Walter Bernardino Junior

A Prefeitura de Milagres reafirma seu compromisso em proporcionar uma saúde pública de qualidade para todos os munícipes. O primeiro ano da Maternidade Municipal é celebrado como um marco significativo na promoção da saúde materna e infantil no município.

#Saúde 26/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Prefeitura de Milagres lança programa inovador de proteção às mulheres: "Cuidar Milagres - Meninas e Mulheres"

Quase três anos após o início da gestão, o município de Milagres celebra mais uma vez um momento ímpar em sua história, marcado por diversos projetos inovadores, realizações históricas e reconhecimento pelo trabalho que tem feito a diferença na cidade. Neste sábado, dia 25 de novembro, a Prefeitura de Milagres, por meio da Secretaria da Saúde, lançou oficialmente o programa "Cuidar Milagres - Meninas e Mulheres".

O programa, idealizado pelo Secretário Municipal da Saúde, Gean Feitosa, visa proteger o público feminino mediante o enfrentamento das suas vulnerabilidades, especialmente aquelas relacionadas à violência doméstica e familiar. Atuando no âmbito do município de Milagres, o Programa se propõe a agir nos eixos de planejamento e execução de ações voltadas à prevenção e ao cuidado com as meninas e mulheres milagrenses. O objetivo é evitar subnotificações de casos de violação de direitos, atuando firmemente por meio do sistema público de saúde para garantir proteção, acolhimento e tratamento adequado.

A solenidade de lançamento ocorreu no auditório da Escola de Ensino Profissional Irmã Ana Zélia da Fonseca e contou com a presença da Vice-governadora do Estado do Ceará, Jade Romero, do Prefeito de Milagres, Cícero Figueiredo, do Vice-prefeito, Anderson Eugênio, da Primeira-dama de Milagres, Sônia Figueiredo, do Vice-presidente da Alece, Deputado Estadual, Fernando Santana, do Secretário de Saúde, Gean Feitosa, da Secretária Municipal Executiva da Saúde, Helândia Dantas; da Secretária Executiva de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Raquel Andrade, da Coordenadora Regional de Saúde, Tereza Cristina, da Presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde do Estado do Ceará, Lurdinha da Cabaceira, da Prefeita de Brejo Santo, Gislaine Landim, representando o Deputado Estadual Guilherme Landim, além de vereadores, secretários estaduais, agentes e profissionais da saúde, e a população em geral.

Durante o evento, a Primeira-dama, Sônia Figueiredo, assegurou o compromisso da Vice-governadora em auxiliar na montagem da Casa da Mulher Milagrense, bem como obter uma Patrulha Maria Penha para Milagres, equipamentos de grande relevância para o município.

A Vice-governadora, Jade Romero, elogiou o programa inovador desenvolvido pela Secretaria da Saúde de Milagres, afirmando: "É um importante programa, projeto piloto que a gente quer replicar em todo o Estado do Ceará e levar também para o Brasil, para que a gente tenha a saúde como aliado no enfrentamento à violência", afirmou.

O Prefeito de Milagres, Cícero Figueiredo, também expressou entusiasmo em relação ao programa: "Esse é um dia histórico, não somente para o município de Milagres, mas para o estado de Ceará e também para o Brasil, tendo em vista que nós estamos lançando hoje um programa inovador, um programa que usa toda a estrutura da saúde como suporte à prevenção da violência contra as mulheres", disse.

O programa "Cuidar Milagres - Meninas e Mulheres" envolverá diversos atores e instituições, incluindo profissionais da saúde, assistência social, educação, conselho tutelar, polícia civil e ministério público estadual. A gestão municipal assegura que este pioneiro programa possa avançar na promoção, proteção e prevenção aos novos episódios, evitando assim a morbimortalidade de meninas e mulheres devido à violência.

#Saúde 24/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Milagres na Vanguarda da Saúde Bucal: Novos Indicadores Impulsionam Atendimento à Comunidade

Na busca incessante por uma saúde bucal de qualidade, a cidade de Milagres surge como pioneira ao integrar os novos indicadores de desempenho da saúde bucal em todas as equipes de saúde da família. Essa iniciativa, promovida pela Prefeitura Municipal de Milagres, por meio da Secretaria da Saúde, reforça o compromisso do município em proporcionar serviços de excelência à população.

Desde o mês de setembro, a Secretaria da Saúde tem promovido intensivas capacitações para as equipes de Odontologia, direcionadas a alcançar as metas estabelecidas pela Portaria GM/MS 960. Esse esforço contínuo resultou na implementação efetiva de novos indicadores, com ênfase no atendimento a gestantes e beneficiários do Bolsa Família, além de atividades coletivas em escolas e atendimentos domiciliares.

A população de Milagres, ao ser beneficiada por essa expansão notável dos serviços odontológicos na atenção básica, experimentará não apenas um aumento na acessibilidade, mas também na rapidez na conclusão dos tratamentos. Essa abordagem centrada no paciente reflete o comprometimento da gestão em proporcionar serviços de saúde bucal eficientes e orientados para resultados positivos.

Milagres demonstra que é possível alcançar avanços significativos na saúde bucal quando há um esforço conjunto, capacitação contínua e uma abordagem abrangente que prioriza as necessidades da comunidade. Ao integrar os novos indicadores de desempenho, a cidade não apenas se destaca regionalmente, mas também serve como inspiração para outros municípios na busca da excelência na prestação de serviços de saúde bucal.

#Saúde 24/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Prefeitura de Milagres lança o Programa 'Cuidar Milagres - Meninas & Mulheres' para Enfrentar a Violência Doméstica

A Prefeitura Municipal de Milagres, através da Secretaria da Saúde, está lançando uma importante iniciativa para promover a segurança e bem-estar das mulheres do município. Intitulado "Cuidar Milagres - Meninas & Mulheres", o programa será oficialmente lançado neste sábado, dia 25 de novembro, às 10h, na Escola de Ensino Profissional Irmã Ana Zélia da Fonseca.

A cerimônia de lançamento contará com a participação especial da Vice-governadora, Jade Romero, que se unirá aos esforços da Prefeitura para destacar a importância da proteção das mulheres em situações de vulnerabilidade, com foco especial na prevenção e combate à violência doméstica.

O "Cuidar Milagres Meninas e Mulheres" visa implementar um método eficaz de triagem de risco, utilizando um instrumento específico de coleta de dados. A partir dessa avaliação, serão acionadas ações específicas para lidar com as questões identificadas, garantindo uma abordagem personalizada e eficaz para cada caso.

A Secretaria da Saúde convida toda a comunidade de Milagres a participar deste evento significativo. A presença de todos é fundamental para fortalecer o compromisso coletivo com a segurança e o bem-estar das mulheres. Juntos, podemos construir uma comunidade mais segura e inclusiva.

#Saúde 17/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Milagres é destaque na Saúde e recebe Certificado de Reconhecimento da COADS Brejo Santo

As ações em saúde do município de Milagres atingiram níveis de excelência inéditos em sua história, marcando um notável avanço impulsionado pelo comprometimento das políticas públicas implementadas pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Saúde. Em uma cerimônia realizada nesta quinta-feira, dia 16 de novembro, pela Coordenadoria da Área Descentralizada de Saúde (COADS) em Brejo Santo, Milagres foi agraciada com um certificado de reconhecimento em virtude de seu destacado desempenho nos indicadores do Previne Brasil, PQAVS (Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde) e Atenção Primária à Saúde.

O município de Milagres recentemente registrou avanços notáveis no Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS), colocando-se entre os nove únicos do Brasil a alcançar doze indicadores do programa. Esse feito representa um marco significativo e evidencia o compromisso da gestão municipal com a promoção da saúde e o bem-estar da população milagrense.

Em menos de três anos, Milagres experimentou um notável progresso, superando recordes em sua história. O reconhecimento nacional destaca não apenas a eficácia das ações empreendidas, mas também o comprometimento incessante da gestão com a melhoria contínua dos serviços de saúde oferecidos à comunidade.

O certificado é a materialização do esforço conjunto da Prefeitura Municipal de Milagres, através da Secretaria da Saúde e dos profissionais da saúde que trabalham incansavelmente para elevar a qualidade dos serviços de saúde, contribuindo assim para o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos. Este notável avanço reforça a posição de Milagres como referência em boas práticas de gestão em saúde, inspirando outros municípios a seguirem o exemplo de comprometimento e excelência no setor.

#Saúde 14/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Prefeitura de Milagres realiza com êxito o "Dia D" de Vacinação Antirrábica para Cães e Gatos

No último sábado, dia 11 de novembro, a Prefeitura Municipal de Milagres, por meio da Secretaria da Saúde, realizou com sucesso o "Dia D" de Vacinação Antirrábica para cães e gatos. A iniciativa teve como objetivo prevenir a propagação da raiva, uma infecção viral aguda que pode afetar tanto animais quanto seres humanos.

De acordo com informações divulgadas pelo Departamento de Endemias, mais de 1600 doses foram aplicadas durante o evento. Ao todo, 1.170 cães e 450 gatos receberam a vacina, totalizando 1.620 animais imunizados. É importante destacar que a meta para o "Dia D" era de 1.540 imunizações.

O sucesso da campanha é atribuído ao empenho dos Agentes de Endemias, que desempenharam um papel fundamental na mobilização e execução do evento. Além disso, a comunidade milagrense demonstrou engajamento e compromisso ao abraçar a campanha, garantindo a saúde e segurança de seus animais de estimação.

A raiva é uma doença grave transmitida por meio da mordida de animais infectados. O vírus ataca o sistema nervoso central, podendo causar inflamação no cérebro e evoluir para quadros mais graves. A vacinação é uma medida preventiva essencial para proteger tanto os animais quanto a população humana.

A Prefeitura de Milagres reitera a importância da vacinação antirrábica e agradece a participação ativa de todos os envolvidos na campanha, ressaltando a relevância da conscientização e cuidado com a saúde dos animais. Ações como essa contribuem significativamente para a construção de uma comunidade mais saudável e livre de riscos relacionados à raiva.

#Saúde 09/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Prefeitura de Milagres realiza Dia “D” da campanha de vacinação antirrábica neste sábado

A Prefeitura Municipal de Milagres, por meio da Secretaria da Saúde, está realizando a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos. O evento terá seu Dia D neste próximo sábado, dia 11 de novembro, com início marcado para as 08 horas.

A população de Milagres é incentivada a participar ativamente da campanha, garantindo a imunização de seus animais de estimação contra a raiva. A vacinação será realizada em diversos pontos estratégicos da cidade, visando facilitar o acesso dos moradores. Os locais incluem a Praça do Cemitério, Praça João Laurindo (antiga Castelo Branco), Praça das Populares e a Praça no antigo Lyons.

A raiva é uma doença grave que pode afetar tanto animais quanto seres humanos, sendo a vacinação a medida mais eficaz para prevenir sua disseminação. Portanto, a Prefeitura destaca a importância de todos os proprietários de cães e gatos comparecerem aos pontos de vacinação e assegurarem a proteção de seus animais de estimação.

Não deixe de vacinar seu cão e gato. A prevenção é a chave para uma comunidade mais saudável e segura.

#Saúde 27/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Prefeitura de Milagres inaugura Unidade Básica de Saúde após mais de uma década de espera

Em uma emocionante cerimônia realizada na noite desta quinta-feira, dia 26 de outubro, a Prefeitura Municipal de Milagres, por meio da Secretaria da Saúde, concretizou o sonho da comunidade com a inauguração da Unidade Básica de Saúde-UBS Iraci Maria de Oliveira, localizada no Sítio Santa Catarina.

O evento contou com a presença do prefeito Cícero Figueiredo, do vice-prefeito, Anderson Eugênio, do secretário da saúde, Gean Carlo, da primeira-dama, Sônia Figueiredo, do vereador e presidente da Câmara, Osório Dantas, e do líder comunitário, Sergildo da Silva.

Além disso, a cerimônia foi prestigiada por vereadores, secretários e assessores da gestão municipal, bem como pela comunidade de Santa Catarina e adjacências.

A Unidade Básica de Saúde Iraci Maria de Oliveira representa a concretização de um desejo acalentado pela comunidade ao longo de mais de uma década. Durante esse período, as obras ficaram paralisadas, e o prédio estava comprometido devido ao abandono. No entanto, a gestão municipal superou desafios burocráticos e, com recursos próprios, transformou o local em uma verdadeira joia da saúde pública.

Um dos momentos mais comoventes da noite foi quando o Senhor João José Ponciano, conhecido como Seu Dão, doador do terreno para a construção da UBS, expressou sua imensa alegria ao finalmente ver a obra concluída. Por muitas vezes, ele questionou se teria a chance de presenciar a conclusão do projeto durante sua vida, e suas palavras de gratidão emocionaram a todos os presentes.

O prefeito Figueiredo, por sua vez, reafirmou o compromisso da administração em investir na saúde pública de Milagres, destacando a importância da nova Unidade Básica de Saúde para a qualidade de vida da comunidade e a melhoria dos serviços de atendimento médico.

A inauguração da Unidade Básica de Saúde Iraci Maria de Oliveira representa um marco na história de Milagres e reforça o compromisso da administração municipal em atender às necessidades de saúde da população, proporcionando uma infraestrutura moderna e apropriada para o atendimento médico e a promoção da qualidade de vida de seus cidadãos.

#Saúde 25/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Prefeitura de Milagres Inaugura UBS no Sítio Santa Catarina

É com grande satisfação que a Prefeitura Municipal de Milagres, por meio da Secretaria da Saúde anuncia a inauguração da Unidade Básica de Saúde Iraci Maria de Oliveira, localizada no sítio Santa Catarina. O evento está marcado para acontecer nesta quinta-feira, dia 26 de outubro, a partir das 18 horas, e representa um marco importante na história da comunidade.

A espera pela inauguração desta Unidade Básica de Saúde tem sido longa e ansiosamente aguardada pela população. O imóvel onde a UBS foi instalada estava com suas obras paralisadas há mais de uma década, trazendo frustração para a comunidade que via na obra uma esperança de melhoria nos serviços de saúde.

Graças aos esforços da atual gestão municipal, esse sonho finalmente se tornou realidade. A gestão encarou o desafio de concluir o projeto, desburocratizar os processos e com recursos próprios transformar aquele prédio outrora abandonado em uma verdadeira joia da saúde pública. O edifício estava coberto de mato, sofrendo com infiltrações e outros desgastes causados pelo tempo, mas agora, ressurge como um símbolo de compromisso com a saúde e o bem-estar da comunidade.

A Prefeitura de Milagres reitera o compromisso de continuar trabalhando para melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos e está determinada a continuar investindo na infraestrutura de saúde em benefício de todos. A Unidade Básica de Saúde Iraci Maria de Oliveira é uma conquista para todos os milagrenses.

#Saúde 24/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE CEO de Milagres vai disponibilizar aparelhos ortodônticos a partir de novembro

Visando sempre ampliar e melhorar os serviços disponibilizados à população, a Secretaria da Saúde de Milagres prepara-se para iniciar uma nova etapa no atendimento do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), do município.

O Secretário da Saúde, Gean Feitosa, anunciou em recente entrevista à imprensa local que, a partir do próximo mês de novembro, o CEO de Milagres disponibilizará aparelhos ortodônticos aos pacientes que necessitam do tratamento.

A ação vai qualificar ainda mais os serviços ofertados pelo Centro de Especialidades Odontológicas e garantir um salto de qualidade no atendimento, permitindo que cidadãos milagrenses sejam beneficiados em seu próprio município.

O aparelho ortodôntico ou aparelho dentário, muito conhecido por sua função estética, é um dispositivo que estimula as movimentações dos dentes. O objetivo principal do aparelho é proporcionar um melhor encaixe da mordida, a fim de prevenir problemas que afetam a qualidade de vida dos pacientes.

#Saúde 18/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Centro de Reabilitação Raimundo Ileda de Figueiredo anuncia novo horário de atendimento

O Centro de Reabilitação Raimundo Ileda de Figueiredo, vinculado à Secretaria da Saúde, informa à comunidade um importante ajuste em seu horário de atendimento. A partir desta quarta-feira, 18 de outubro, o horário de funcionamento do centro será alterado, visando melhor atender às necessidades de seus pacientes.

A partir dessa data, o Centro de Reabilitação estará de portas abertas das 07h30 às 14h00. Essa extensão do horário proporcionará maior flexibilidade para que os pacientes possam receber atendimento especializado e serviços de reabilitação de forma mais conveniente, alinhando-se às demandas da comunidade.

O Centro é uma valiosa iniciativa da Prefeitura de Milagres, com a missão de apoiar a consolidação da Atenção Primária, expandindo as opções de cuidados de saúde na rede de serviços. Recentemente, o Centro de Reabilitação lançou um projeto inovador de Equoterapia, o qual tem trazido inúmeros benefícios às crianças atendidas, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento das mesmas.

Em caso de dúvidas ou para mais informações sobre os serviços oferecidos, a equipe do Centro de Reabilitação Raimundo Ileda de Figueiredo está à disposição para atender através do número de WhatsApp 88 9.9715-6671.

A Prefeitura Municipal de Milagres, através da Secretaria da Saúde reforça o compromisso contínuo com o bem-estar dos milagrenses.

#Saúde 17/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Campanha de Multivacinação em Milagres Alcança Resultados Positivos

A Prefeitura Municipal de Milagres, por meio da Secretaria da Saúde, informa que a Campanha Nacional de Multivacinação em Milagres foi um grande sucesso. Esse êxito só foi possível graças à extraordinária mobilização e ao inabalável compromisso dos profissionais de saúde, que não mediram esforços em prol do bem-estar da população.

O compromisso da gestão municipal com a saúde e a qualidade de vida dos milagrenses foi evidente ao longo da campanha, que alcançou resultados surpreendentes. De acordo com o balanço divulgado pela Secretaria da Saúde os números são os seguintes:

Doses de vacinas aplicadas:

- Menores de 7 anos: 643 doses

- Faixa etária de 7 a 10 anos: 351 doses

- Faixa etária de 11 a 14 anos: 380 doses

- Total de doses aplicadas: 1.374

Cadernetas avaliadas:

- Menores de 7 anos: 661 cadernetas

- Faixa etária de 7 a 10 anos: 457 cadernetas

- Faixa etária de 11 a 14 anos: 408 cadernetas

- Total de cadernetas avaliadas: 1.526

A Prefeitura reforça seu compromisso contínuo com a saúde e o bem-estar da população e agradece a todos que participaram dessa ação vital para a nossa comunidade. A vacinação é a chave para um futuro mais saudável e seguro.

#Saúde 03/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Coordenação de Imunização da Secretaria da Saúde de Milagres divulga balanço do primeiro dia de campanha de vacinação

No último sábado, dia 30 de setembro, a Secretaria da Saúde, por meio da Coordenação de Imunização realizou o primeiro dia da campanha de vacinação. De acordo com o balanço divulgado, a ação foi um sucesso, com um grande comparecimento da população.

Durante o primeiro dia da campanha, as 14 Unidades Básicas de Saúde do município estiveram abertas para atender à comunidade. Foram avaliadas um total de 815 cadernetas de vacinação, e 691 doses de imunizantes foram administradas.

A Coordenadora de Imunização, Roberta Peixoto, destacou a expressiva participação da população nessa iniciativa. "Mais de 800 pessoas compareceram às unidades de saúde durante o primeiro dia da campanha de vacinação, o que demonstra a conscientização da importância da imunização em nossa comunidade", afirmou Peixoto.

O balanço inicial da campanha foi bastante positivo, evidenciando a adesão dos moradores de Milagres à vacinação como uma medida eficaz na prevenção de doenças. A Coordenação de Imunização reforça a importância da continuidade da campanha e incentiva todos a se vacinarem, garantindo assim a proteção de todos contra as enfermidades.

A campanha de vacinação em Milagres continua com o objetivo de alcançar o maior número de pessoas possível, promovendo a saúde e o bem-estar da população local.

#Saúde 28/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Prefeitura de Milagres Celebra Conquista na Saúde com o Nascimento de Milagrenses em seu Próprio Solo

A Prefeitura Municipal de Milagres, através da Secretaria da Saúde, e o Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora dos Milagres têm motivos para comemorar um marco significativo na área da saúde. Agora, é possível afirmar que os milagrenses têm o privilégio de ver seus filhos nascerem na própria cidade. Este é um acontecimento extraordinário que já beneficiou mais de 180 novas famílias com o início de suas histórias de vida.

Este notável feito foi alcançado graças a investimentos substanciais em equipamentos médicos de ponta e uma equipe altamente capacitada e dedicada. Além disso, foi possível devido à reativação do centro cirúrgico do hospital, que estava desativado por quase oito anos. A revitalização desse espaço crucial abriu as portas para a realização de partos no município, antes realizados em cidades vizinhas devido à falta de estrutura adequada e cuidados necessários.

Uma história que reflete essa transformação é a do nascimento da pequena Maria Alice, que veio ao mundo no último dia 20 de setembro de 2023. O nascimento de Maria Alice é um símbolo dessa nova era de cuidados e atenção à saúde materna e infantil em Milagres.

O hospital agora é reconhecido como um local onde a vida começa com o máximo de cuidado e amor. A maternidade está equipada com instalações modernas e uma equipe médica e de enfermagem altamente capacitada, garantindo que cada nascimento seja uma experiência segura e especial para as famílias milagrenses.

O compromisso da Prefeitura de Milagres com a saúde de sua comunidade continuará firme, com investimentos contínuos na expansão e melhoria dos serviços. O objetivo é proporcionar cada vez mais assistência médica de alta qualidade para os milagrenses, permitindo que mais histórias de vida comecem com saúde, segurança e felicidade em Milagres.

#Saúde 27/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Prefeitura de Milagres oferecerá atendimento odontológico especializado para crianças do Centro de Reabilitação

A Prefeitura Municipal de Milagres, por meio da Secretaria da Saúde, anuncia mais uma importante iniciativa em prol da saúde da população. A partir de outubro, será oferecido atendimento odontológico especializado para todas as crianças que são acompanhadas pelo Centro de Reabilitação Raimunda Ilêda de Figueiredo. O anúncio desse novo serviço foi feito pela Primeira-dama, Sônia Figueiredo, por meio de suas redes sociais, e foi recebido com entusiasmo pelos milagrenses.

O município de Milagres tem se destacado nos últimos anos com a implementação de ações inovadoras na área da saúde. Entre as conquistas recentes, destaca-se a equoterapia, que fez de Milagres pioneira nessa iniciativa na região do Cariri. Além disso, o Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS) registrou avanços notáveis e colocou o município entre os nove únicos do Brasil a alcançar doze indicadores do programa.

Outro destaque foi a conquista do primeiro lugar em nossa Regional no programa Previne Brasil, obtendo a nota máxima de 10, o que posicionou Milagres como protagonista em toda a região do Cariri em relação às ações de saúde preventiva. A aquisição de cinco novas ambulâncias e a modernização do aparelho de Raio X também são marcos importantes nessa jornada de melhoria da saúde pública local.

Ademais, a conclusão das quatro Unidades Básicas de Saúde que estavam com as obras paradas há mais de dez anos representa um compromisso da administração municipal em fornecer atendimento de qualidade em toda a cidade.

Com a adição do atendimento odontológico especializado para as crianças do Centro de Reabilitação, a Prefeitura de Milagres reforça seu compromisso com o bem-estar da comunidade e a busca contínua por serviços de saúde de excelência.

É evidente que Milagres está no caminho certo para se tornar um exemplo em termos de saúde pública no Brasil, demonstrando que a dedicação e a inovação podem trazer benefícios significativos para a vida dos cidadãos.

A população de Milagres aguarda com expectativa o início desse novo serviço odontológico especializado, que certamente contribuirá para a saúde e o sorriso das crianças atendidas pelo Centro de Reabilitação Raimunda Ilêda de Figueiredo e suas famílias.

#Saúde 27/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Prefeitura Municipal de Milagres anuncia a Campanha Nacional de Vacinação para Crianças e Adolescentes

A Prefeitura Municipal de Milagres, através da Secretaria da Saúde, informa à população que a Campanha Nacional de Vacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade está prestes a começar.

No dia 30 de setembro (sábado), todas as Unidades Básicas de Saúde do município abrirão suas portas, das 8h às 12h, para receber você e sua família para imunizar as crianças e adolescentes.

Esta importante campanha se estenderá até o dia 13 de outubro de 2023, oferecendo um período de oportunidade para que todos os pais e responsáveis possam assegurar a imunização de seus filhos. Além disso, destacamos o dia 07 de outubro, um sábado, como o Dia D de vacinação, em que todas as unidades de saúde estarão especialmente preparadas para atender a população e facilitar o acesso à vacinação.

É um momento de agir com responsabilidade e solidariedade. A vacinação é a dose de amor que as crianças e adolescentes precisam para crescerem com saúde e segurança.

Compareça a uma das Unidades Básicas de Saúde a partir do dia 30/09 e contribua para o sucesso desta campanha. Vacine-se, proteja sua família e faça parte desta corrente de cuidado e amor por Milagres e por todos aqueles que aqui vivem. Juntos, podemos proteger o futuro de nossa cidade.

#Saúde 14/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Centro de Reabilitação Raimunda Ileda de Figueiredo Estabelece Prazo para Emissão da Carteirinha de TEA

O Centro de Reabilitação Raimunda Ileda de Figueiredo informa que o prazo para a realização da Carteirinha de TEA (Transtorno do Espectro Autista) se encerra nesta sexta-feira, dia 15 de setembro.

Para obter a Carteirinha, é necessário apresentar cópias dos seguintes documentos:

1. Certidão de Nascimento ou Identidade

2. Cartão do SUS.

3. Comprovante de residência.

4. Laudo médico para TEA.

5. Foto 3 x 4

É importante ressaltar que a Carteirinha de TEA é um recurso que auxilia na inclusão e na garantia de direitos das pessoas com TEA, facilitando o acesso a tratamentos e serviços específicos. Portanto, é fundamental que todos que se enquadrem nessa categoria aproveitem essa oportunidade de obter o documento dentro do prazo estabelecido.

O Centro de Reabilitação Raimunda Ileda de Figueiredo está empenhado em oferecer apoio e assistência às pessoas com TEA e suas famílias, e a emissão da Carteirinha é mais um passo nessa direção.

#Saúde 13/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Prefeitura de Milagres e HEMOCE promovem Campanha de Doação de Sangue

A Prefeitura Municipal de Milagres, através da Secretaria da Saúde em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE), anuncia mais uma importante Campanha de Doação de Sangue, reforçando o compromisso com a saúde e o bem-estar da comunidade.

O evento está programado para ocorrer no próximo dia 20 de setembro, das 08 horas às 12 horas, na sede da Secretaria da Saúde, situada na rua José Miguel de Figueiredo, nº 09.

Doar sangue é um gesto nobre de amor ao próximo que pode salvar vidas. A colaboração de cada doador é fundamental para garantir que o estoque de sangue esteja sempre abastecido, atendendo às necessidades dos pacientes em hospitais e clínicas.

A campanha visa incentivar a participação da população de Milagres, destacando a importância da doação regular de sangue para a manutenção da saúde pública. O HEMOCE estará presente para receber os doadores com toda a segurança e estrutura necessária.

Todos os interessados em fazer parte desta nobre causa estão convidados a comparecer no local e horário mencionados, munidos de documento de identificação com foto.

A Prefeitura de Milagres e o HEMOCE contam com a solidariedade e generosidade de todos para que esta campanha seja um sucesso.

Participe desta ação que pode fazer a diferença na vida de alguém. Sua doação de sangue é um gesto de amor e solidariedade que pode salvar vidas. Juntos, podemos fazer a diferença!

#Saúde 31/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Prefeitura de Milagres divulga Boletim Epidemiológico de Arboviroses de janeiro a agosto de 2023

A Prefeitura Municipal de Milagres, através da Secretaria da Saúde e do Departamento de Vigilância Epidemiológica, tornou público nesta quarta-feira, 30 de agosto, o Boletim Informativo que apresenta o Cenário Epidemiológico das Arboviroses no município, abrangendo o período de janeiro a agosto de 2023.

De acordo com o relatório, a Dengue, uma das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, apresentou os seguintes dados: Foram notificados um total de 79 casos, dos quais 01 ainda está em fase de investigação, 75 foram descartados após análise e 03 foram confirmados como casos positivos.

Quanto à Chikungunya, outra arbovirose também transmitida pelo mesmo vetor, o boletim registrou 67 notificações. Dentre esses casos, 2 ainda estão em processo de investigação, 64 foram descartados e 01 foi confirmado.

No que diz respeito ao vírus Zika, foram notificados 2 casos, sendo que nenhum está em fase de investigação, todos os casos foram descartados e nenhum foi confirmado.

O Departamento de Vigilância Epidemiológica enfatiza a importância de a população adotar medidas de prevenção para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão dessas arboviroses. A Secretaria da Saúde continua dedicada em seu incansável trabalho por meio dos Agentes de Endemias, que atuam de forma incisiva no controle e prevenção dessas doenças.

É fundamental que todos os cidadãos colaborem, adotando medidas simples como eliminar recipientes que possam acumular água parada, manter recipientes de água sempre vedados, usar repelentes e vestimentas adequadas, além de manter os quintais limpos, a fim de reduzir os locais propícios para a reprodução do mosquito transmissor.

O Boletim Epidemiológico reforça a necessidade de conscientização e ação conjunta, envolvendo os órgãos de saúde e a comunidade, para que seja possível controlar a disseminação dessas arboviroses e garantir um ambiente mais saudável para todos os munícipes.

Vale ressaltar que as informações apresentadas no boletim são de suma importância para direcionar as estratégias de combate e prevenção, possibilitando uma atuação mais eficaz no enfrentamento dessas doenças. A população deve estar atenta e seguir as orientações para contribuir na construção de um cenário mais seguro e protegido contra as arboviroses.

#Saúde 21/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Prefeitura de Milagres inaugura novas instalações do Hospital Nossa Senhora dos Milagres e aparelho de Raio X Digital

Um marco histórico para a saúde dos milagrenses aconteceu na manhã deste último sábado, dia 19 de agosto, quando a Prefeitura de Milagres, por meio da Secretaria da Saúde, realizou a inauguração das novas instalações do Hospital Nossa Senhora dos Milagres. A unidade de saúde agora ocupa o prédio do antigo Hospital Madre Rosa, trazendo consigo uma nova era de cuidados médicos para a comunidade.

O grande destaque da ocasião foi a inauguração do aguardado aparelho de Raio X, completamente moderno e digital. Essa conquista representou o fim de uma espera que se prolongou por quase uma década, beneficiando a todos com a possibilidade de realizar exames de raio X no próprio município, sem a necessidade de deslocamentos para cidades vizinhas. Também nessa mesma ocasião foi apresentado a população as cinco novas ambulâncias que irão atender a população.

O Prefeito de Milagres, Cícero Figueiredo, expressou sua alegria diante desse feito. "Hoje é um dia de celebração para nossa comunidade. Essa realização é o resultado do comprometimento incansável de nossa gestão em priorizar a saúde e o bem-estar de nossos cidadãos. Agora, nossos moradores têm acesso a cuidados médicos avançados sem a inconveniência de viagens para outras cidades para exames simples. Estamos colocando a saúde da população em primeiro lugar", afirmou.

O evento contou com a presença notável de várias autoridades, incluindo o vice-prefeito, Anderson Eugênio; o deputado estadual, Guilherme Landim; a primeira-dama, Sônia Figueiredo; o Secretário de Saúde, Gean Karlo; o vereador e presidente da Câmara Municipal, Ozório Dantas; o diretor clínico do hospital, Dr. Aquiles; e o diretor do hospital, Vinicius Canuto. A cerimônia também foi prestigiada por diversos vereadores, incluindo Amanda Moura, Aryldo Rodrigues, Chiquim do São Tomé, Geraldo Neto, Jorge Henrique, Landim Saraiva, Micheliane Braga, Fernando Sampaio e Sayonara Vieira.

A inauguração das novas instalações do Hospital Nossa Senhora dos Milagres e do aparelho de Raio X representa um passo significativo para a melhoria da qualidade de vida dos milagrenses, bem como para o aprimoramento dos serviços de saúde no município. Com essas conquistas, a gestão municipal reafirma o compromisso com a saúde e o bem-estar de sua população, oferecendo cuidados médicos modernos e eficazes.

#Saúde 21/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Prefeitura de Milagres lança Equoterapia para beneficiar crianças assistidas pelo Centro de Reabilitação

Em um momento marcante para a cidade de Milagres, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Saúde, inaugurou no último sábado, dia 19 de agosto, uma ação inovadora que promete trazer benefícios significativos para as crianças assistidas pelo Centro de Reabilitação Raimunda Ileda de Figueiredo. Trata-se da implantação da Equoterapia no Sistema de Saúde local, uma iniciativa idealizada pela Primeira-dama Sônia Figueiredo.

A cerimônia de lançamento ocorreu em clima de entusiasmo e expectativa, no Centro de Equoterapia Dr. Parente, localizado no sítio Limoeiro, proporcionando um momento histórico para a cidade. As crianças tiveram a oportunidade de ter o seu primeiro contato com os animais que farão parte do tratamento, e esse momento de interação não deixou dúvidas de que o projeto será um verdadeiro sucesso.

A solenidade de lançamento contou com a presença de diversos membros da administração pública, incluindo o prefeito de Milagres, Cícero Figueiredo, o vice-prefeito, Anderson Eugênio, e o deputado estadual, Guilherme Landim. A Primeira-dama Sônia Figueiredo, idealizadora da iniciativa, também esteve presente, acompanhada pelo secretário da Saúde, Gean Karlo. Além disso, os vereadores Aryldo Rodrigues, Chiquinho do São Tomé, Amanda Moura e Fernando Sampaio marcaram presença, reforçando o apoio ao projeto.

O evento reuniu não apenas autoridades, mas também os pais e mães das crianças que serão diretamente beneficiadas pela Equoterapia. A presença e o envolvimento da comunidade refletem a importância dessa ação para o bem-estar das crianças e suas famílias.

A Equoterapia se soma a uma série de medidas inovadoras que reforçam o compromisso da Prefeitura de Milagres em melhorar a qualidade de vida da população e ampliar os horizontes da saúde pública. A cidade vislumbra um futuro promissor ao investir em iniciativas que unem saúde, cuidado e bem-estar de forma pioneira e inspiradora.

#Saúde 04/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Prefeitura de Milagres transfere provisoriamente sede do Hospital Nossa Senhora dos Milagres

A Prefeitura Municipal de Milagres, por meio da Secretaria da Saúde, informou nessa última quinta-feira, dia 03 de agosto, a transferência provisória da sede do Hospital Municipal Nossa Senhora dos Milagres. Essa medida tem o objetivo de garantir um atendimento contínuo, seguro e humanizado à população milagrense durante o período de reformas necessárias na unidade.

Com o intuito de manter o compromisso com a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos milagrenses, a gestão municipal decidiu transferir temporariamente o Hospital Municipal para o prédio onde funcionava o Hospital Madre Rosa Gattorno. Essa estrutura foi locada pela prefeitura e permitirá duplicar o número de leitos disponíveis, ampliando a capacidade de atendimento.

A medida visa garantir que a população de Milagres continue recebendo um atendimento 100% gratuito e de qualidade, mesmo durante o período de reformas na sede original do Hospital Municipal Nossa Senhora dos Milagres.

"A saúde de nossa população é uma prioridade para nós. Sabemos da importância de garantir um atendimento eficaz e humanizado. A transferência temporária para o prédio do antigo Hospital Madre Rosa Gattorno nos permite manter nossos serviços em pleno funcionamento, com a capacidade ampliada, enquanto promovemos as reformas necessárias em nossa sede principal. Estamos comprometidos em oferecer saúde para todos, pois acreditamos que esse é o trabalho que faz a diferença!", ressaltou o prefeito Figueiredo.

A gestão municipal reforça o compromisso em zelar pela saúde da população de Milagres e está empenhada em realizar as reformas na sede do Hospital Nossa Senhora dos Milagres, visando sempre a qualidade do atendimento prestado à comunidade.

#Saúde 02/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Prefeitura de Milagres celebra formatura dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias

Na noite do último sábado, 29 de julho, a Prefeitura de Milagres, por meio da Secretaria da Saúde, realizou uma emocionante cerimônia de colação de grau dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes Comunitários de Endemias. O evento, que marcou a conclusão do curso "Saúde com Agente", desenvolvido pelo Governo Federal para os 77 agentes contemplados, ocorreu no auditório da Secretaria de Proteção Social.

A celebração foi permeada por uma atmosfera de requinte e alegria, refletindo a dedicação e comprometimento demonstrados ao longo da formação.

Durante a solenidade, autoridades locais prestigiaram o momento de conquista e superação dos formandos. Dentre os presentes estavam o prefeito de Milagres, Cícero Figueiredo, o vice-prefeito, Anderson Eugênio, o vereador e presidente da câmara de Milagres, Ozório Dantas, o secretário da saúde, Gean Carlo Feitosa, a secretária executiva de saúde, Helândia Dantas, além do coordenador dos Agentes de Saúde, Raimundo Pocidônio, o coordenador dos Agentes de Endemias, Francisco da Silva, e o vice-presidente do Cindraks 19, Augusto Pereira.

Também estiveram presentes os vereadores Geraldo Neto, Aryldo Rodrigues, Chiquim do São Tomé, Jorge Henrique, Amanda Moura, e os preceptores do curso, Jeane Tavares, Márcia Alves, Juliana Kelly, e a tutora Tathiane Luna.

O prefeito Cícero Figueiredo destacou a relevância do trabalho dos agentes comunitários para a melhoria da saúde e qualidade de vida dos cidadãos de Milagres. A cerimônia representou não apenas o encerramento de uma etapa acadêmica, mas também o início de um novo capítulo na trajetória profissional dos formandos.

Os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias desempenham um papel fundamental no atendimento básico à população, promovendo a prevenção de doenças e a conscientização sobre práticas de saúde. A qualificação desses profissionais reflete o compromisso da gestão municipal com a melhoria dos serviços de saúde oferecidos à comunidade.

Nessa noite especial, a cidade de Milagres celebrou a conquista dos seus novos agentes comunitários, que estão prontos para enfrentar os desafios e contribuir ainda mais para o bem-estar de todos os milagrenses. A Prefeitura parabeniza os formandos pelo sucesso alcançado e reafirma o seu compromisso em fortalecer e apoiar iniciativas voltadas à saúde e a qualidade de vida dos munícipes.

#Saúde 20/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Milagres leva experiências para congresso nacional sobre saúde pública

Experiências exitosas desenvolvidas pela Secretaria da Saúde de Milagres, na área de Atenção Básica, foram destaque no XXXVII Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), realizado em Goiânia. O evento, reconhecido como o maior encontro para o debate de saúde pública da América do Sul, teve como tema central "O SUS que Falta no Brasil".

O Município de Milagres se destacou ao compartilhar um importante trabalho durante o congresso. A coordenadora de Imunização, Roberta Peixoto Vieira, apresentou a iniciativa com o tema "Tecnologia como ferramenta para elevação da cobertura vacinal em Milagres-CE". A proposta apresentada enfatizou a utilização de tecnologias inovadoras para otimizar a cobertura vacinal no município.

No âmbito do Estado do Ceará, foram apresentados um total de 22 trabalhos no evento, sendo que cada Área Descentralizada de Saúde (ADS) selecionou um representante. Milagres foi escolhida para representar a ADS-Brejo Santo, demonstrando o reconhecimento da cidade por suas práticas bem-sucedidas na área de saúde.

O congresso proporcionou um espaço de troca de conhecimentos e experiências entre profissionais, gestores e especialistas da área da saúde pública, permitindo a disseminação de boas práticas e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil.

A apresentação de Milagres no evento reforça o compromisso da cidade em buscar soluções inovadoras e eficazes para melhorar a qualidade da saúde pública local, contribuindo para o avanço do setor em âmbito nacional. O reconhecimento e destaque no congresso representam um estímulo para que outras cidades também busquem desenvolver ações bem-sucedidas na promoção da saúde e bem-estar da população.

#Saúde 18/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Milagres atinge índices destacados no Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde

A Prefeitura Municipal de Milagres, por meio da Secretaria da Saúde tem muito a comemorar com mais uma conquista significativa no campo da saúde pública. O Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS) registrou avanços notáveis e colocou o município entre os nove únicos do Brasil a alcançar doze indicadores do programa.

O Secretário da pasta, Gean Feitosa, anunciou com entusiasmo essa importante conquista por meio de suas redes sociais. Em um comunicado, ele destacou o empenho e dedicação da equipe da Secretaria de Saúde em proporcionar melhorias contínuas nos serviços de vigilância em saúde ao longo dos últimos 2 anos e meio.

"Mais uma grande conquista para nossa Milagres e para a Secretaria de Saúde, que vem ao longo desses 2 anos e meio conquistando números jamais alcançados", celebrou Gean Feitosa.

O Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde tem como objetivo estabelecer compromissos e responsabilidades para as três esferas de governo: federal, estadual e municipal. Buscando incentivar a implementação de iniciativas que garantam melhorias nas ações de vigilância em saúde, o programa oferece financiamento e apoio técnico para auxiliar no aprimoramento dos serviços de saúde em todo o país.

Milagres, ao figurar entre os nove municípios brasileiros que atingiram a excelência em doze indicadores do PQA-VS, demonstra um compromisso exemplar com a promoção da saúde pública e o bem-estar da população local. O sucesso alcançado reflete o empenho coletivo de profissionais de saúde, gestores e toda a comunidade milagrense em prol de um sistema de saúde cada vez mais eficiente e preparado para enfrentar os desafios em saúde pública.

Com mais esse feito notável, a Secretaria de Saúde de Milagres reforça seu papel como referência regional em saúde pública, inspirando outros municípios a buscarem melhorias contínuas para o bem-estar de suas populações.

#Saúde 21/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias participam de Curso Formativo Técnico em Milagres

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) do município de Milagres participaram de um importante Curso Formativo Técnico, resultado de uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Ministério da Saúde e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Saúde. Essa iniciativa faz parte do projeto "Saúde com Agente", que busca fortalecer a política de Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS) através da formação ampla desses profissionais.

A valorização dos Agentes de Saúde é uma parte essencial desse projeto, e a Prefeitura de Milagres demonstrou seu compromisso com esses profissionais ao entregar 71 tablets aos Agentes Comunitários de Saúde que atuam nas catorze equipes das Estratégias de Saúde da Família (ESF) da sede e da zona rural. Essa nova tecnologia permitiu a informatização da Atenção Primária, garantindo um cuidado mais eficiente e melhorando significativamente o acompanhamento da gestão.

A utilização dos tablets pelos Agentes Comunitários de Saúde possibilita uma série de benefícios tanto para os profissionais quanto para a comunidade. Com o acesso à tecnologia, os agentes têm ferramentas para registrar e acompanhar o histórico de saúde das pessoas atendidas. Essa informatização da Atenção Primária contribui para a organização do sistema de saúde, promovendo maior agilidade e eficiência nos processos.

Além disso, a entrega dos tablets é uma forma de reconhecer a importância do trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde. Esses profissionais desempenham um papel crucial na prevenção e no cuidado das pessoas, promovendo a saúde e a qualidade de vida da comunidade.

O investimento na formação técnica e na disponibilização de recursos tecnológicos para esses profissionais reflete o compromisso da Prefeitura de Milagres em fortalecer a Atenção Básica no SUS.

#Saúde 12/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Milagres reduz casos de dengue com ações coordenadas pela Secretaria da Saúde

Milagres tem se destacado no combate à dengue em virtude das ações coordenadas pela Prefeitura Municipal de Milagres, por meio da Secretaria da Saúde. Ao longo deste ano, foram aplicadas intervenções técnicas consideradas importantes, que estão resultando não apenas no controle, mas também na prevenção das arboviroses como, Zika Vírus e Chikungunya.

A dengue representa um desafio para todos os municípios, especialmente durante a época mais chuvosa. No entanto, graças ao trabalho conjunto entre o poder público e a comunidade, Milagres tem conseguido evitar surtos da doença, o que é motivo de comemoração.

Em 2023, até o momento, foram notificados 67 casos suspeitos, com apenas 2 confirmados e 11 em investigação. Além disso, 53 foram descartados. Esses números demonstram que as ações implantadas continuam a surtir efeito, mantendo o controle da dengue no município.

A Prefeitura de Milagres reforça a importância da participação ativa da comunidade nas ações de prevenção, como a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença.

Com o trabalho conjunto entre o poder público e a população, Milagres segue no caminho certo para enfrentar esse desafio de saúde pública, mantendo os casos sob controle e garantindo a segurança e o bem-estar de seus moradores.

Casos de dengue reportados em anos anteriores

2020

Notificados - 606

Confirmados - 553

Descartados - 53

2021

Notificados - 54

Confirmados - 9

Descartados - 45

2022

Notificados - 427

Confirmados - 172

Descartados - 254

Em 2021, os números de casos notificados foram significativamente reduzidos devido à pandemia, que causou subnotificação.

#Saúde 01/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Prefeitura de Milagres divulga balanço da campanha de vacinação contra covid e influenza

A Prefeitura de Milagres, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa os números da campanha de vacinação contra a covid e influenza na cidade, até esta quarta-feira, dia 31 de maio.

De acordo com balanço, foram vacinadas 8.667 pessoas contra a influenza, o que representa 67,92% de cobertura. Dentro destes números, foram vacinadas 1.596 crianças, de um total de 2.121 (70,06%). A cobertura entre os professores está em 75,14%, com a vacinação de 278, de um total de 370.

A cobertura vacinal entre as gestantes está em 58,17% com a vacinação de 153, de um total de 263. Esta campanha realizou também a imunização de 307 trabalhadores de saúde, de um total de 577 (53,21%) e mais 2.887 idosos, de um total de 4.173 (69,18%). Já as pessoas com comorbidades foram vacinados 1.533 de um público de 1.835.

Com relação a covid, foram aplicadas 45.621 doses desde o início da campanha. Até o momento, 5.077 pessoas receberam a vacina bivalente.

#Saúde 25/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria da Saúde de Milagres alcança resultados positivos nos indicadores do 'Previne Brasil'

A Prefeitura de Milagres, através da Secretaria da Saúde anunciou nesta quinta-feira, 25, os resultados positivos obtidos no programa Previne Brasil, referentes ao primeiro quadrimestre de 2023. O Previne Brasil é um programa que avalia os indicadores da atenção primária à saúde da população, e Milagres se destacou ao alcançar a nota máxima de 10, obtendo o primeiro lugar em nossa Regional e assumindo um papel de protagonismo em toda a região do Cariri.

Em 2021, Milagres tinha uma pontuação de 5,72 no programa, ocupando a posição 64 no estado e a 1.051 no ranking nacional. Agora, com a nota máxima, o município saltou para a 16ª posição no Ceará e para a 146ª posição no Brasil. Essa melhoria expressiva demonstra o comprometimento e o empenho da gestão em promover uma atenção primária de qualidade para toda população.

O sucesso alcançado por Milagres no Previne Brasil reflete a efetividade das ações e estratégias adotadas pela Secretaria da Saúde. Investimentos em capacitação profissional, ampliação da rede de atendimento e aprimoramento dos serviços foram algumas das medidas implementadas para garantir uma saúde de excelência aos cidadãos. Além disso, programas de prevenção e promoção da saúde foram intensificados, visando a prevenção de doenças e a promoção de hábitos saudáveis na comunidade.

A conquista da nota máxima no programa Previne Brasil é motivo de orgulho para Milagres, afinal, essa colocação de destaque não só evidencia a eficiência da Secretaria da Saúde em seu trabalho, mas também traz benefícios diretos para os moradores, que terão acesso a uma atenção primária de qualidade e poderão desfrutar de uma melhor qualidade de vida.

A Prefeitura de Milagres reafirma o seu compromisso em continuar trabalhando arduamente para manter e aprimorar os resultados positivos alcançados. Com dedicação e empenho, a busca por uma saúde cada vez mais eficiente e acessível para todos os cidadãos e cidadãs permanecerá como prioridade, visando garantir o bem-estar e a satisfação dos milagrenses.

#Saúde 24/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Prefeitura Municipal de Milagres divulga resultados positivos da campanha de doação de sangue

A Prefeitura Municipal de Milagres, através da Secretaria da Saúde e Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), divulgou os resultados da campanha de doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea realizada no dia 15 de maio de 2023. A iniciativa teve um excelente desempenho, contando com uma boa adesão da população.

De acordo com o relatório emitido pelo Hemoce, o evento resultou em um total de 56 doações de sangue. Um total de 85 candidatos se apresentaram para participar do processo de triagem, 11 pessoas foram consideradas inaptas para a doação. Ainda conforme o documento, não houve nenhuma desistência.

A doação de sangue é um gesto altruísta que pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas.

#Saúde 02/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Prefeitura realiza Campanha de Vacinação contra Influenza em Milagres

A Prefeitura de Milagres realiza, nesta quarta-feira, 03 de maio, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, uma Campanha de Vacinação contra Influenza. Na ocasião, a equipe de imunização estará, exclusivamente nesta data, das 8h às 11h30, em frente a prefeitura para garantir a vacinação da população. Os públicos a serem imunizados continuam sendo os prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS). Poderão se vacinar os idosos; pessoas com comorbidade; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; professores; trabalhadores de transporte coletivo; pessoas com deficiência e profissionais das forças armadas.

É importante levar cartão de vacinação e cartão do SUS.

Influenza

De acordo com o Ministério da Saúde, é uma gripe que causa infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

Os principais sintomas são:

Febre;

Dor de garganta;

Tosse;

Dor no corpo;

Dor de cabeça.

A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações. A vacina é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe. A constante mudança dos vírus influenza requer um monitoramento global e frequente reformulação da vacina contra a gripe. Devido a essa mudança dos vírus, é necessário a vacinação anual contra a gripe. Por isso, todo o ano, o Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe.

#Saúde 14/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Prefeitura de Milagres divulga novo boletim epidemiológico das arboviroses

A Prefeitura Municipal de Milagres, por meio da Secretaria da Saúde divulgou nesta quinta-feira, 13 de abril de 2023, novas informações sobre as arboviroses em Milagres

De acordo com dados do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN) alimentados pelo Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica, foram notificados 31 casos suspeitos de arboviroses, especialmente dengue e chikungunya do início do ano até a divulgação d presente data. Desses casos suspeitos, 2 (dois) foram confirmados laboratorialmente como positivo para dengue. Até o momento não houve registro de casos de zika.

É importante frisar que o sorotipo viral que está circulando no Estado do Ceará é o Dengue Tipo 2, com risco de dengue clássica e com sinais de alarme.

Confira a lista das áreas de risco em Milagres para ocorrência de arboviroses de acordo com a classificação.

Baixo risco:

Habitat

Bairro Centro

Distrito Rosário

Café da Linha

Distrito Fronteiro

Sítio Olho d'Água Comprido

Sítio Taboquinha

Sítio Tabocas

Sítio Barreiros

Vila Sol Nascente

Sítio Carnaúba

Médio Risco:

Bairro Frei Damião

Bairro Francisca do Socorro

Casas Populares

Distrito Padre Cícero

Sítio Serra Brava

Cuidados para prevenção das arboviroses

- Eliminar possíveis criadouros de mosquitos, como recipientes que acumulam água parada, como pneus, garrafas, pratos de vasos de plantas;

- Usar repelente de insetos, seguindo as instruções do rótulo;

- Usar roupas que cubram a maior parte do corpo, especialmente em áreas com alto risco de transmissão de arboviroses;

- Manter portas e janelas fechadas, especialmente no início da manhã e no final da tarde, quando os mosquitos estão mais ativos;

- Evitar viajar para áreas com alta incidência de arboviroses, especialmente durante épocas de maior transmissão;

- Fazer o uso de telas em portas e janelas;

- Limpar e manter sempre limpos locais que possam acumular água, como piscinas e caixas d'água;

- Realizar o tratamento de água de piscinas e tanques;

- Não deixar lixo acumulado em terrenos baldios;

- No caso de sintomas como febre, dor de cabeça e dores no corpo, procurar um médico imediatamente para ser avaliado, notificado e realizar o exame de sorologia em tempo hábil.

#Saúde 11/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Prefeitura Municipal de Milagres entrega kits aos Agentes Comunitários de Saúde

A Prefeitura Municipal de Milagres, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou a entrega de kits de fardamento aos Agentes Comunitários de Saúde do Município. Ao todo, foram entregues nessa primeira etapa mais de 70 conjuntos composto por bolsa, colete e chapéu. A iniciativa faz parte do Projeto Saúde com Agente, criado para fortalecer a política de Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da formação ampla dos profissionais.

São itens de grande importância para os profissionais, pois eles adentram os domicílios, percorrem as ruas e sítios do município e precisam estar caracterizados.

Os Agentes Comunitários de Saúde receberam os kits na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do seu território de atuação. A entrega foi realizada pelo coordenador da categoria, Raimundo Porcidônio.

#Saúde 14/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Governo de Milagres realiza evento de recepção à nova turma de profissionais residentes em saúde

O Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria da Saúde realizou na manhã desta segunda-feira (13), a solenidade de acolhimento dos novos residentes que atuarão nas Estratégias de Saúde da Família Tenório Sebastião de Figueiredo, localizada no conjunto Habitat I e Edmilson Coelho, no bairro Frei Damião.

O evento contou com a presença do Vice-prefeito, Anderson Eugênio; da Primeira-dama, Sônia Figueiredo; do Secretário da Saúde, Gean Feitosa; da Secretária Executiva da Saúde, Helândia Dantas e da Coordenadora e Supervisora da Residência em Milagres, Monísya Ferreira. Também estiveram presentes os residentes da Turma 9, coordenadores e colaboradores da Secretaria da Saúde.

As residências tem duração de dois anos e são vinculadas à Escola de Saúde Pública do Ceará em parceria com o Município de Milagres, tem como objetivo consolidar a carreira na saúde pública e fortalecer o sistema local de saúde.

A nova turma irá desempenhar um trabalho contemplando os serviços de enfermagem, odontologia, assistência social, nutrição, psicologia, fisioterapia, farmácia e educação física.

O Governo de Milagres segue trabalhando incansavelmente para promover uma saúde pública de qualidade, além da consolidação e fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

#Saúde 01/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Milagres recebe visita técnica da ADS-Brejo Santo

Na manhã desta terça-feira, 28, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu a visita técnica dos profissionais da Área Descentralizada de Saúde de Brejo Santo-ADS, com o objetivo de analisar e avaliar os indicadores de saúde da atenção primária e vigilância do município em virtude dos resultados obtidos referentes ao último quadrimestre de 2022.

É importante destacar que os indicadores de saúde são importantes ferramentas para identificar, monitorar, avaliar ações e fundamentar a implementação de políticas públicas, assim como subsidiar as decisões do gestor.

Milagres é um dos municípios da região do Cariri Oriental integrante da ADS Brejo Santo.

#Saúde 28/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Milagres inicia aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19

Seguindo a campanha nacional de vacinação contra a Covid-19, o Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria da Saúde deu início, nesta segunda-feira (27), à aplicação de reforço com a vacina bivalente, uma versão mais atualizada do imunizante, que também protege contra as subvariantes ômicron do coronavírus.

A destinação dos imunizantes, neste primeiro momento, conforme determina o Ministério da Saúde, será aos grupos prioritários e ocorrerá de forma escalonada em cinco fases e de acordo com a disponibilidade das doses.

Nesta fase inicial, foram atendidos os idosos residentes na Associação Beneficente Manduca e Letícia (ABEMEL).

Confira as fases da Campanha de Vacinação Contra a Covid-19 2023

Fase 1

* Idosos a partir de 70 anos;

* Pessoas a partir de 12 anos dos seguintes grupos prioritários: Abrigados e trabalhadores de instituições de longa permanência; Imunocomprometidos; Povos de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

Fase 2

* Pessoas de 60 a 69 anos.

Fase 3

*Gestantes e puérperas.

Fase 4

*Trabalhadores da Saúde.

Fase 5

*Pessoas com deficiência permanente;

*Adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (12 a 17 anos, 11 meses e 29 dias);

* População privada de liberdade (a partir de 18 anos);

* Funcionários do sistema prisional.

#Saúde 16/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Governo de Milagres realiza a 10ª Conferência Municipal de Saúde

O Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria da Saúde realizou na manhã desta quarta-feira (15), a 10ª Conferência Municipal de Saúde. A conferência 'Amanhã Vai Ser Outro Dia', foi destinada aos profissionais da saúde do município, com um importante tema "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia".

As Conferências de Saúde são importantes instrumentos de participação popular com o objetivo reafirmar e efetivar os princípios de universalidade, integralidade, participação social e equidade do SUS, visando garantir a saúde como direito humano, dever do estado e da sociedade, além de propor diretrizes para a formulação de políticas públicas.

O evento foi realizado no auditório da sede da Secretaria de Proteção Social e contou com a presença do Vice-prefeito, Anderson Eugênio; do Secretário de Saúde, Gean Feitosa; da Primeira-dama, Sônia Figueiredo; do Vereador e Presidente da Câmara Municipal, Osório Dantas; da Secretária Executiva de Saúde, Helândia Dantas; dos vereadores Geraldo Neto, Jorge Henrique, Chiquim do São Tomé e Amanda Moura. Também estiveram presentes, secretários e assessores da gestão municipal, trabalhadores da saúde, usuários do SUS, além de representantes de diversos segmentos da sociedade.

Após o pronunciamento das autoridades, o conferencista Francisco Filho, proferiu palestra sobre o seguinte tema: Garantir Direitos e Defender o SUS: Amanhã vai ser outro dia; na sequencia os participantes foram contemplados com mais uma palestra sobre as Conquistas do SUS a Nível Nacional e as Percas Diante da Pandemia da Covid-19, ministrada por Monísya Oliveira Ferreira Brandão. Encerrando o ciclo de palestras a conferencista Eclessyana Tavares de Lucena apresentou o tema Ganhos que Tivemos a Nível Estadual Diante da Pandemia.

Na sequência, foi apresentada, votada e aprovada a minuta do Projeto de Lei que dispõe sobre a modificação da composição estrutural do Conselho Municipal de Saúde-CMS de Milagres em concordância com a resolução 453/2012 do Conselho Nacional de Saúde-CNS e a Lei Federal nº 8.142/1990.

Em seguida os participantes credenciados foram divididos em grupos para discutir e aprovar as propostas a partir dos seguintes eixos temáticos: I - O Brasil que temos. O Brasil que queremos; II - O Papel do Controle Social e dos Movimentos Sociais para Salvar Vidas; III - Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia; IV- Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Finalizando a conferência, foram apresentadas as propostas e eleitos os representantes que irão participar da Conferência Regional.

#Saúde 13/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Milagres conquista o Primeiro Lugar na Regional de Saúde do Cariri Oriental

Pela eficiência e bons serviços ofertados a população milagrense a Atenção Primária à Saúde - APS, do município foi reconhecida pelo Ministério da Saúde e recebeu do E-SUS o resultado do Previne Brasil referente ao terceiro quadrimestre de 2022. A cidade alcançou nota 9.84 no Indicador Sintético Final - ISF, sendo o melhor resultado entre os municípios integrantes da Regional de Saúde do Cariri Oriental.

É importante frisar que diversos fatores contribuíram para o excelente resultado nos indicadores como todo suporte proporcionado pelo Governo Municipal, através da Secretaria da Saúde, mantendo as unidades de saúde com um bom atendimento, a realização de exames, as consultas especializadas, os atendimentos domiciliares, o fornecimento de medicamentos e os materiais necessários para o atendimento da população, entre outros fatores.

O Previne Brasil é um programa do Governo Federal que institui metas a serem cumpridas pelos municípios e reestrutura o custeio da atenção primária à saúde, trabalhando com foco em gestantes, mulheres em idade fértil, crianças, hipertensos e diabéticos. Além disso, busca incentivar os municípios a cadastrarem mais usuários nos postos de saúde do Brasil, ampliando o vínculo entre pacientes e equipes de saúde.

O Governo de Milagres prioriza a qualidade da assistência, com foco no resultado e no atendimento às necessidades de saúde dos munícipes.

Confira o desempenho de Milagres nos indicadores do Previne Brasil

2020 nota 4.53

2021 nota 8.30

2022 nota 9.84

#Saúde 07/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Milagres inicia vacinação contra Covid-19 em bebês com comorbidades

O Governo Municipal de Milagres, por meio da Secretaria da Saúde, inicia a imunização de bebês com comorbidades de 6 meses a 2 anos 11 meses e 29 dias contra a Covid-19.

Para receber o imunizante é necessário realizar o cadastro na plataforma Saúde Digital (https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br), e com o comprovante procurar uma das 14 Unidades Básicas de Saúde mais próxima para o agendamento.

A Secretaria da Saúde informa ainda que a vacina já está disponível!

A lista de comorbidades a serem consideradas para vacinação contra a covid-19 é a seguinte:

-Diabetes mellitus

-Pneumopatias crônicas graves

-Hipertensão Arterial Resistente

-Doenças cardiovasculares

-Doenças neurológicas crônicas

-Doença renal crônica

-Imunocomprometidos

-Hemoglobinopatias graves

-Obesidade mórbida

-Síndrome de Down

-Cirrose hepática

#Saúde 29/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE ESF Café da Linha realiza mutirão de vacinação contra a Covid-19

Nesta quarta-feira (30/11), a Estratégia de Saúde da Família (ESF) Café da Linha realiza um mutirão de vacinação contra a Covid-19. A aplicação das doses será feita das 07h30 às 13h00.

Na ação, serão imunizadas pessoas de 12 a 17 anos, com a primeira, segunda e terceira dose e os de 18 anos acima receberão a primeira, segunda, terceira e quarta dose.

É importante destacar que para dar continuidade ao esquema vacinal é obrigatório levar o cartão de vacinas com as doses anteriores e cartão do SUS ou CPF e para iniciar o esquema vacinal é necessário ter realizado o cadastrado na plataforma Saúde Digital, portar um documento pessoal e comprovante do cadastro.

#Saúde 27/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Milagres realiza mais um mutirão de vacinação contra a Covid-19

O Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria da Saúde realiza mais um mutirão de vacinação contra a Covid-19 na próxima terça e quarta-feira (dias 29 e 30/11), das 18h00 às 20h30.

A ação ocorrerá na ESF Carlos Dorneles (Casa Própria) com o objetivo de garantir a imunização e reforço no esquema vacinal dos milagrenses.

Serão vacinadas crianças de 5 a 11 anos, com primeira e segunda dose e pessoas de 12 a 17 anos com a primeira, segunda e terceira dose. Já os de 18 anos acima receberão a primeira, segunda, terceira e quarta dose.

A Secretaria da Saúde informa que para iniciar o esquema vacinal é necessário ter realizado o cadastrado na plataforma Saúde Digital, portar um documento pessoal e comprovante do cadastro.

Para dar continuidade ao esquema vacinal é obrigatório levar o cartão de vacinas com as doses anteriores e cartão do SUS ou CPF.

#Saúde 25/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Governo de Milagres entrega novo fardamento aos Agentes de Endemias O fardamento é de grande importância, pois além de padronizar a classe é fundamental para garantir a identificação dos profissionais no exercício de suas funções
#Saúde 21/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Governo Municipal de Milagres realiza ação especial de vacinação contra Covid-19

Com o intuito de sempre ampliar a oferta de imunização à população, o Governo Municipal de Milagres, por meio da Secretaria da Saúde, realiza, de 21 a 25 de novembro de 2022, das 8h00 às 11h00, em frente à prefeitura, uma ação especial de vacinação contra Covid-19.

Serão ofertadas a 3ª e 4ª dose da vacina para aqueles que ainda não completaram o ciclo vacinal. É necessário um intervalo de 4 meses da dose anterior, onde a terceira dose será disponibilizada para o público de 12 a 17 anos e a quarta dose para o público acima de 18 anos. É importante destacar que serão disponibilizadas 120 doses diárias da vacina.

A Secretaria da Saúde informa ainda que será necessário levar o cartão do SUS ou CPF e cartão de vacinação com comprovação das doses anteriores.

#Saúde 19/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Governo Municipal de Milagres adquire duas novas ambulâncias para fortalecer o setor de Saúde A compra das duas ambulâncias foi realizada através de convênio com o Governo do Estado do Ceará no valor global de R$ 260 mil reais.
#Saúde 16/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Milagres realiza mutirão de vacinação contra a COVID-19

O Governo Municipal de Milagres, por meio da Secretaria da Saúde, promove um mutirão de vacinação contra a Covid-19, nos dias 18 e 21 de novembro. A vacinação será voltada para o público de 12 a 17 anos (3ª dose) e a partir de 18 anos (4ª dose).

Os atendimentos serão realizados das 08h00 e seguem até às 11h00, em frente à Prefeitura Municipal.

É importante frisar que com intervalo de 4 meses da dose anterior, será necessário levar seu cartão do SUS ou CPF e cartão de vacinação com comprovação das doses anteriores.

#Saúde 10/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Depois de oito anos, Hospital Nossa Senhora dos Milagres volta a realizar cirurgias cesarianas

Um dia histórico para a saúde milagrense! Na tarde desta quarta-feira, 09 de novembro de 2022, o Hospital Municipal Nossa Senhora dos Milagres voltou a realizar cirurgias cesarianas após um hiato de quase oito anos.

Bem-sucedido, os procedimentos cirúrgicos ocorreram conforme previsto, sem nenhuma intercorrência. Cada detalhe foi minuciosamente acompanhado pela equipe multiprofissional composta por obstetra, anestesista, instrumentador cirúrgico e pediatra. O secretário de saúde, Gean Feitosa, falou sobre a satisfação em poder acompanhar este momento. "É um marco para a saúde de Milagres. Agradeço a gestão pelo empenho, dedicação e todo o esforço financeiro que possibilitou as melhorias no hospital. Hoje foram realizadas três cesarianas e estamos garantindo que os bebês recebam alta após a realização dos testes neonatais", assegurou.

O diretor do hospital, Vinícius Canuto, confirmou o sucesso das cirurgias e que as crianças nasceram saudáveis. "As cirurgias foram um sucesso e os bebês nasceram com saúde. Não tivemos nenhuma intercorrência, mas a equipe estava preparada com material e equipamento para reverter algum problema que viesse acontecer tanto no pré, trans e pós-operatório", afirmou.

Já a primeira-dama, Sônia Figueiredo, expressou sua gratidão e alegria por mais essa conquista. "O sentimento hoje é de gratidão a todos que se dedicaram para que esse sonho se tornasse realidade. É uma alegria ver os filhos de Milagres nascendo aqui. É mais um fruto desse trabalho constante e realizado com amor. É muito bom ver no olhar das mães a tranquilidade e saber que nasceu hoje três esperanças, pois o nascimento de uma criança representa a esperança de um futuro cada vez melhor", pontuou.

É importante frisar que as mães atendidas receberam total apoio da gestão, além de um ‘kit bebê' composto por diversos itens necessários para os primeiros cuidados com as crianças.

Em pouco mais de um ano e dez meses de gestão, o Governo de Milagres deu início a uma série de importantes investimentos de modernização e ampliação do hospital com o objetivo de oferecer um atendimento de excelência para a população. Uma dessas ações foi a recente inauguração do centro cirúrgico. O local que estava sem uso há quase seis anos passou por uma ampla reforma que envolveu significativas mudanças estruturais viabilizando assim a realização de cirurgias oftalmológicas e agora as cesarianas.

#Saúde 07/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Campanha de vacinação antirrábica atinge mais de 100% da meta em Milagres Outro dado importante é que o município não registra nenhum caso de raiva há mais de 12 anos.
#Saúde 20/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Milagres avança na saúde e já o ocupa o 3º lugar no ranking do Previne Brasil na região

Milagres apresentou avanços importantes no índice de avaliação do Programa Previne Brasil, do Governo Federal. De acordo com dados publicados pelo Ministério da Saúde, o município subiu 16 posições no ranking da saúde dos 184 municípios cearenses do 55º para 39º lugar. Já na Regional, Milagres ocupa o 3º lugar.

Os resultados dos indicadores é parte do programa Previne Brasil do Governo Federal que tem como princípio estruturar e fortalecer um modelo de financiamento à Atenção Primaria à Saúde (APS) ampliando o acesso aos serviços, de saúde, melhorando a qualidade da assistência.

O Previne Brasil considera sete indicadores: 1. gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal; 2. gestantes com exames para sífilis e HIV; 3. gestantes com atendimento odontológico; 4. mulheres com coleta de exame citopatológico na APS; 5. crianças de um ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenza tipo b e Poliomielite inativada; 6. pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre; e 7. pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

São vários os fatores que contribuíram para o resultado positivo de Milagres na área da saúde. A racionalização dos recursos, gestão equilibrada, priorizar as ações da Atenção Básica e suporte necessário às equipes de trabalho, refletiu consideravelmente na qualidade e melhoria dos serviços ofertados à população.

#Saúde 19/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria da Saúde entrega certificados as equipes das UBS's que se destacaram nos indicadores do Previne Brasil
#Saúde 19/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Governo Municipal de Milagres realiza dia D da vacinação antirrábica

O Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria da Saúde, realiza no próximo dia 05 de novembro de 2022 (sábado), o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica. A aplicação das vacinas acontecerá em diversos pontos da cidade. Conforme o Departamento de Vigilância Sanitária, o atendimento da equipe aos animais será realizado das 8h às 13h. O objetivo é imunizar cães e gatos com a utilização da vacina antirrábica.

A Raiva é uma zoonose, onde todos os mamíferos podem participar do seu ciclo de transmissão, sendo que os cães e gatos são os principais responsáveis pela transmissão a outros animais e aos seres humanos em área urbana. A principal estratégia de interrupção da circulação do vírus rábico nos centros urbanos, é a vacinação dos animais de companhia (cães e gatos).

A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar em média 1200 cães e 450 gatos em todo o município.

Para possibilitar a vacinação do maior número possível de animais, a Secretaria da Saúde elaborou um roteiro com diversos pontos de vacinação.

Veja abaixo os pontos de vacinação:

*Praça do Cemitério

*Praça João Laurindo (antiga Castelo Branco)

*Praça do Conjunto Cohab (em frente a Zé Malheiro)

*Antigo Lions Clube no bairro Francisca do Socorro

#Saúde 10/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Milagres supera meta da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite

Com uma série de ações e envolvimento dos profissionais, o Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria da Saúde atingiu 97,73% da cobertura vacinal contra a Poliomielite, superando a meta estabelecida pelo Programa Nacional de Imunização, que é de 95% da cobertura vacinal.

A campanha realizada de 8 de agosto a 30 de setembro, teve como público-alvo as crianças de 01 a 04 anos 11 meses e 29 dias. A vacina protege contra os três tipos do vírus da pólio (1, 2 e 3) e, tem esquema em duas fases: uma vacina intramuscular, que é dada aos dois, quatro e seis meses de idade (com intervalo mínimo de 30 dias); e uma vacina via oral, que é a ‘vacina da gotinha', dada aos 15 meses e aos quatro anos de idade.

Esse resultado é fruto do comprometimento da gestão municipal para com a saúde dos munícipes e dos profissionais de saúde, que não mediram esforços para que a campanha fosse realizada com êxito.

Apesar da campanha ter terminado, a Secretaria da Saúde reforça que os pais podem levar as crianças que ainda não receberam a vacina. As imunizações ocorrem nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs).

#Saúde 05/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria da Saúde Divulga Programação do “Outubro Rosa”

O Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria da Saúde divulga a programação de atividades, em alusão ao "Outubro Rosa", campanha de conscientização, cujo principal objetivo é alertar as mulheres e a sociedade milagrense sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer do colo do útero.

As ações são voltadas para a saúde da mulher, assegurando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento.

Confira o cronograma e programe-se:

Nos dias 14, 19 e 25 de outubro haverá atendimento com a Mastologista no ESF Carlos Dornelles (antigo Casa Própria). Os agendamentos poderão ser realizados na Unidade de Saúde mais próxima.

Já nos dias 18 e 19 haverá atendimento noturno com exames citopatológicos. Procure seu ESF para agendamento.

A prevenção e o diagnóstico precoce são os principais aliados das mulheres diante do câncer de mama e o mês de outubro é totalmente dedicado a ampliarmos essas informações e facilitarmos o acesso das munícipes aos exames necessários.

#Saúde 29/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria da Saúde divulga o resultado da campanha de doação de sangue

O Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria da Saúde e do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará - Hemoce divulgou o resultado do mutirão de coleta de sangue, realizado na manhã desta quarta-feira, 28 de setembro de 2022.

De acordo com o relatório emitido pelo Hemoce, a coleta realizada somou 48 bolsas de sangue. O processo de triagem que identifica a aptidão para doar, teve a participação de 76 candidatos, 28 pessoas foram consideradas inaptas ao ato e 02 cadastros de medula óssea. Não houve nenhuma desistência.

A Doação é um ato voluntário, uma bolsa de sangue pode ser utilizada por até 4 pacientes que necessitam de transfusão.

#Saúde 26/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Um olhar com respeito! Governo de Milagres realiza mutirões de Cirurgias de Catarata e Pterígio

Devolver a esperança de centenas de pessoas por meio do restabelecimento da visão. É com este nobre objetivo que o Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria Municipal da Saúde, promoveu na manhã deste último sábado, 24 de setembro, o segundo mutirão de cirurgias de catarata e pterígio.

Os procedimentos, viabilizados gratuitamente, foram realizados no Hospital Municipal Nossa Senhora dos Milagres, beneficiando mais de 100 milagrenses com a ação.

Com a realização da cirurgia, os beneficiados irão recuperar a qualidade de vida, podendo retomar os afazeres diários que foram prejudicados pela doença. Os mutirões de cirurgias oftalmológicas fazem parte do programa "Um olhar com respeito".

É importante frisar que os pacientes contaram com todo apoio da equipe de profissionais do hospital e da Secretaria Municipal da Saúde, além de transporte para levar os cirurgiados de volta para suas residências, caso fosse necessário.

O Prefeito de Milagres, Cícero Figueiredo, ressaltou a importância do projeto e o compromisso da gestão municipal para com a saúde da população. "Constatamos nessa manhã a satisfação dos milagrenses em serem atendidos na nossa própria cidade. É mais um trabalho inovador desenvolvido com muito zelo e cuidado pela equipe do Governo Municipal, através da Secretaria da Saúde. O nosso compromisso é de trabalhar cada vez mais pela saúde da população", frisou.

O Vice-prefeito, Anderson Eugênio, destacou o método utilizado na realização do programa de cirurgias, assim como as conquistas e avanços na área da saúde. "Nosso trabalho consiste em garantir saúde de qualidade para todos sem interferência ou apadrinhamento político. Seguimos rigorosamente todos os procedimentos técnicos para a escolha dos pacientes beneficiados com o programa. Além do mutirão de cirurgias oftalmológicas, já entregamos a população um moderno centro cirúrgico, assim como um consultório oftalmológico", disse.

Já o Sr. Antônio João da Silva (77) estava radiante com a realização do procedimento cirúrgico no município. "No passado a gente tinha que se deslocar até Fortaleza, Juazeiro do Norte e para outros centros mais avançados e hoje estamos aqui na nossa cidade. Não só eu, mas todos aqui estamos muito felizes", afirmou.

#Saúde 18/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Um sonho antigo! Governo de Milagres inaugura moderna UBS no Sítio Carnaúba

O sistema público de saúde de Milagres ganhou um grande reforço para o atendimento da população com alta qualidade. O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde inaugurou na noite dessa última sexta-feira, 16 de setembro, a Unidade Básica de Saúde - UBS do Sítio Carnaúba.

O imóvel onde a UBS foi instalada estava com as obras paralisadas há mais de dez anos. A atual gestão concluiu o projeto, destravou a burocracia, buscou recursos e transformou aquele prédio abandonado, repleto de mato, infiltrações e todo tipo de desgaste provocado pela ação do tempo numa verdadeira joia da saúde pública.

Com a inauguração da unidade, os moradores de Carnaúba e adjacências terão maior acesso à saúde, podendo realizar consultas médicas e diversos outros procedimentos próximos de suas residências.

Em pouco mais de 1 ano e 8 meses de gestão o Governo Municipal está propiciando uma nova fase na saúde de Milagres, garantindo muito mais atendimento e com melhor qualidade para toda população.

"A entrega da UBS da Carnaúba representa não apenas a conclusão da obra, mas a realização de um sonho de muitos que vivem nessa comunidade. No início da nossa gestão sonhávamos em concluir essa obra e hoje vivenciamos essa realidade", comemorou o Secretário de Saúde, Gean Feitosa.

Em seu pronunciamento o Vice-prefeito, Anderson Eugênio destacou todo o trabalho da gestão na área da saúde. "É com muita alegria que entregamos a UBS da Carnaúba. Apesar das dificuldades financeiras temos feito um grande trabalho pela saúde do nosso povo. Lançamos o Programa Melhor em Casa, reativamos depois de 6 anos o centro cirúrgico do Hospital Municipal, a conclusão das obras das quatro Unidade Básicas de Saúde, entre outras ações. Assim tem sido a pegada da nossa gestão", enfatizou, o vice-prefeito.

O Prefeito Figueiredo também falou da alegria em entregar um importante equipamento de saúde para a comunidade. "Estamos diante de uma conquista onde cada milagrense no passado recente olhou para essa obra abandonada há mais de dez anos e não acreditava mais em sua conclusão. Visitamos as quatro UBS's nos primeiros dias da nossa gestão e nos comprometemos em concluir essas obras. Muitos duvidaram, mas hoje com muita emoção estamos entregando esse valioso equipamento público. Essa Unidade de Saúde assim como todo o Governo Municipal é para todos os milagrenses", destacou o gestor.

A solenidade de entrega contou com a presença do Prefeito de Milagres, Cícero Figueiredo, acompanhado da Primeira-dama, Sônia Figueiredo; do Vice-prefeito, Anderson Eugênio; do Secretário de Saúde, Gean Feitosa; do Vereador e Presidente da Câmara Municipal, Geraldo Neto, do Vereador, Jorge Henrique, de secretários e assessores do Governo Municipal, da equipe de saúde da UBS Carnaúba, além de um grande número de moradores de Carnaúba e adjacências.

O evento contou também com a presença do Padre Ronaldo Oliveira que fez a benção das instalações da nova unidade de saúde, assim como dos vereadores, Landim Saraiva, Amanda Moura, Fernando Sampaio, Michelyane Alves, Chiquim do São Tomé, Renata Sayonara e Ozório Dantas.

#Saúde 29/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Novo Centro Cirúrgico do Hospital Nossa Senhora dos Milagres é inaugurado pelo Governo Municipal

O Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria da Saúde entregou, na manhã do último sábado (27/08), o novo Centro Cirúrgico do Hospital Nossa Senhora dos Milagres. O local que estava sem uso há quase seis anos passou por uma ampla reforma que envolveu significativas mudanças estruturais.

O evento contou com as presenças do Prefeito Cícero Figueiredo; do Vice-prefeito, Andeerson Eugênio; da Primeira-Dama, Sônia Figueiredo; do Secretário de Saúde; Gean Feitosa; do Vereador e Presidente da Câmara Municipal, Geraldo Neto; dos Secretários, Assessores e Trabalhadores da Saúde vereadores. Também estiveram presentes os vereadores Michelyane Alves, Aryldo Rodrigues, Fernando Sampaio, Landim Saraiva, Amanda Moura, Chiquim do São Tomé e Ozório Dantas.

De acordo com o Diretor do Hospital, Vinícius Canuto, com o novo centro serão realizadas inicialmente 100 cirurgias de catarata e pterígio. A meta é zerar a fila de espera e ampliar o rol de procedimentos cirúrgicos.

Na ocasião, o Prefeito Figueiredo destacou que a entrega do novo bloco cirúrgico permite melhorias significativas no atendimento, beneficiando os pacientes e profissionais de saúde.

"Um grande avanço para os munícipes, pois o centro cirúrgico estava parado há seis anos e agora o milagrense tem a oportunidade de realizar as cirurgias sem precisar ir para cidades vizinhas. Estamos empenhados em oferecer cada vez mais um atendimento humanizado para a população, com profissionais qualificados, para que os pacientes se sintam acolhidos da melhor forma", destacou.

O Vice-prefeito, Anderson Eugênio, falou da continuidade do investimento da gestão no segmento da saúde pública. "Estávamos ansiosos por este momento, que marca o trabalho e a dedicação de toda a nossa equipe. É mais uma demonstração de compromisso com a população pessoas", concluiu.

#Saúde 17/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Hospital Nossa Senhora dos Milagres recebe doação de colchões da empresa Zenir

O Hospital Municipal Nossa Senhora dos Milagres recebeu, na manhã desta terça-feira (16) das mãos do representante das Lojas Zenir, o senhor Ítalo Diógenes Holanda Bezerra, a doação de 35 colchões padronizados. O Hospital Madre Rosa Gattorno também foi contemplado com a mesma quantidade de colchões.

Inédita, a ação é alusiva aos 30 anos de existência da empresa e deve chegar a todas as cidades cearenses, distribuindo mais de 5,3 mil colchões e alcançando cerca de 240 unidades de saúde do Estado.

O evento contou com a presença do Prefeito, Cícero Figueiredo; do Vice-prefeito, Anderson Eugênio; do Secretário de Saúde, Gean Feitosa; do Diretor do Hospital Municipal, Vinícius Canuto; da Primeira-dama, Sônia Figueiredo; do Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Milagres, Geraldo Neto; do Padre Ronaldo Oliveira; da representante da Acom, Joanacele Gorgonho; de secretários e assessores da gestão municipal; dos trabalhadores da saúde e munícipes. Também estiveram presentes os vereadores Landim Saraiva, Fernando Sampaio, Ozório Dantas, Renata Sayonara, Amanda Moura e Chiquim do São Tomé.

Para o representante da empresa, as ações são realizadas com muito amor e generosidade. "O que o Zenir teve foi a inspiração de fazer algo que tivesse a grandeza de chegar em todas as 184 cidades cearenses. Não temos lojas em todos os municípios, mas temos amigos, irmãos e compaixão", afirmou.

Cícero Figueiredo, prefeito de Milagres destaca: "A doação dos colchões veio num momento muito oportuno, pois o Governo Municipal está realizando o processo de modernização e ampliação do nosso hospital. Os leitos serão todos climatizados e e a Sala de Estabilização receberá melhorias", disse o gestor.

No final do evento, o senhor Ítalo Diógenes recebeu das mãos da Primeira-dama, Sônia Figueiredo uma imagem da Padroeira Nossa Senhora dos Milagres e do Diretor do Hospital, Vinícius Canuto uma placa de agradecimento.

#Saúde 27/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Academia popular é instalada na Praça João Laurindo

Garantir mais estrutura para práticas esportivas é o compromisso do Governo Municipal de Milagres, que por meio da parceria com o Governo Estadual entrega à população mais uma academia popular. O equipamento, está alocado na Praça João Laurindo (antiga Castelo Branco).

As academias populares, fazem parte de um conjunto de ações de incentivo a prática de atividades físicas com o objetivo de proporcionar saúde e qualidade de vida da população.

Além da Praça João Laurindo, já foram contempladas com os equipamentos as seguintes localidades: Praça Ernesto Gomes; Praça das Populares; Distrito do Rosário e Café da Linha.

#Saúde 06/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Governo Municipal de Milagres divulga novo boletim epidemiológico de arboviroses

O Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria de Saúde divulgou nesta terça-feira, 05 de julho, novos dados de arboviroses em Milagres. De acordo com o boletim foram confirmados 17 casos de dengue. No mesmo documento, foram registrados 59 casos de chikungunya. Até o momento não houve registro de casos de zika.

Para acabar com a proliferação do mosquito é preciso evitar acúmulo de água, latas, pneus e outros objetos. Os vasos de plantas devem ter a água trocada a cada dois dias. É importante, também, vedar a caixa d'água.

A luta contra as arboviroses exige uma contrapartida de toda a sociedade.

Confira na íntegra o boletim

NOTIFICADOS

CONFIRMADOS

DESCARTADOS

CASOS EM INVESTIGAÇÃO

DENGUE

267

17

95

67

CHIKUNGUNYA

256

59

39

87

ZIKA

03

00

03

00

#Saúde 28/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Conscientização e prevenção devem caminhar juntas no combate às arboviroses

O Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria de Saúde realizou na manhã desta segunda-feira (27/06), uma ação de combate às arboviroses no centro da cidade. A mobilização tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, zyka e chikunguya.

A ação contou com a participação dos ACS'S, ACE'S, Alunos da Escola Profissionalizante e dos Coordenadores Raimundo Porcidonio, Jaquiele Furtado e Francisco da Silva.

Medidas como tampar as caixas d'água; não deixar água acumulada em recipientes; manter lixos fechados; utilizar areias nos vasos de plantas e retirar águas de pneus são dicas importantes para a eliminação do criadouro do mosquito. Ações simples podem acabar com os focos do Aedes Aegypti!

As arboviroses são um problema de saúde pública, por isso, para combater a doença, cabe à população, colaborar em conjunto com a Secretaria de Saúde para reduzir o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti.

#Saúde 15/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Saúde divulga novo boletim epidemiológico de arboviroses na cidade

A Secretaria de Saúde divulgou nesta terça-feira, 15 de junho, novos dados de arboviroses em Milagres. Conforme o boletim foram registrados 161 casos de dengue. No mesmo documento, foram confirmados 204 casos de chikungunya. Até o momento não houve registro de casos de zika.

A luta contra as arboviroses exige uma contrapartida de toda a sociedade. O Governo Municipal, através da Secretaria de Saúde mantém um programa de controle e prevenção da doença. Mas cada cidadão precisa fazer a sua parte, destinando corretamente os resíduos e evitando criadouros.

Para acabar com a proliferação do mosquito é preciso evitar acúmulo de água, latas, pneus e outros objetos. Os vasos de plantas devem ter a água trocada a cada dois dias. É importante, também, vedar a caixa d'água. Os vasos sanitários que não estão sendo usados devem ficar fechados.

Confira o boletim na íntegra

NOTIFICADOS

CONFIRMADOS

DESCARTADOS

DENGUE

393

161

232

CHIKUNGUNYA

385

204

181

ZIKA

8

00

8

#Saúde 09/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Governo de Milagres entrega certificados as equipes das UBS's que se destacaram nos indicadores do Previne Brasil

O Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria da Saúde realizou na manhã desta quarta-feira, 08, no Plenário da Câmara Municipal, a solenidade de entrega de certificados as equipes das Unidades Básicas de Saúde que se destacaram nos indicadores do Programa Previne Brasil, nas pontuações ouro, prata e bronze.

O programa é um modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) no qual os municípios precisam atingir metas para que possam receber recursos financeiros do Governo Federal. Seu objetivo principal é aumentar o acesso das pessoas aos serviços da atenção primária em saúde e desta forma fortalecer os vínculos entre população e equipe.

De acordo com os indicadores, a Unidade Básica de Saúde do Café da Linha, obteve pontuação Bronze no Q1/2022, com nota 9,37. Em segundo lugar, a Unidade Básica de Saúde Serra Brava, obteve a pontuação Prata com nota 9,70. Em primeiro lugar, certificada com pontuação Ouro, com nota 9,75, a Unidade Básica de Saúde Tenório Sebastião de Figueiredo, localizada no Conjunto Habitat I.

Participaram do evento o Prefeito, Cícero Figueiredo; o Vice-prefeito, Anderson Eugênio; a Primeira-dama, Sônia Moreira; o Vereador e Presidente da Câmara Municipal, Geraldo Neto; o Secretário de Saúde, Gean Feitosa; a Secretária Executiva de Saúde, Helândia Dantas e equipes das Unidades Básicas de Saúde. Também participaram do evento os vereadores, Aryldo Rodrigues, Osório Dantas e Felipe Jacó.

O Governo de Milagres parabeniza as equipes das Unidades Básicas de Saúde em destaque, e ressalta que esse resultado é fruto do empenho de todos os profissionais que não medem esforços para oferecer o melhor atendimento à população. E é assim que seguiremos, gestão e profissionais de saúde, trabalhando, fazendo o melhor na Saúde Primária, tão fundamental para o nosso povo.

#Saúde 25/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Turma IX de Residência em Saúde da Família de Milagres participa de Mostra de Territorialização em Fortaleza

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizou entre os dias 16 e 18 de maio em Fortaleza, a Mostra de Vivências e Territorialização em Saúde da Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde do Ceará (Resmulti).

O município de Milagres foi muito bem representado pela Turma IX de Residência em Saúde da Família. Na oportunidade, a equipe compartilhou com os demais participantes do evento, as nossas características culturais e históricas, além das nossas belezas naturais. Foram também apresentadas as reivindicações e conquistas junto a gestão municipal. Ao final da apresentação a representação milagrense foi bastante aplaudida por todos.

A mostra é um momento em que os residentes se reúnem para apresentar impressões iniciais vivenciadas e percebidas nos seus territórios de prática. Durante as apresentações, as equipes partilham o território onde eles desenvolvem trabalho, seja na dimensão da região, da cidade, dos serviços de saúde e a sua respectiva localização na rede de atenção à saúde do estado.

#Saúde 12/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Governo de Milagres realiza ação de vacinação de Tríplice Viral

Com objetivo de ampliar a cobertura vacinal e garantir o cuidado da população milagrense, o Governo Municipal, através da Secretaria da Saúde disponibiliza, nesta sexta-feira (13/05), a segunda dose da vacina tríplice viral, que previne o sarampo, rubéola e caxumba.

A ação acontecerá das 08h00 às 11h00, na Praça da Igreja Matriz, no Centro.

As vacinas são, comprovadamente, o meio mais seguro e eficaz de proteção contra inúmeras doenças infecciosas.

#Saúde 10/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Governo Municipal divulga boletim de arboviroses em Milagres

O Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria de Saúde divulgou nesta segunda-feira, 9 de abril, novos dados de arboviroses no município.

De acordo com o informativo, foram registrados 15 casos de dengue. No mesmo período, foram confirmados 27 casos de chikungunya. Até o momento não houve registros de casos de zika.

Confira o boletim na íntegra

DENGUE

Casos Notificados: 217

Casos Descartados: 95

Casos Confirmados: 15

Casos em Investigação: 107

CHIKUNGUNYA

Casos Notificados: 204

Casos Descartados: 39

Casos Confirmados: 27

Casos em Investigação: 138

ZIKA

Casos Notificados: 03

Casos Descartados: 01

Casos Confirmados: 00

Casos em Investigação: 02

A luta contra as arboviroses exige uma contrapartida de toda a sociedade. O Governo Municipal de Milagres mantém um programa de controle e prevenção da doença. Mas cada cidadão e cidadã precisa fazer a sua parte, destinando corretamente os resíduos e evitando criadouros.

#Saúde 27/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Governo Municipal de Milagres realiza campanha de vacinação contra Influenza e Sarampo

O Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria de Saúde realiza neste sábado (30/04) o "Dia D de Vacinação" contra a influenza e o sarampo. A vacinação poderá ser feita nas ESF's da sede, das 08h00 às 11h00.

Serão vacinados idosos com idade acima de 60 anos, profissionais da saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade.

Proteja-se contra a influenza e sarampo, compareça a vacinação e mantenha sua saúde em dias!

#Saúde 01/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria de Saúde de Milagres intensifica combate ao Aedes Aegypti

O Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria de Saúde está intensificando o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. A Coordenação do Núcleo de Zoonoses e Endemias está realizando uma série de ações de aplicação do inseticida Ultra Baixo Volume (UBV).

Nesta sexta-feira, dia 1° de abril, a partir das 17h30, haverá "bloqueio de caso" de combate às arboviroses nas seguintes localidades: bairros Francisca do Socorro, Habitat e Casas Populares.

O "bloqueio de caso" é uma medida emergencial que elimina somente os mosquitos adultos e não as larvas. Ou seja, o inseticida auxilia no combate, mas a incidência das doenças só poderá diminuir de forma significativa com a eliminação dos focos do mosquito, normalmente, encontrados dentro de casa.

Fique atento e contribua para que o serviço seja ainda mais eficaz! Quando a equipe passar realizando o "bloqueio de caso", permaneça dentro de sua residência e mantenha portas e janelas abertas.

A colaboração da população nessa luta é fundamental para evitamos a proliferação do mosquito em nossa cidade.

Para eliminar os possíveis criadouros do Aedes aegypti:

- Tampe os tonéis e caixa d'água;

- Mantenha as calhas sempre limpas;

- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

- Mantenha lixeiras bem tampadas;

- Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

- Limpe semanalmente ou preencha os pratos de vasos de plantas com areia;

- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

- Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

#Saúde 30/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Milagres realiza I Conferência Municipal de Saúde Mental

A I Conferência Municipal de Saúde Mental, com o tema "A Política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantias dos serviços da atenção psicossocial no SUS", ocorreu nesta terça-feira (29/03), no auditório da Secretaria de Proteção Social (antigo CSU).

O objetivo da conferência consiste em propor diretrizes para a Formulação da Política Nacional de Saúde Mental e o fortalecimento dos programas e ações de Saúde Mental para o município.

Estiveram presentes ao avento, o Secretário de Gestão e Planejamento, Jorge Samuel; a Secretária Executiva de Saúde, Helândia Dantas; a Secretária de Proteção Social, Vilauba Figueiredo; o Secretário de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, Claudio Júnior; o Secretário de Infraestrutura e Estradas, Jorge Henrique; o Coordenador do Centro de Reabilitação, Luciano Santos; a Coordenadora da Atenção Básica, Aurya Fernandes; a Coordenadora do Caps, Honorina Bernardo; a Médica Psiquiatra, Taís Lira; as vereadoras, Renata Sayonara e Michelyane Alves e o vereador Felipe Jacó. Também estiveram presentes, gestores, trabalhadores e usuários do SUS, além de representantes de diversos segmentos da sociedade.

A abertura dos trabalhos contou com apresentação cultural dos usuários do CAPS. Em seguida, a médica Ilânia Malheiro, proferiu palestra com o tema: "Saúde Mental: Uma responsabilidade de todos". A segunda palestra foi proferida pela médica Talita Miranda, com o seguinte tema "Desafios da Saúde Mental no Tratamento das Crianças e Adolescentes".

Os participantes credenciados foram divididos em grupos para discutir e aprovar as propostas a partir dos seguintes eixos temáticos: I - Cuidado em liberdade como garantia de Direito a cidadania; II - Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de Saúde Mental; III - Política de Saúde Mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; IV- Impactos na Saúde Mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

Após a apresentação das propostas foram eleitos os representantes que irão participar da Conferência Regional.

#Saúde 28/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Governo Municipal realiza I Conferência Municipal de Saúde Mental nesta terça-feira (29)

O Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria de Saúde, realiza nesta terça-feira (29) a "I Conferência Municipal de Saúde Mental". O evento será no auditório da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (antigo CSU), das 08h00 às 12h20.

O tema central da conferência será "A Política de Saúde Mental como Direito: Pela Defesa do Cuidado em Liberdade Rumo a Avanços e Garantias dos Serviços Psicossocial do SUS".

A discussão será a partir de quatro eixos temáticos:

I - Cuidado em liberdade como garantia de direito a cidadania;

II - Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental;

III - Política de saúde mental e os princípios do sus: universalidade, integralidade e equidade;

IV - Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

A Conferência será no formato presencial e on-line, e tem como público: Representantes Governamentais, da Sociedade Civil e do Poder Legislativo; Conselheiros de Assistência Social, agentes de saúde, Conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente, dos Direitos dos Idosos e dos Direitos da Mulher; Conselho municipal de saúde, Representantes de Universidades; Convidados e Observadores.

#Saúde 01/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Milagres vai vacinar meninos e meninas entre 9 e 14 anos contra HPV

O Governo Municipal de Milagres, por meio da Secretaria da Saúde, informa que estará realizando vacinação infantil contra o HPV nos dias 7 a 11 de março, durante o horário noturno, nas Estratégias Saúde da Família (ESF's) da Sede e Distritos. As vacinas são destinadas a meninas entre 9 e 14 anos e meninos entre 11 e 14 anos.

De acordo com o Ministério da Saúde, o papilomavírus humano (HPV) é a infecção sexualmente transmissível mais frequente no mundo. Está associado ao desenvolvimento da quase totalidade das neoplasias de colo de útero, bem como a diversos outros tumores em homens e mulheres. A vacinação contra HPV é uma das intervenções mais efetivas para prevenir a infecção por esses vírus e o desenvolvimento de tumores relacionados ao HPV.

Quem deve ser vacinada contra HPV

Público: Meninas de 9 a 14 anos.

Meninos de 11 a 14 anos

Período: de 07 a 11 de março de 2022

Local: Estratégia Saúde da Família (ESF)

Horário: Noturno

#Saúde 18/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Governo Municipal de Milagres intensifica ações de combate às arboviroses A campanha segue até a próxima sexta-feira, 25, porém, os cuidados preventivos devem continuar.
#Saúde 08/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE COMUNICADO IMPORTANTE

Por causa do aumento no número de casos confirmados de Covid-19 nos profissionais da saúde, o atendimento ao público na Secretaria Municipal da Saúde fica suspenso a partir desta segunda-feira (25) e vale, a princípio até o dia 11 de fevereiro. O retorno das atividades está previsto para a próxima segunda-feira dia 14.

A pasta informa ainda as pessoas que receberam a ligação da Central de Regulação para pegar os comprovantes de agendamentos, os mesmos serão entregues no portão de acesso ao órgão.

Secretaria Municipal da Saúde

#Saúde 07/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Governo de Milagres inaugura ESF XIV no conjunto Habitat I

Na manhã desta sexta-feira, 4, o Governo Municipal de Milagres, por meio da Secretaria da Saúde inaugurou o posto de Estratégia da Saúde da Família (ESF), número 14, no conjunto Habitat I. O mais novo equipamento de saúde recebeu o nome do senhor Tenório Sebastião de Figueiredo, uma justa homenagem a esse milagrense de coração.

O local recebeu uma reestruturação completa, visando oferecer mais conforto e agilidade no atendimento para os moradores da região.

O evento contou com a presença do Prefeito Municipal, Cícero Figueiredo; do Vice-Prefeito, Anderson Eugênio; do Deputado Estadual, Guilherme Landim; da Primeira Dama, Sônia Moreira de Figueiredo; do Secretário da Saude, Gean Feitosa, da Secretária Executiva da Saúde, Helândia Dantas; da diretora do Patronato Dona Zefinha Gomes, Irmã Josefa; da coordenadora do Instituto Pestalozzi, Geane Gorgonha; da coordenadora da SOAF, Geysa Grangeiro; dos padres Ronaldo Oliveira e Rafael Sousa; de Secretários e Assessores; dos profissionais de saúde; dos Vereadores, Geraldo Neto, Ozório Dantas, Felipe Jacó, Chiquim do São Tomé, Micheliane Alves, Aryldo Rodrigues, Fernando Sampaio e Renata Sayonara.

Em seu pronunciamento, o Prefeito Cícero Figueiredo, fez questão de ressaltar e resgatar a história da comunidade de Habitat. "Eu quando estudante secundarista participei dos primeiros passos do Habitat e naquela oportunidade pude ver que estava se formando não um simples conjunto habitacional, mas estava se construindo uma comunidade", destacou o gestor.

O prefeito frisou também o anseio dos moradores de ter uma Estratégia Saúde da Família na comunidade. "Conseguimos realizar esse sonho antigo. Hoje estamos trazendo esse equipamento de saúde, mas vai chegar também calçamento, espaço de lazer para que possamos nos apropriar de vez da palavra - comunidade -", disse Figueiredo.

Já o deputado estadual, Guilherme Landim, destacou o compromisso de fazer chegar o serviço público para mais próximo do povo. "São ações como essa que mostra a preocupação do Governo Municipal com a população. É mais um compromisso assumido com a comunidade e agora cumprido", disse o parlamentar.

A unidade será composta por uma médica, enfermeira, técnica de enfermagem, agente comunitária de saúde e atendente.

#Saúde 05/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Agentes Comunitários de Saúde de Milagres passam por capacitação para o uso de tablets

Tecnologia, rapidez e qualidade no atendimento da saúde de Milagres. O Governo Municipal, através da Secretaria da Saúde, realizou nos dias 01 e 02 de fevereiro, no auditório da EEEP Irmã Ana Zélia da Fonseca, a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde para o uso de tablets nas atividades diárias da categoria.

A capacitação foi ministrada pela equipe técnica do programa Cidade Saudável.

A ferramenta será empregada para agilizar o atendimento durante as visitas domiciliares dos ACS aos pacientes. A aplicação do equipamento permite a obtenção de informações mais precisas da realidade do usuário das Estratégias de Saúde da Família (ESF).

Os 71 tablets foram entregues aos Agentes Comunitários de Saúde durante solenidade realizada no última segunda-feira, 31, no auditório da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (antigo CSU).

#Saúde 01/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Vacinação contra a Covid prossegue no período de 01 a 11 de fevereiro

O Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria da Saúde informa que, no período de 01 a 11 de fevereiro, a campanha de vacinação contra a Covid ocorre nas Estratégias Saúde da Família (ESF), da sede e zona rural, nos seguintes horários: das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h00.

Estão previstas imunizações de D1, D2, Reforço e Pediátrica.

Todos devem comparecer de máscara e portando comprovante de cadastro no Saúde Digital, Cartão do SUS ou CPF e Cartão de Vacina.

No caso de dúvidas, a Secretaria da Saúde orienta as pessoas a entrarem em contato com os Agentes de Saúde da sua comunidade.

#Saúde 31/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Governo Municipal de Milagres entrega tablets aos Agentes Comunitários de Saúde

Na manhã desta segunda-feira (31), no auditório da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (antigo CSU), o Governo Municipal de Milagres, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a solenidade de entrega de tablets aos Agentes Comunitários de Saúde.

O uso dessa nova tecnologia viabilizará a informatização da Atenção Primária, garantindo ampliar o cuidado, e melhorar o acompanhamento da gestão.

A ação é parte integrante de um amplo projeto de modernização da administração municipal.

O evento contou com a participação do Prefeito Municipal, Cícero Figueiredo; da Primeira Dama, Sônia Moreira de Figueiredo; do Secretário de Saúde, Gean Feitosa; da Secretária Executiva da Saúde, Helândia Dantas; do Coordenador dos Agentes Comunitários de Saúde, Raimundo Porcidônio; da Coordenadora de Mobilização Social, Ana Paula Luna; dos representantes do programa Cidade Saudável, Gilmara Castro e Eugênio Marques; dos Vereadores, Geraldo Neto, Ozório Dantas, Aryldo Rodrigues, Chiquim do São Tomé e Felipe Jacó.

"Havíamos nos comprometido com os Agentes Comunitários de Saúde em proporcionar essa modernização. Além de fazermos a entrega os tablets, estamos trazendo o programa Cidade Saudável, para ser uma ferramenta primordial para os trabalhos dos profissionais, mas também para que tenhamos um diagnóstico instantâneo no tocante a saúde do nosso povo", disse o prefeito, Cícero Figueiredo.

Foram entregues 71 tablets aos Agentes Comunitários de Saúde que atuam nas catorze equipes das Estratégias de Saúde da Família (ESF) da sede e zona rural.

Já no final do evento, a categoria foi contemplada com uma excelente notícia, o anúncio do aumento de salário de 12% retroativo ao mês de janeiro que incidirá na base salarial.

#Saúde 28/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Governo Municipal de Milagres reabre Centro de Atendimento e Enfrentamento à Covid-19

Em razão do aumento exponencial no número de casos de Covid-19 e de síndromes gripais ocorridos na cidade nos últimos dias, o Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria da Saúde, reativou o Centro de Atendimento e Enfrentamento à Covid-19. A unidade de saúde dispõe de atendimento médico, realização de exames, avaliação de enfermagem com toda estrutura que funcionava anteriormente.

A reabertura do equipamento de saúde tem o objetivo de reforçar a assistência aos munícipes neste momento de maior demanda, provocada por sintomas gripais correlatos à Covid, contribuindo para ampliação do acesso aos serviços de saúde.

O Centro está localizado em anexo ao Hospital Nossa Senhora dos Milagres, ao lado da base do SAMU, com atendimento de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários: das 08h00 às 16:00.

De acordo com Vinícius Canuto Grangeiro, membro do núcleo de gestão do Hospital Nossa Senhora dos Milagres, o Centro foi reaberto com recursos próprios do Governo Municipal.

#Saúde 17/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Esperança e muita emoção marcam o início da vacinação de crianças em Milagres

Alívio, emoção e esperança são os elementos que marcam o primeiro dia de vacinação das crianças em Milagres.

Horas depois de receber o primeiro lote com as doses pediátricas de vacinas Covid 19, o Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria da Saúde, iniciou, na manhã desta segunda-feira (17/1), a imunização das crianças do público alvo, que abrange a faixa etária de 5 a 11 anos.

Quem teve a honra de ser a primeira da fila foi Ana Laysa Duarte Silva, residente no sítio Santa Catarina, de 11 anos. Ela foi ao Ginásio Poliesportivo Heltinho, acompanhada do seu pai, o senhor José Nilton, visivelmente feliz pela imunização da filha.

Bastante emocionada, as lágrimas de felicidade da pequena grande milagrense, Ana Laysa, representam esperança de dias melhores e alívio pelo início da imunização das crianças.

O município recebeu até o momento 260 doses da vacina, contemplando as crianças que realizaram o cadastro na plataforma Saúde Digital.

Estiveram presentes ao evento a primeira dama, Sônia Moreira de Figueiredo, a Secretária Executiva de Saúde, Helândia Dantas, a Coordenadora de Imunização, Nathássia Pinheiro e a Coordenadora de Mobilização Social, Ana Paula Luna.

#Saúde 15/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Milagres inicia vacinação contra a Covid-19 em crianças de 11 anos nesta segunda; veja a lista

Notícia boa e muito aguardada pela população! O Governo Municipal de Milagres, por meio da Secretaria da Saúde, iniciará a vacinação de crianças de 11 anos, contra a Covid-19, na próxima segunda (17), a partir das 08h00, no Ginásio Heltinho.

O município recebeu 260 doses da vacina, que serão disponibilizadas por ordem decrescente, contemplando assim as crianças que tenham realizado o cadastro no Saúde Digital.

É importante destacar que a vacinação só será permitida em crianças acompanhadas pelos pais ou responsável legal, devendo apresentar o cartão de vacinação e do SUS.

É fundamental o uso de máscara no local e a manutenção do distanciamento.

No link abaixo você encontra a nominal das crianças que estão convocadas a comparecer.

#Saúde 07/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE COMUNICADO IMPORTANTE

O Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa a população que não disponibilizou nenhum veículo para o atendimento em serviços de saúde pelas ruas da cidade ou mesmo pela zona rural.

É importante destacar que o único serviço móvel disponibilizado pela Secretaria de Saúde foi o "carro da vacina", que percorreu a cidade no último mês de dezembro de 2021, realizando a vacinação contra a Covid 19.

A Secretaria de Saúde orienta a comunidade a sempre observar os canais de comunicação oficiais do Governo Municipal.

#Saúde 28/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Milagres é destaque na imprensa nacional sobre o programa "Carro da Vacina" O "Carro da Vacina" disponibiliza a primeira dose para quem ainda não tomou a vacina, segunda dose e dose de reforço.
#Saúde 23/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Dezembro Vermelho: Governo de Milagres reforça ações de conscientização e combate ao HIV/Aids durante este mês

O Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria de Saúde, orienta toda a população que o mês de dezembro é conhecido como "Dezembro Vermelho". Trata-se de uma campanha nacional, que promove a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis.

Como parte integrante da campanha, a equipe do Hospital Nossa Senhora dos Milagres, promoveu uma ação de promoção à saúde. A ação ocorreu na Praça do Centenário, nos dias 21 e 22 de dezembro das 8h00 às 12h00, com a realização de testes rápidos e demais atendimentos.

É importante destacar que a realização dos testes rápidos continua durante todo o mês de dezembro nos postos de saúde do município.

#Saúde 08/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria de Saúde divulga cronograma de vacinação contra a Covid-19

O Governo Municipal de Milagres, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou o cronograma de vacinação contra a Covid-19 para os próximos dias. Estão previstas imunizações de D1, D2 e Dose de Reforço, tendo como local a própria sede da secretaria. É importante destacar que para a Dose de Reforço, serão disponibilizadas 1000 doses de vacinas.

Veja detalhes abaixo:

Quinta-Feira dia 09/012/21

Primeiras doses e segundas doses

Hora: 08h00 as 11h00 e das 13:30 as 16h00

Público: População em Geral.

Sexta-feira dia 10/12/21

Dose de Reforço

Hora: 08h00 as 11h00 e das 13:30 as 16h00

Público: Para quem tomou a segunda dose da vacina até o dia 10 de AGOSTO.

IMPORTANTE: Não esqueça de levar seu Cartão de Vacinas e CPF.

#Saúde 04/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Governo Municipal de Milagres realiza I Movimenta RIS

O Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria de Saúde e Residência Integrada em Saúde-RIS, realiza o I Movimenta RIS. Será nesta terça-feira (07), das 18h00 às 20h30, no Parque de Eventos.

O I Movimenta RIS, é um evento especial para a população em geral interessada em exercitar-se.

A ação, tem como objetivo promover a qualidade de vida por meio da prática de atividade física, visando combater o sedentarismo.

#Saúde 01/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Vacinação de cães e gatos segue em Milagres; agora no Setor de Endemias

Quem não conseguiu vacinar o seu cão e gato durante a Campanha de Vacinação Antirrábica, poderá levar no Setor de Endemias que fica localizado na Secretaria de Saúde, para o animal receber a imunização no período de 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h00.

De acordo com o coordenador do Setor de Endemias, Francisco da Silva, a vacina está disponível para os próprios criadores administrarem a dose, para isso, é necessário apenas levar algum recipiente com gelo para conservação do imunizante.

A vacina antirrábica é ainda a única forma de prevenir a enfermidade e manter os animais saudáveis.

#Saúde 01/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Governo de Milagres segue ofertando 1ª, 2ª dose da vacina contra a Covid-19; confira os detalhes

O Governo Municipal de Milagres através da Secretaria de Saúde segue com aplicação da 1ª, 2ª e dose da vacina contra a Covid-19 nesta quinta-feira (2º). O atendimento é das 8h00 às 11h00 e das 13h30 às 16h00.

Vale ressaltar, que todos deverão estar fazendo o uso da sua máscara e portando o Cartão de Vacinas e CPF.

Veja detalhes abaixo:

Local: Secretaria de Saúde

Dia: Quinta-feira 02/12/2021

Horário: 08h00 as 11h00hs e das 13h30 às 16h00hs

Público: população em geral

Vacinas: Pfizer, Coronavac/Butantan e AstraZeneca

Lista das pessoas convocadas:

#Saúde 01/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE COVID-19: Milagres inicia dezembro sem casos ativos de Covid-19

O mês de dezembro começa com uma boa notícia! O município de Milagres, voltou a zerar o número de casos ativos do novo coronavírus. É o que revela o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde divulgado nesta terça-feira (30). É a segunda vez, desde o começo da crise sanitária, que a cidade não registra nenhum caso ativo da doença.

Em comparação ao levantamento anterior, os casos suspeitos caíram de doze para apenas dois e estão localizados nos sítios Nazaré e Unha de Gato.

De acordo com o informativo, os casos confirmados de Covid-19, desde o início da pandemia, somam 3.240. Já o número de pessoas que tiveram a doença e se recuperaram chega a 3.176.

#Saúde 29/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Milagres completa 100 dias sem registrar mortes por Covid-19

O município de Milagres completou 100 dias sem mortes causadas pela Covid-19, nessa segunda-feira (29). O município não perde moradores para a doença desde 19 de agosto.

A marca é associada aos cuidados preventivos e ao avanço da vacinação.

Conforme dados do último Boletim Epidemiológico divulgado no dia 24 de novembro, a cidade teve 3.240 casos confirmados da doença desde o começo da pandemia, dos quais 64 vidas foram perdidas. São 3.175 pacientes recuperados, e 01 caso em acompanhamento. O informativo revela não só a ausência de óbitos, mas também o fato de que não há mortes em investigação por suposta relação com o vírus.

A Diretora de Vigilância em Saúde, Monísya Oliveira, comemorou a conquista que, segundo ela, é um mérito da vacinação no município. "Hoje é um dia muito importante para nossa cidade, visto que no início do ano tivemos um pico de mortes muito grande e chega a ser um alívio essa marca. As vacinas protegem de forma muito importante, ajudando o sistema imunológico a atuar de forma positiva tanto na redução da transmissão e gravidade dos casos", disse.

É importante que toda população mantenha as medidas protetivas contra o vírus e complete o esquema vacinal para muito mais dias sem óbitos.

#Saúde 26/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Governo de Milagres realiza ‘Caps Itinerante' no Distrito Padre Cícero

Sempre buscando expandir os serviços na área de saúde e atender à crescente demanda, o Governo Municipal de Milagres, por meio da Secretaria de Saúde, Residência Integrada em Saúde da família, Comunidade e o Centro de Atenção Psicossocial - Caps, realizará nesta terça-feira, 30, no Distrito Padre Cícero, das 18h00 às 20h00, o Projeto Caps Itinerante.

Serão ofertados aos pacientes os serviços de verificação da pressão arterial, testes de glicemia, orientações sobre nutrição e atividade física que será realizada na praça central.

O Caps Itinerante é uma estratégia de cuidados que busca garantir e fortalecer o vínculo entre Unidades de Saúde-Usuários-CAPS.

#Saúde 22/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Governo de Milagres divulga informações sobre aplicação da 2ª dose das vacinas Coronavac, Astrazeneca e Pfizer

O Governo Municipal de Milagres, por meio da Secretaria de Saúde, divulga informações sobre a vacinação da 2ª dose dos imunizantes Coronavac, Astrazeneca e Pfizer para a população em geral.

A imunização vai ocorrer na sede da Secretaria de Saúde, localizada na rua José Miguel de Figueiredo -Missionárias, nos seguintes horários: 08:00 as 11:00hs e das 13:30 as 16:00hs

Não esqueça de levar seu Cartão de Vacinas e CPF.

Veja detalhes abaixo:

Local: Secretaria de Saúde

Dia: Terça feira 23/11/2021

Horário: 08h00 as 11h00hs e das 13h30 as 16h00hs

Público: população em geral

Vacinas: Pfizer, Coronavac e AstraZeneca

Veja abaixo a lista das pessoas convocadas:

#Saúde 18/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Governo Municipal realiza campanha de doação de sangue em Milagres; 71 bolsas foram coletadas

A campanha de doação de sangue realizada nesta quarta-feira, 17, no município de Milagres, pelo Hemoce/Crato em parceria com o Governo Municipal por meio da Secretaria de Saúde, resultou na coleta de 71 bolsas de sangue.

A coleta sanguínea ocorreu na Secretaria de Saúde, localizada na Rua José Miguel de Figueiredo - Missionárias, no horário das 08h:00 as 12h00. Na oportunidade, 89 voluntários compareceram para se submeter ao ato de doação, sendo 18 considerados inaptos, além do cadastro de 02 candidatos para doação de medula óssea.

Vale ressaltar, que antes do voluntário entrar na sala de coleta, o mesmo é submetido a uma triagem para atestar sua aptidão a doação de sangue.

É importante destacar a valiosa colaboração dos Agentes Comunitários de Saúde para a realização da campanha de doação de sangue, onde os mesmos divulgaram e convidaram as pessoas dos seus respectivos setores para participarem da campanha.

A doação de sangue é um compromisso social e um ato de amor ao próximo.

#Saúde 16/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Governo Municipal de Milagres realiza vacinação itinerante contra a Covid-19

O Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria de Saúde, dará início nesta terça-feira (16/11), a vacinação itinerante contra a Covid-19 nas comunidades dos Distritos do Rosário, Café da Linha, Padre Cícero e Fronteiro. Também serão contemplados os sítios Água Vermelha e Carnaúba.

Na oportunidade, os servidores realizarão, das 17h00h às 20:00h, busca ativa dos moradores que estão dentro do perfil para receber a segunda dose da vacina, em atraso.

O objetivo desta ação é facilitar que um maior número de pessoas tenha o esquema vacinal completo.

Para se imunizar, é necessário portar RG e o comprovante de vacinação.

A vacinação é a forma mais segura e eficaz de frear a contaminação e o surgimento de novas variantes do coronavírus. Apenas a imunização em massa protege todas as pessoas da comunidade e minimiza o risco de contágio.

É importante destacar que a imunização completa contra o Coronavírus é a melhor maneira de proteger não apenas a si próprio, mas também toda a sociedade.

Confira o cronograma da Vacinação Itinerante:

Dia: 16/11 (terça-feira)

Local: Distrito do Rosário

Dia: 18/11 (quinta-feira)

Local: Distrito do Café da Linha

Dia: 24/11 (Quarta-feira)

Local: Sítio Carnaúba

Dia: 25/11 (quinta-feira)

Local: Distrito do Fronteiro

Dia: 29/11 (segunda-feira)

Local: Distrito Padre Cícero

Dia: 30/11 (terça-feira)

Local: Sítio Água Vermelha

#Saúde 16/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Governo Municipal programa ações alusivas à campanha Novembro Azul

Uma série de ações será realizada pelo Governo Municipal de Milagres por meio da Secretaria da Saúde de 16 a 19 de novembro. As atividades integram a Campanha Novembro Azul, que visa alertar especialmente os homens para os cuidados com a saúde.

Durante esse período, serão ofertados testes rápidos, aferição da pressão arterial, testes de HGT, vacinação contra a febre amarela e campanhas educativas sobre saúde dentre outras ações e serviços.

Novembro Azul é uma campanha de conscientização que acontece todos os anos com o objetivo de orientar o público masculino para os cuidados com a saúde, alertando sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Veja abaixo a programação completa da Campanha Novembro Azul.

Dia: 16/11 (terça-feira)

Evento: Prestação de serviço

Local: Praça Coronel Raimundo Alves (Praça da Matriz) e na Praça Castelo Branco.

Horário: 18h00 as 21h00

Dia: 17/11 (quarta-feira)

- Ação na empresa Better Systems

- Ação na associação Abdequi

- Marcação de exames no urologista

Dia: 18/11 (quinta-feira)

- Ação no Posto Magnólia

#Saúde 10/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Campanha de Vacinação Antirrábica atinge mais de 90% de cobertura vacinal

A campanha de Vacinação Antirrábica 2021 já atingiu mais de 90% da cobertura vacinal realizada em cães e gatos na sede e cerca de 70% na zona rural. Iniciada oficialmente em outubro, o Governo Municipal de Milagres, por meio da Secretaria de Saúde, manteve ativamente a campanha, visando abranger o maior número possível de animais.

Além do Dia D, que aconteceu no último dia 6 de novembro, diversas frentes de vacinação foram desenvolvidas abrangendo os distritos e comunidades rurais.

Para aqueles que residem na sede e ainda não vacinaram seus animais contra o vírus da raiva no Dia D, a coordenação de endemias informa que aguarda novos lotes de vacinas para dar continuidade e concluir a Campanha de Vacinação Antirrábica 2021.

A vacinação antirrábica garante a saúde de cães e gatos e a proteção da população, pois a imunização é a única maneira de prevenir os animais de contraírem a doença, evitando que seja transmitida para as pessoas.

#Saúde 10/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE SEMANA DO BEBÊ: “Bebê Prefeita 2021" recebe chave simbólica de Milagres

O Governo Municipal de Milagres, por meio da Secretaria de Saúde, realiza entre os dias 8 e 12 de novembro, a Semana do Bebê 2021, sob o tema: 'A importância dos estímulos na primeira Infância em tempos de pandemia'.

Na semana dedicada às discussões e ações acerca da primeira infância, foi concedido o título de "Bebê Prefeita", entrega simbólica da Chave da Cidade e um Kit Natalidade para a primeira criança nascida no município durante a realização da Semana do Bebê. Já a segunda criança foi contemplada com um Kit Natalidade.

A criança do sexo feminino, nasceu no Hospital e Maternidade Madre Rosa Gattorno nesta terça-feira (09), sendo filha de Maria Rita de Oliveira, residente no Distrito Padre Cícero. A "Bebê Prefeita" recebeu a Chave da Cidade das mãos da Primeira Dama, Sônia Moreira de Figueiredo e do Vice Prefeito Anderson Eugênio.

A cerimônia de entrega simbólica da Chave da Cidade aconteceu na manhã desta quarta-feira (10) no momento da alta hospitalar da mãe e da criança. Foi um momento sublime e emocionante, com músicas, leitura de mensagens, entre outras homenagens.

O bebê prefeito simboliza o compromisso do poder público com a garantia dos direitos da primeira infância.

Estavam presentes no evento a Secretária Executiva de Saúde Helândia Dantas, os profissionais da Secretaria de Saúde, os estagiários da Escola de Ensino Profissional Ana Zélia da Fonseca e os profissionais do Hospital e Maternidade Madre Rosa Gatorno.

#Saúde 09/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Vacinação contra a Covid-19 segue nesta quarta-feira (10/11) com atendimento noturno; confira quem pode receber a dose

A vacinação contra Covid-19 continua nesta quarta-feira dia 10 de novembro das 18h00 às 21:00. Estão previstas imunizações de D2 (segunda dose) tendo como local o PSF Casa Própria.

Todos devem comparecer de máscara e portando o Cartão de Vacinas e CPF

Veja detalhes abaixo:

Quarta-feira - dia 10/11/21

Local: PSF Casa Própria

Hora: 18:00 as 21:00hs

segundas doses

Vacina: Butantan

Público: população em geral que tomaram a primeira dose da vacina BUTANTAN até o dia 21/10/21.

#Saúde 05/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Governo Municipal realiza Semana do Bebê de 8 a 12 de novembro; veja programação

O Governo Municipal de Milagres, por meio da Secretaria de Saúde, realiza entre os dias 8 e 12 de novembro, a Semana do Bebê 2021, sob o tema: 'A importância dos estímulos na primeira Infância em tempos de pandemia'.

Na programação constam a realização de ciclos de palestras nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e nas Equipes de Saúde da Família (ESF), um momento de Literatura Infantil no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Exposição de Fotografias de Gestantes, Desfile com as crianças pelas ruas da cidade e Celebração de Missa em Ação de Graças, entre outras ações.

Veja abaixo a programação completa da Semana do Bebê 2021.

8/11 (segunda)

- Participação nos jornais das Rádios Livre FM e Som da Terra FM destacando o tema 'Perspectiva da intersetorialidade na primeira infância'

9/11 (terça)

- Ciclo de palestras nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e nas Equipes de Saúde da Família (ESF) sobre os temas: amamentação, obesidade infantil e gravidez na adolescência/Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST'S)

- Oficinas nas Creches com Professores

- Oficinas no Centro de Reabilitação (noções de primeiros socorros)

10/11 (quarta)

- Literatura Infantil no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)

- Odontologia Kids

- Exposição de Fotografias de Gestantes

11/11 (quinta)

- Atividades lúdicas no Ginásio Heltinho

- Gestantes visita ao Hospital e Maternidade Madre Rosa Gattorno

- Blitz educativa ao lado do Hospital Nossa Senhora dos Milagres

12/11 (sexta)

- Desfile com as crianças pelas ruas da cidade

- Missa em Ação de Graças

#Saúde 04/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Vacinação contra a Covid-19 segue nesta sexta-feira (05/11); confira quem pode receber a dose

A campanha de vacinação contra a Covid 19 prossegue nesta sexta-feira dia 05 de novembro das 08h00 às 11h00. Estão previstas imunizações de D1 e D2 tendo como local a sede da Secretaria da Saúde.

Todos devem comparecer de máscara e portando o Cartão de Vacinas e CPF.

Veja detalhes abaixo:

Sexta-feira - dia 05/11/21

Primeiras e segundas doses

Vacina: Pfizer

Hora: 08:00 as 11:00hs

Público: população em geral que tomou a primeira dose do imunizante da Pfizer até o dia 27/08/21. Haverá imunização com a primeira dose para pessoas de 12 anos acima. Não haverá agendamento, a vacinação ocorrerá por ordem de chegada.

Veja abaixo a lista das pessoas convocadas:

#Saúde 29/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Governo Municipal realiza Campanha de Vacinação Antirrábica em localidades rurais No dia 6 de novembro acontece o Dia D da vacinação com quatro pontos de atendimento na sede do município
#Saúde 26/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Relatório da Secretaria de Saúde revela o tamanho do investimento do Governo Municipal na saúde do milagrense No segundo quadrimestre de 2021 foram mais de 22 mil atendimentos na rede de atenção básica do município
#Saúde 26/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Governo Municipal vai lançar programa para distribuir absorventes a alunas da rede municipal de ensino

O Governo de Milagres vai criar um programa para garantir a doação de absorventes íntimos às adolescentes estudantes da rede pública municipal de ensino. "Sabemos que a falta da higiene íntima muitas vezes inibe a presença das jovens na escola, causando grave prejuízo no aprendizado, sem contar a baixa estima diante do fato de não ter condições de comprar os absorventes. Não podemos fechar os olhos para essa problemática", disse a primeira dama, Sônia Figueiredo.

Projeto de lei neste sentido está sendo preparado pela Procuradoria do Município e será encaminhado para apreciação da Câmara dos Vereadores.

Entre os objetivos da prepositura estão o combate a precariedade menstrual, identificada como a falta de acesso ou a falta de recursos que possibilitem a aquisição dos produtos, e a redução de faltas em dias letivos de educandas em período menstrual, evitando prejuízos à aprendizagem e ao rendimento escolar. Ressalte-se ainda o desejo de resgatar a dignidade das adolescentes e resgatar a autoestima das mesmas.

A expectativa é beneficiar cerca de 600 adolescentes em situação de vulnerabilidade que estejam matriculados e frequentando a rede municipal de ensino.

"Vamos incentivar atividades escolares que abordem a menstruação como um processo natural do corpo feminino. Vamos oferecer atenção, carinho e cuidado às nossas adolescentes", disse a primeira dama, Sônia Figueiredo.

A expectativa é que o projeto seja apresentado na Câmara Municipal até a primeira sessão ordinária do mês de novembro.

#Saúde 25/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria de Saúde realiza novos mutirões de vacinação contra a Covid-19; veja listas Os números decrescentes de casos ativos e em investigação demonstram que a vacinação é o caminho certo
#Saúde 25/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Governo Municipal de Milagres inicia atendimento noturno no PSF Casa Própria Um dos objetivos da ação é desafogar os atendimentos no Hospital Nossa Senhora dos Milagres
#Saúde 22/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Governo Municipal realiza fórum para debater os impactos da pandemia nos serviços de saúde O encontro teve objetivo de envolver a sociedade no processo de saúde, utilizando-se de um debate franco sobre a qualidade das metodologias de gestão de saúde no município
#Saúde 21/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Milagres aplica segunda dose da vacina Pfizer nesta sexta-feira; veja lista de pessoas Os trabalhos acontecerão na Secretaria de Saúde no horário de 8h00 às 11h00
#Saúde 18/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Governo Municipal realiza mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti no distrito Padre Cícero Ocorreu ainda a distribuição de panfletos informativos com orientação sanitária de combate ao Aedes
#Saúde 18/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Milagres completa 60 dias sem registrar morte por Covid-19 Município chegou a zerar o número de casos ativos no início deste mês de outubro
#Saúde 15/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Governo Municipal realiza Campanha de Vacinação Antirrábica nos distritos e localidades rurais No dia 6 de novembro, acontece o Dia D da vacinação na sede do município
#Saúde 14/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Agentes de Endemias visitam 100% das residências e barbeiro é encontrado em apenas 0,78% delas De acordo com Francisco da Silva, Coordenador dos Agentes, os trabalhos que geralmente se estendiam até dezembro, foi finalizado em 24 de setembro
#Saúde 14/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria de Saúde realiza mutirão para aplicação da segunda dose da vacina Pfizer; veja lista Os trabalhos ocorrerão na sede da própria secretaria, no horário de 8h às 18h
#Saúde 13/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica acontece dia 6 de novembro Quatro pontos de vacinação serão disponibilizados para vacinação de cães e gatos
#Saúde 13/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Governo Municipal realiza mutirão de combate ao mosquito da dengue no Distrito Padre Cícero

O Governo Municipal de Milagres, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nesta sexta-feira, dia 15, no Distrito Padre Cícero, um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Os trabalhos serão realizados pelos agentes de endemias e agentes de saúde que visitarão as residências, especialmente àquelas que se mostram resistentes às ações de combate ao mosquito, orientando e conscientizando os moradores sobre os cuidados para evitar as arboviroses.

Um caminhão vai oferecer suporte coletando o chamado 'lixo volumoso' como moveis e cadeiras velhas.

Já na quinta-feira, dia 14, uma equipe da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Serviços Públicos realiza um trabalho de limpeza nas ruas e coleta dos resíduos.

O Distrito Padre Cícero é uma das localidades do município que apresentam maior incidência de infestação do Aedes aegypti.

#Saúde 13/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Milagres avança na saúde e vai receber selo Atenção Primária de Qualidade do Ministério da Saúde A média do município de Milagres em 2018 era em torno de 3,70. Este ano, contudo, esse índice subiu para 7,85, o que qualificou Milagres para o recebimento do selo
#Saúde 11/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Dia D da Campanha de Atualização da Caderneta de Vacinação de Crianças e Adolescentes acontece no próximo sábado Os trabalhos serão realizados de 8h00 às 11h30, nos postos de saúde da sede do município
#Saúde 05/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria de Saúde divulga cronograma semanal de vacinação contra a Covid-19 As pessoas devem comparecer na Secretaria de Saúde portando o Cartão de Vacinas e CPF
#Saúde 01/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Milagres inicia outubro sem casos ativos de Covid-19 Trata-se do primeiro levantamento divulgado pela Secretgaria de Saúde sem indicar casos da doença desde maio de 2020
#Saúde 30/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Cinco localidades estão com alto índice de infestação predial para dengue Foram registrados este ano nove casos confirmados de dengue com um evoluindo para classificação de dengue grave
#Saúde 27/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria de Saúde divulga cronograma de vacinação semanal contra a Covid-19 É necessário que todos compareçam à Secretaria de Saúde portando o CPF e Cartão de Vacinação.
#Saúde 22/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Milagres lidera vacinação de adolescentes no Cariri Leste 82,92% deste público já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19
#Saúde 21/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE 42% dos moradores de Milagres já receberam a primeira e segunda dose da vacina contra a Covid-19 Já foram aplicadas no município, até 20/09/2021, 31.368 doses de vacinas contra a Covid-19
#Saúde 20/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria de Saúde divulga cronograma semanal de vacinação contra a Covid-19 Todas as vacinações ocorrerão na Secretaria de Saúde e as pessoas devem comparecer portando CPF e cartão de vacinação
#Saúde 14/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria de Saúde divulga cronograma de vacinação contra a Covid-19 Estão previstas imunizações de D1 e D2 tendo como local a sede da Secretaria de Saúde
#Saúde 08/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria de Saúde realiza segunda chamada para dose 2 da vacina Astrazeneca/Fiocruz A imunização ocorre na sede da Secretaria de Saúde e todos devem comparecer com CPF e cartão de vacina, além de obedecer aos horários estabelecidos
#Saúde 31/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Milagres inicia Campanha Setembro Amarelo com foco na saúde mental A programação começa com exposição de faixa no sinal de trânsito próximo ao Hospital Nossa Senhora dos Milagres e divulgação de vídeo nas mídias sociais e secretarias municipais.
#Saúde 30/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria de Saúde convoca população para tomar segunda dose da vacina contra a Covid-19; veja listas Serão vacinadas as pessoas que tomaram as primeiras doses nas seguintes datas: Astrazeneca/Fiocruz até dia 18/06/21; Pfizer até dia 22/06/21 e Coronavac/Butantan até dia 13/08/21.
#Saúde 21/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria de Saúde de Milagres convoca população para tomar segunda dose da Coronavac e Astrazeneca; veja listas As pessoas convocadas devem comparecer portando o CPF e o cartão de vacinas
#Saúde 17/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Milagres vacina público geral de 18 a 29 anos nesta quarta-feira; veja lista Os trabalhos serão realizados no Ginásio Heltinho, no horário das 08h00 às 11h00
#Saúde 12/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Governo Municipal inaugura Centro de Reabilitação Raimunda Ileda de Figueiredo O Centro de Reabilitação foi criado com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Primária, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços
#Saúde 11/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Governo Municipal de Milagres convoca população vacinada até 2 de junho a tomar segunda dose da AstraZeneca Na lista de convocados estão trabalhadores da educação, portadores de comorbidade, deficientes permanentes e trabalhadores da força e segurança
#Saúde 09/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE COVID 19: Milagres vacina público geral de 27 anos acima nesta terça-feira Vacinação vai ocorrer por ordem de chegada e somente as pessoas com a referida idade e devidamente cadastradas na Plataforma Saúde Digital devem comparecer
#Saúde 05/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE COVID-19: Milagres vacina público geral de 31 anos acima nesta sexta-feira Serão disponibilizadas 200 doses para as primeiras pessoas que comparecerem, com a referida idade e devidamente cadastradas na Plataforma Saúde Digital
#Saúde 03/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria de Saúde de Milagres vacina pessoas de 32 anos acima contra a Covid-19 nesta quarta A vacinação terá como local a Secretaria de Saúde no horário de 8h às 11h. Todos devem comparecer com RG, CPF e comprovante de residência.
#Saúde 02/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Milagres vacina população geral de 34 a 35 anos nesta segunda; veja lista Os convocados devem comparecer na Secretaria de Saúde com RG, CPF e comprovante de residência.
#Saúde 31/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria de Saúde de Milagres diz que mutirão de exames citopatológicos e de avaliação de mamas, atingiu finalidade Unidades de Saúde continuarão realizando os exames durante toda a semana (de 2 a 6 de agosto) no horário normal de funcionamento
#Saúde 31/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Quase 19 mil vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas em Milagres 778 pessoas foram vacinadas com o imunizante de dose única. 13.193 pessoas já receberam a primeira dose e 4.854 já estão imunizados com as duas doses
#Saúde 31/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Número de recuperados da Covid-19 em MIlagres se aproxima do número de casos confirmados Já são 3.208 casos confirmados, enquanto 3.131 é o número de recuperados. A diferença entre confirmados e recuperados é apenas de 77 casos
#Saúde 27/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Governo Municipal de Milagres lança programa Previne Sim com foco inicial nas mulheres A ideia é fazer em três dias a quantidade de exames programados para um ano. A secretaria está garantindo entregar os exames em até sete dias.
#Saúde 26/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria de Saúde aplica segunda dose da vacina Coronavac/Butantan nesta terça; veja lista de pessoas convocadas Os trabalhos serão realizados na Secretaria de Saúde, no horário de 8h00 às 11h00. A secretaria solicita às pessoas que não faltem ao chamamento, em hipótese alguma.
#Saúde 24/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria de Saúde vai realizar mutirão de Exames Citopatológicos e Avaliação de Mamas A meta traçada é realizar mil exames no período de 27 a 29 de julho
#Saúde 22/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria de Saúde vacina pessoas de 35 anos nesta sexta; veja lista Os trabalhos serão realizados, de 8h às 11h, na Secretaria de Saúde. Os convocados na lista abaixo, devem comparecer com RG, CPF e comprovante de residência.
#Saúde 14/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Governo Municipal vai entregar tablet a agentes de saúde e de endemias Serão beneficiados 71 Agentes Comunitários de Saúde e 21 Agentes de Endemias
#Saúde 12/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria de Saúde vacina população de 43 a 50 anos nesta terça; veja lista Convocados deverão comparecer com RG, CPF e comprovante de residência
#Saúde 06/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria de Saúde vacina população de 36 a 39 anos nesta quarta; veja lista A população geral com idade acima de 39, ainda não vacinada, também poderá comparecer mesmo que o nome não esteja na lista, desde que esteja cadastrada no Saúde Digital.
#Saúde 02/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria de Saúde reforça pedido de cooperação da população no combate as arboviroses Milagres fechou o primeiro semestre do ano com 13 casos confirmados de arboviroses.
#Saúde 02/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria de Saúde vacina população de 40 a 45 anos na segunda-feira; veja lista Convocados deverão comparecer com RG, CPF e comprovante de residência
#Saúde 29/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria de Saúde vacina população de 45 a 49 anos nesta quarta; veja lista Os convocados deverão comparecer com RG, CPF e comprovante de residência
#Saúde 28/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria de Saúde vacina população de 50 a 59 anos nesta terça; veja lista A lista de pessoas convocadas foi retirada da plataforma Saúde Digital atualizada até 28/06/21 as 11:00
#Saúde 24/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria de Saúde realiza novo mutirão de vacinação contra a Covid-19 nesta sexta; veja lista Todos deverão comparecer com comprovante de residência, documento oficial com foto e CPF.
#Saúde 18/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE COMUNICADO IMPORTANTE DA SECRETARIA DE SAÚDE

O Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem prestar esclarecimentos e condutas no que se refere a Vacinação contra Covid-19 que fora programada para os dias 17, 18 e 19.

Fica decidido:

- A relação nominal que está programada para sábado, dia 19/06/21, permanece confirmada e todas as pessoas deverão comparecer em horário e local marcado.

- As pessoas que estavam agendadas para os dias 17 e 18/06, e que não tiveram seu nome incluso na relação do sábado, dia 19/06, deverão comparecer na Secretaria de Saúde nos dias 21/06 e 22/06, das 08h às 11h.

- Em todas as situações, os usuários deverão apresentar comprovante de residência, documento oficial com foto e CPF.

Vale ressaltar que, estamos utilizando um sistema novo e que apresenta inconsistências no que se refere ao banco de dados e agendamentos. As atualizações acontecem diariamente, inclusive com pessoas com idade mais avançada, e que não receberam doses, fato que justifica a realização de busca ativa constante desse público.

Para maiores esclarecimentos, orientamos a população a entrar em contato diretamente com a Secretária de Saúde.

#Saúde 17/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria de Saúde vacina pessoas de 50 a 30 anos neste sábado; veja lista As pessoas que irão receber as doses foram retiradas da Plataforma Saúde Digital atualizada até 17/06/21 as 15:00hs.
#Saúde 17/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Milagres é contemplado com repasse mensal de R$ 161 mil para instalação de clínica de obstetrícia no Hospital Madre Rosa Dos 45 municípios da região, 20 hospitais foram contemplados, sendo 10 em obstetrícia e anestesia, como o de Milagres
#Saúde 16/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Milagres é o quinto município do Estado com maior número de cadastros validados no Saúde Digital Acima de Milagres se encontram cidades do porte de Crato, Sobral, a capital Fortaleza e Guaramiranga.
#Saúde 16/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria de Saúde vacina população de 59 a 56 anos nesta quinta; veja lista A população deverá comparecer portando comprovante de residência, documento oficial com foto e CPF.
#Saúde 15/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria de Saúde vacina pessoas de 41 a 44 anos nesta quarta-feira; veja lista As pessoas convocadas devem comparecer ao local com comprovante de residência, documento oficial com foto e CPF
#Saúde 13/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria de Saúde realiza novos mutirões de vacinação contra Covid-19 nos dias 15, 17 e 18 de junho; veja listas Para o dia 15 foram chamados os Trabalhadores da Educação do Ensino Básico, Gestantes e Puérperas, Trabalhalhadores da Saúde e pessoas com comborbidades e deficiência permanente
#Saúde 10/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria de Saúde vacina população de 59 a 42 anos nesta sexta; veja lista Vacinação vai acontecer no Patronato Zefinha Gomes
#Saúde 09/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria de Saúde convoca novas pessoas de 59 a 56 anos para vacinação nesta quinta; veja lista As pessoas que irão receber as doses foram retiradas da Plataforma Saúde Digital atualizada até 09/06/21 as 15:00hs
#Saúde 07/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Mutirão vacina mais de 1.300 pessoas contra a Covid-19 em Milagres Ação só foi possível devido o avanço nas fases anteriores. Apenas Milagres e Brejo Santo, do Cariri Leste, foram autorizados a iniciar a vacinação das pessoas de 18 a 59 anos.
#Saúde 07/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria de Saúde vacina trabalhadores da educação, pessoas com comorbidades e gestantes nesta terça; veja listas Os grupos prioritários a receber as doses foram retirados da plataforma Saúde Digital atualizada até 07/06/21 as 10:00hs
#Saúde 04/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Domingo é dia de vacinar a população de 45 a 59 anos; veja listas Todos devem comparecer a Secretaria de Saúde munida de CPF, documento com foto e comprovante de residência.
#Saúde 01/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Governo Municipal reverte decisão de devolução de recursos ao Ministério da Saúde e vai finalizar UBS's O município não mais vai necessitar devolver os valores, mas se comprometeu em finalizar as obras com recursos próprios
#Saúde 31/05/2021 GABINETE DO PREFEITO Editado novo decreto com medidas restritivas de isolamento social; veja o que pode funcionar e em que horários O comércio de rua, incluindo restaurantes, pode funcionar de 7h00 às 13h00 com limite de 40% da capacidade.
#Saúde 28/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria de Saúde realiza 4º Mutirão de Vacinação contra a Covid-19; veja listas de pessoas Mutirão acontece na próxima segunda-feira na Arena Milagres
#Saúde 28/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria de Saúde divulga novas listas de vacinação de portadores de comorbidades e deficiência permanente Novo mutirão de vacinação para este público acontece na terça-feira, dia 1º de junho
#Saúde 27/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Milagres vacina 85% do público alvo da 3ª fase e é o 1º município do Cariri Leste autorizado a iniciar a 4ª fase Até ao final desta quarta-feira (26), Milagres havia vacinado 85,52% do público alvo da terceira fase de imunização
#Saúde 25/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria de Saúde realiza segundo dia do Mutirão de Vacinação contra a Covid-19; veja listas Vacinação acontece nesta terça-feira na Arena Milagres (antigo Lacerdão)
#Saúde 24/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Governo realiza Mutirão de Vacinação contra a Covid-19 e lança campanha Vacinação Solidária A Campanha Vacinação Solidária, liderada pela Primeira Dama Sônia Moreira de Figueiredo, objetiva arrecadar 1 (um) kg de alimento não perecível de cada pessoa vacinada
#Saúde 20/05/2021 GABINETE DO PREFEITO Governo Municipal estabelece toque de recolher e horário de funcionamento de atividades econômicas Uma das medidas do decreto é “toque de recolher” que será observado diariamente, das 19h às 5h.
#Saúde 17/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Equipe do Hospital Nossa Senhora dos Milagres recebe treinamento para uso dos capacetes Elmo Hospital também fez a contratação de um profissional responsável pela fisioterapia respiratória diária nos pacientes acometidos pela Covid-19
#Saúde 12/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Milagres é o primeiro município do Cariri a iniciar terceira fase da vacinação contra a Covid-19 e é destaque em jornal Nesta nota etapa de vacinação estão sendo contempladas pessoas com deficiência permanente, comorbidades, grávidas e puérperas
#Saúde 12/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Dia da Enfermagem é celebrado com movimento pela aprovação de piso salarial nacional da classe A proposta contempla a criação de um piso salarial nacional de R$ 7,3 mil mensais para enfermeiros, de R$ 5,1 mil para técnicos de enfermagem
#Saúde 09/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE 10% da população de Milagres já recebeu a segunda dose da vacina contra a Covid-19 Apenas 58 municípios do Estado atingiram ou ultrapassaram a marca
#Saúde 07/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Começa terceira fase da campanha de vacinação contra a Covid 19; saiba detalhes e baixe atestado médico padrão Com exceção de gestantes e puérperas, TODOS os usuários deverão fazer o cadastro na Plataforma Saúde Digital
#Saúde 04/05/2021 GABINETE DO PREFEITO Prefeito diz que cerca de 15% da população está vacinada contra a Covid-19 Gestor participou como convidado do programa 'Centro Sul em Debate' da TV Centro Sul de Iguatu
#Saúde 04/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Milagres é o município que mais aplicou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no Cariri Leste Em linhas gerais 98% das pessoas dos primeiros grupos prioritários de vacinação já receberam a primeira dose
#Saúde 29/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Quatro localidades apresentam risco para arboviroses em Milagres A cada dois meses são avaliadas dezesseis localidades cadastradas, entre bairros, distritos e comunidades rurais.
#Saúde 12/04/2021 GABINETE DO PREFEITO Deputado André Figueiredo anuncia emendas para Milagres para saúde e esporte André Figueiredo anunciou o envio imediato de emenda no valor R$ 450 mil para atender ações na saúde
#Saúde 12/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Começa vacinação contra a gripe e Agentes de Saúde vão agendar data e horário Vacinação começa atendendo crianças, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde
#Saúde 01/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Mais de 50 bolsas de sangue são coletadas pelo Hemoce em Milagres Houve o comparecimento de 59 doadores, mas cinco estavam inaptos,
#Saúde 30/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Campanha de vacinação contra a Covid-19 mobilizou mais de 40 profissionais no último domingo 98% dos idosos na faixa etária 65 a 69 anos foram vacinados
#Saúde 29/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Em pleno domingo, Governo Municipal vacina 380 idosos da sede contra a Covid-19 Governo Municipal abriu os postos de saúde da sede, em pleno domingo, para receber os idosos de 65 a 69 anos
#Saúde 25/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Milagres lidera vacinação de idosos de 70 a 74 anos no Cariri Leste 90,43% dos idosos de 70 a 74 anos já receberam a primeira dose da vacina
#Saúde 22/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Milagres inicia vacinação contra a Covid-19 nos idosos de 70 a 74 anos A Secretaria de Saúde informa que as equipes de vacinação vão se dirigir às residências dos idosos.
#Saúde 22/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Governo Municipal publica nome das pessoas já vacinadas contra a Covid-19 Município atende recomendação do Ministério Público.
#Saúde 20/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Milagres lidera vacinação de idosos acima de 75 anos no Cariri Leste O vacinômetro da região mostra que Milagres já vacinou 97,88% dos idosos na faixa etária acima mencionada
#Saúde 15/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Cresce número de casos graves da Covid-19 e Governo Municipal pede ajuda da população "Nesta segunda onda da pandemia, o inimigo invisível ficou mais forte”, alertou o prefeito.
#Saúde 10/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Milagres não tem caso confirmado de arboviroses este ano Atualmente, há apenas seis casos notificados, mas ainda sem confirmação.
#Saúde 09/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Hospital Nossa Senhora dos Milagres tem oxigênio necessário para atender população O Hospital Nossa Senhora dos Milagres dispõe de estrutura adequada para receber pacientes com exames confirmados da Covid-19.
#Saúde 03/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Campanha de doação de sangue em Milagres ocorre dia 31 de março Os trabalhos ocorrerão na sede da Secretaria de Saúde no Bairro Missionárias.
#Saúde 02/03/2021 GABINETE DO PREFEITO Governo de Milagres formaliza adesão preliminar a consórcio para compra de vacinas contra Covid Documento foi encaminhado à Frente Nacional de Prefeitos (FNP) que lidera a ação.
#Saúde 19/02/2021 GABINETE DO PREFEITO Decreto Municipal estabelece novas medidas de combate a pandemia do coronavírus Documento respalda as disposições previstas no Decreto nº 33.936 do Governo do Estado do Ceará.
#Saúde 08/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE COMUNICADO SECRETARIA DA SAÚDE Convocação de profissionais lotados em instituições de caráter privado
#Saúde 27/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria da Saúde define critérios para vacinação de idosos contra Covid-19 Nos próximos dias o município espera receber 363 doses de vacina.
#Saúde 20/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Governo Municipal vacina idosos da ABEMEL contra a Covid-19 A Associação Beneficente Manduca e Letícia (ABEMEL) recebeu a visita dos técnicos da Secretaria da Saúde que realizaram a vacinação de todos os idosos
#Saúde 19/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Milagres inicia campanha de vacinação contra a Covid-19 No lançamento da campanha foram vacinados dois profissionais que estão no enfrentamento ao vírus desde o inicio da pandemia.
#Saúde 18/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria da Saúde define locais de vacinação contra a Covid-19 As vacinas serão aplicadas nas 13 unidades básicas que compõem a rede municipal de saúde
#Saúde 15/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Prefeito visita UBS da Carnaúba e analisa possibilidade de abri-la para atendimento ao público A ideia inicial é viabilizar pelo menos sete cômodos para atendimento
#Saúde 13/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Prefeito visita UBS da Santa Catarina e projeta abri-la para atendimento a população Prefeito pretende usar recursos próprios na execução das obras.
#Saúde 08/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Com 2 casos em recuperação, Milagres se destaca em ações de combate a COVID-19

O município de Milagres se destaca por sua atuação no combate ao coronavírus. Os resultados dos últimos boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, atestam a eficácia do trabalho realizado pela prefeitura, em parceria com o governo do estado e a união. Apesar dos números atuais tranquilizarem a população, o município contabiliza 2 óbitos.

As equipes em suas diversas frentes que integram o serviço de saúde do município atuam desde o início da pandemia, o que até o momento, tem conseguido manter o número de infectados abaixo da média vivenciada pelas demais cidades do cariri. Segundo o último boletim, Milagres, tem 175 casos notificados, sendo 127 descartados. Dos 26 casos confirmados, 22 já foram curados.

Dentre as ações de destaque, estão a agilidade em abrir um hospital exclusivo com 33 leitos disponíveis, dobrar as equipes de fiscalização para o cumprimento dos decretos de isolamento social, bem como, aqueles que atuam na atenção e cuidados com aos casos existentes. A assistência social e a educação tem papel fundamental nessa luta com a distribuição alimentos pela cozinha comunitária, máscaras produzidas por profissionais do município, além de cestas básicas as famílias em vulnerabilidade.

Vale ressaltar que o município manteve o sistema de barreiras sanitárias funcionando 24 horas com o revezamento de equipes pelo período de 15dias, diminuindo o fluxo de entrada e saída de veículos e pessoas. O zelo com a montagem de estrutura com tendas, cadeiras e profissionais higienizando o local e demais ruas da cidade, trouxeram mais comodidade e segurança aos beneficiários dos programas estadual e federal, enquanto aguardavam pelo o seu recebimento nas agencias bancárias e lotéricas.

ASCOM

Governo Municipal de Milagres

#Saúde 27/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Equipe da UBS do Distrito do Fronteiro realiza trabalho de distribuição de máscaras a população

O Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria de Saúde em conjunto com a Secretaria do Trabalho e Assistência Social, realizaram nesta quarta-feira, 27, no Distrito do Fronteiro, um mutirão de trabalho para conscientizar a população, a cerca da necessidade de obedecerem ao distanciamento social e o uso da máscara, devido à pandemia do coronavírus.

Toda a ação foi motivada pela equipe da Unidade Básica de Saúde do Distrito do Fronteiro, capitaneada pelo médico Dr. João Paulo, que fez a solicitação a Secretaria do Trabalho e Assistência Social. Os profissionais se mobilizaram e realizaram a distribuição de máscaras entre os funcionários do Posto Magnólia 14, lavadores e demais populares do Distrito do Fronteiro.

"Precisamos unir forças para que possamos combater a disseminação do coronavírus. Esse trabalho faz parte do compromisso que assumimos de zelar pela saúde da população. Motivamos toda a equipe e saímos em campo para fazermos esse trabalho de conscientização sobre a importância do distanciamento social, além de se prevenir com o uso da máscara, em caso de necessidade de sair de casa", disse Dr. João Paulo.

ASCOM

Governo Municipal de Milagres

#Saúde 22/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE COVID-19 Prefeitura de Milagres intensifica campanhas de conscientização em carros de som, panfletos e cartazes

As inúmeras ações realizadas pelo Governo Municipal de Milagres tem como objetivo conscientizar a população a cerca da gravidade da situação em que passa o país, devido a pandemia do coronavírus. Apesar de todos os alertas, o município vem aumentando os casos da covid-19, o que, segundo o gestor municipal, todas as ações estão sendo intensificadas, além das medidas mais rígidas com a adoção do "lockdown".

"Existe um certo relaxamento por parte da população em relação as medidas que temos adotado todos os dias. Os riscos são claros com esse vírus e precisamos do apoio de todo mundo, seja de grupo de risco ou não. A obrigação de nos prevenir é de todos. Estamos reforçando campanhas em todo o município, inclusive, com carros de som e cartazes", asseverou o Secretário de Saúde.

Outra medida adotada foi o fechamento das entradas da cidade com o controle total de entrada e saída de veículos. Apenas duas entradas ficam permitidas contando com equipes de trabalho e vigilância 24 horas. "Com o fechamento, estamos buscando resolver, também, o problema que diz respeito a vans e ônibus clandestinos que estavam adentrando a cidade sem qualquer fiscalização", finalizou o titular da pasta.

ASCOM

Governo Municipal de Milagres

#Saúde 20/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Ruas e avenidas são higienizadas novamente após aumento de casos da covid-19

A Prefeitura Municipal de Milagres voltou a higienizar e pulverizar ruas e avenidas nessa terça-feira (19), após o aumento no número de casos suspeitos e confirmados do cornavírus. De acordo com o último boletim epidemiológico publicado pela Secretaria de Saúde, já somam 83 casos notificados, sendo 43 descartados, 25 em investigação e 15 confirmados.

Os serviços que estão sendo realizados na sede do município, também, serão executados nos distritos e vilas, levando em consideração o surgimento de casos, estes, terão prioridade na pulverização. Nesse segundo momento, os trabalhos estão sendo feitos apenas com bombas costais, devido uma maior eficiência constatada pelos técnicos da secretaria de saúde.

Segundo afirmou a equipe de trabalho, todos os logradouros públicos que compreende o maior fluxo de pessoas durante o dia foram pulverizados. "Tivemos o cuidado de higienizar todo o centro comercial, onde há maior movimentação, principalmente, nas imediações das agências bancárias e lotérica", disse Sidney Sampaio, que é agente de endemias do município.

ASCOM

Governo Municipal de Milagres

#Saúde 15/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Novo decreto tornam mais rígidas medidas de combate a COVID-19 em Milagres

O Governo Municipal de Milagres, através do chefe do Executivo, sancionou nesta quarta-feira, 13, novo decreto intensificando as medidas de enfrentamento ao coronavírus. O documento que tem base na Lei nº 13.979, de 06 de fevereiro de 2020, dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública em decorrência do crescente número de suspeitos e de casos confirmados da COVID-19 no município.

De acordo com o novo decreto, fica proibido o comércio de vendedores ambulantes, inclusive crediaristas em todo o município, estando proibida, também, a permanência e aglomeração de pessoas nos espaços públicos e bens de uso comum, visando evitar a proliferação do vírus na cidade. Outra proibição trata do consumo de bebidas alcoólicas em quaisquer logradouros públicos.

Segundo as novas medidas adotadas, fica proibida a circulação de pessoas nas vias públicas para utilização do espaço na prática de exercícios físicos ou de lazer, e ainda, não será permitida a aglomeração de pessoas em locais ou espaços públicos e privados, bem como, a realização de eventos privados que promovam o acúmulo de pessoas. A população pode e deve contribuir fazendo as denúncias às equipes de fiscais e a polícia militar de plantão 24 horas.

ASCOM

Governo Municipal de Milagres

#Saúde 15/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Unidade Sentinela inicia funcionamento 24 horas para tratamento exclusivo da COVID-19

Em Milagres o número de casos notificados do novo coronavírus tem aumentado nos últimos dias, diante do novo quadro epidemiológico, a gestão municipal finalizou os trâmites legais para abertura da unidade sentinela para tratamento exclusivo de pacientes suspeitos e confirmados com a covid-19. O funcionamento que tem início nesse sábado (16), em regime de plantão 24h no prédio do Hospital Municipal Nossa Senhora dos Milagres.

Segundo a Secretaria de Saúde, o Hospital e Maternidade Madre Rosa Gattorno, que antes já atendia a população, exclusivamente, na área de ginecologia e obstetrícia, agora passa a funcionar com atendimento geral de urgência e emergência com equipe médica disponível todos os dias. A ação beneficia a população que passa a contar com os dois hospitais funcionando 24 horas, a exemplo da base do Serviço Atendimento Móvel de Urgência - SAMU.

As mudanças visam atender a população ofertando saúde com mais qualidade, que passa a contar com 33 leitos exclusivos para tratamento do coronavírus na unidade sentinela, bem como, os demais leitos para demais tratamentos no Hospital e Maternidade Madre Rosa Gattorno. "A gestão trabalha no sentido de avançar na ampliação da oferta de saúde gratuita e de qualidade aos milagrenses", asseverou o Secretário de Saúde.

ASCOM

Governo Municipal de Milagres

#Saúde 27/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE COVID-19 Prefeitura higieniza ruas e vai investir em novos leitos para o Hospital Municipal

Em reunião na manhã desta segunda-feira, 27, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, o prefeito municipal, anunciou novas medidas que estão sendo adotadas para o enfrentamento da pandemia do coronavírus. Pelas redes sociais, o gestor anunciou a autorização para a aquisição de novos leitos para o Hospital Municipal Nossa Senhora dos Milagres, somando mais de 30 no total, após finalizada as compras.

Ele informou ainda, a sua busca junto a Secretaria de Saúde do Estado, 5 aparelhos respiradores, além de mais 3 que será licitando pelo próprio município. "Com esses novos aparelhos, vamos somar com o já existente na sala de estabilização do hospital. Além desses itens, estamos comprando aparelhos para medição de temperatura que serão utilizados, também, pelas equipes das barreiras sanitárias", afirmou.

No último domingo, foram realizados os serviços de higienização e desinfestação das ruas da cidade com um trator pulverizador, além do trabalho realizado pelos agentes de endemias com a limpeza de vários locais com bombas costais. A ação contou com a participação de equipes da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Segurança Pública, Cidadania e Defesa Social, bem como, agentes do DEMUTRAN.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o empresário Raimundo Hálamo, cedeu a máquina utilizada para a pulverização.

ASCOM

Governo Municipal de Milagres

#Saúde 21/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Após confirmação do primeiro caso ruas serão higienizadas e desinfetadas pela prefeitura municipal

Durante entrevista concedida nessa última segunda-feira, 20, o Prefeito Municipal de Milagres, falou sobre a confirmação do primeiro caso do coronavírus na cidade, informando ainda, sobre as medidas adotadas pela Secretaria de Saúde que está acompanhando o paciente e os seus familiares. O gestor frisou a prorrogação de todos os decretos municipais, por mais 15 dias, a exemplo do que fez o governador Camilo Santana no estado.

Com a confirmação do primeiro caso da covid-19 no município, a Secretaria de Saúde, procederá com a desinfestação das principais ruas da cidade, onde prevalece o maior fluxo de pessoas, apesar das medidas de distanciamento social. Segundo informou a pasta, os serviços devem ocorrer até o final dessa semana e serão utilizados caminhões e bombas costais pelos agentes de endemias.

Outro ponto frisado na entrevista tratou de maior rigor na fiscalização do cumprimento dos decretos. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, Cidadania e Defesa Social, as barreiras sanitárias serão intensificadas nas entradas da cidade, além de maior rigor no acompanhamento de filas das agências bancárias e casas lotéricas. A pasta informou que o descumprimento será passível de multa.

ASCOM

Governo Municipal de Milagres

#Saúde 21/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Grendene faz doação de equipamentos de proteção individual ao município de Milagres

Ao observar a escassez de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) nas instituições de saúde do país, a Grendene, empresa farroupilhense produtora de calcados, está produzindo e doando 25 mil kits de proteção para profissionais de saúde. Cada kit é composto por jaleco, touca, protetor para pés e máscaras faciais.

De acordo com o Diretor de Relações com Investidores da empresa, Luiz Antônio Moroni, quem está costurando e confeccionando os materiais são os próprios colaboradores da Grendene. "Nós paramos de produzir sapatos por uns dias e estamos produzindo os equipamentos de segurança para a área médica, para estar ajudando na prevenção do coronavírus", destaca.

O Secretário Executivo de Saúde do município, Dr. Jorge Samuel, ressaltou a importância da parceria e agradeceu. "Compromisso social, ação de confecção de EPI pela Grendene S/A para serem doados aos municípios. Expresso aqui os mais sinceros agradecimentos em nome da secretaria de saúde de Milagres pela doação de jalecos, toucas e protetores faciais para nossos profissionais enfrentarem essa luta contra o COVID 19", afirmou.

ASCOM

Governo Municipal de Milagres

#Saúde 18/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE COVID-19 Prefeitura vai investir em reformas e demais melhorias nas Unidades Básicas de Saúde

O novo cenário de pandemia que já vitimou milhares de pessoas em todo o mundo, provocou mudanças em toda a rotina do planeta. Em meio ao distanciamento social, os governos tem se reinventado em suas rotinas, na busca de proteger a população contra um inimigo letal, o coronavírus. O Ministério da Saúde começa a prestar socorro aos municípios, para que estes possam colocar em prática os seus planos emergenciais.

Durante essa semana, o gestor municipal de Milagres, acompanhado de secretários, esteve visitando as Unidades Básicas de Saúde do município, para fazer um levantamento das suas necessidades, e assim, com o diagnóstico em mãos, trabalhar em melhorias de suas estruturas físicas, além de realizar a aquisição de suprimentos para que, as equipes possam trabalhar contando com mais recursos disponíveis, oferecendo melhores condições de atendimento às famílias.

Segundo afirmou o prefeito municipal, a ideia é que as pessoas tenham mais saúde e com mais qualidade, estando mais próximo de suas residências, evitando um maior deslocamento, devido ao cumprimento do isolamento social, em decorrência da COVID-19. Ele destacou ainda que, a busca pelos hospitais, deve ser priorizada somente em casos graves e que necessitem de internamento, e ainda, outros procedimentos de urgência e emergência.

ASCOM

Governo Municipal de Milagres

#Saúde 21/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Milagres receberá o carro fumacê nessa segunda-feira, 23

Como mais uma medida tomada pelo Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria de Saúde, em meio à atenção, também, as arborivores, a cidade receberá o carro fumacê na próxima segunda-feira, 23, após solicitação feita a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da regional de Brejo Santo e que foi atendida.

Desde o início da aparição de casos ligados as arbovirores, a Secretaria Municipal de Saúde, segue monitorando todos os territórios com a intensificação do trabalho das equipes de vigilância em saúde, agentes comunitários de endemias e agentes comunitários de saúde. Outras medidas adotadas para maior conscientização foi à realização de campanhas e mutirões envolvendo a população.

A pulverização já vem ocorrendo no município com a atuação dos agentes de endemias com bombas costais. Nesse caso, o serviço é realizado apenas nos locais identificados como foco do mosquito, o que ocorreu em algumas comunidades rurais. A Secretaria de Saúde solicita a participação da população, abrindo portas e janelas, quando da passagem do veículo pulverizador.

ASCOM

Governo Municipal de Milagres

#Saúde 20/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE O que é coronavírus? (COVID-19) O que você precisa saber e fazer para se prevenir. Medidas comuns do dia a dia, como lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações, reduzem o contágio da doença.
#Saúde 18/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Hospital Municipal e Secretaria de Saúde recebem câmeras de monitoramento

Visando dar maior segurança aos equipamentos públicos e aos seus usuários, o Governo Municipal de Milagres, através das Secretarias de Saúde e de Segurança Pública, instalou câmeras de monitoramento no Hospital Municipal Nossa Senhora dos Milagres e na sede da secretaria. A medida contribuirá, também, para apurar supostos casos de desrespeito e abusos que venham a ser cometidos, no âmbito dessas instituições.

Para o Secretário de Segurança Pública, Cidadania e Defesa Civil, Tenente Georges Freitas; "A segurança é um elemento essencial para qualquer tipo de ambiente. Em uma sociedade na qual a violência tem se tornado mais frequente, mais intensa, mais flagrante, é algo cada vez mais presente e gritante, preocupar-se com a segurança da população e dos equipamentos públicos. Nesse sentido, os benefícios da utilização de câmeras de segurança são de grande importância", asseverou.

Já a Secretária de Saúde ressaltou o investimento feito na instalação dos equipamentos. "As câmeras de segurança podem e devem ser utilizadas, principalmente, nesses equipamentos quando do seu funcionamento, ou seja, deve funcionar também em horários em que existam funcionários naquele ambiente, possibilitando ter um controle maior e mais efetivo sobre tudo que ocorre a estes ambientes nos períodos de circulação mais intensa", finalizou Leylane Dantas.

ASCOM

Governo Municipal de Milagres

#Saúde 10/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria de Saúde mobiliza população para mais uma caminhada de combate as arboviroses

O Governo Municipal de Milagres, por meio da Secretaria de Saúde, promove mais um evento de combate às arboviroses. A concentração será na sede da prefeitura as 7:30h, amanhã, quarta-feira, 11. O chamamento é feito a toda população para que aconteça um maior engajamento, mediante os riscos de epidemia divulgados pelo Ministério da Saúde, incluindo todo o Estado do Ceará como zona de risco.

A Secretária Municipal de Saúde, Dra. Leilany Dantas Varela, enfatizou a importância da participação de todos em mais esse movimento de conscientização, tendo em vista que, trata-se de um trabalho contínuo. "É preciso que contemos com a colaboração, o envolvimento de todos, governo e sociedade, pois é uma luta diária. Não podemos descansar um só instante, devido o risco de epidemia que estamos em alerta em todo o estado!", enfatizou Leilany.

A caminhada que sairá da prefeitura municipal, passará nas ruas Padre Mizael Gomes, Pinto Madeira, Abílio Cruz, Júlio Sampaio, Travessa Padre Cicero, Geovane Feitosa, Nossa Senhora dos Milagres, José de Alencar, Avenidas Antônia Maria Fernandes e Pedro leite da Cunha, Rua 7 de setembro, Almir Braga, Sousa Preza e Avenida Padre Mizael Gomes.

ASCOM

Governo Municipal de Milagres

#Saúde 10/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Hospital Municipal oferece café da manhã em comemoração ao Dia da Mulher

Na manhã desta terça-feira, 10, o Governo Municipal de Milagres, através do Hospital Municipal Nossa Senhora dos Milagres, ofereceu um café da manhã comunitário em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Durante o café da manhã, uma equipe do hospital realizava serviços à população como; testes rápidos para hepatite B e C, sífilis, HIV e aferição de pressão arterial.

A diretora administrativa da unidade hospitalar, Dra. Aryane Rodrigues, justificou a realização como um momento motivacional e de prestação de serviços à população, através do comprometimento de toda a equipe, não somente devido à passagem do dia internacional da mulher, mas pela responsabilidade que é de todos que fazem o equipamento. "Foi gratificante, tendo em vista o compromisso assumido por todos, além de ser um momento de alegria e motivação para todos", disse Aryane.

A procura por testes rápidos vem aumentando em razão da rapidez na ação a ser tomada e também pela melhoria no diagnóstico. A ampliação do acesso ao diagnóstico é um grande desafio aos programas de saúde pública. Com os testes é possível a identificação de sintomas como dengue, zica vírus, malária, hepatite B, HIV, sífilis, além de teste de gravidez e teste de ovulação.

ASCOM

Governo Municipal de Milagres

#Saúde 28/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Milagres sedia oficina sobre regionalização da saúde com participação de secretários e representantes da 19ª região. Milagres sediou nesta quarta-feira (27) a Oficina de Regionalização do Projeto Fortalecimento dos Processos de Governança, Organização e Integração da Rede de Atenção à Saúde. O Projeto é desenvolvido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em parceria com o Ministério da Saúde e o CONASEMS, e tem como foco apresentar o novo processo de regionalização da Saúde.

O evento aconteceu na sala de reuniões da Secretaria da Saúde das 08:30 às 16:00horas com a presença dos Interlocutores indicados no Termo de Compromisso pactuado com o HAOC (secretários e técnicos de saúde) dos municípios que compõe a 19ª Regional, sendo eles: Abaiara, Aurora, Barro, Brejo Santo, Jati, Mauriti, Milagres, Pena Forte e Porteiras. Estiveram também presentes ao evento a Secretária de Saúde Dra. Leilany Dantas, o Secretário Executivo de Saúde Dr. Jorge Samuel e a Coordenadora da Vigilância e Saúde do Município Monísia. A oficina foi ministrada pelos facilitadores do Hospital Alemão Oswaldo Cruz Fátima Vasques, Walter Santos e Janaina Saraiva.

O projeto “Fortalecimento dos Processos de Governança, Organização e Integração da Rede de Atenção à Saúde” prevê a assessoria aos municípios que compõem a 19ª Regional de saúde com o objetivo de fomentar o protagonismo municipal no processo de construção do planejamento da Rede de Atenção à Saúde. A assessoria se dará pela atuação de técnicos junto aos municípios até o final de 2020.


Governo Municipal de Milagres

AssCom
#Saúde 25/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria de Saúde realiza audiência pública para prestação de contas do 2º quadrimestre de 2019 O Governo de Milagres através da Secretaria de Saúde realizará, na próxima quarta-feira (30/10), às 08h00, uma audiência pública referente à Prestação de Contas do 2° Quadrimestre do Exercício de 2019.

O objetivo da audiência é apresentar para a população todos os gastos gerados no quadrimestre maio a agosto. A participação da população é de extrema importância para que todos estejam cientes de como são utilizadas os recursos neste importante setor.

A secretaria da saúde solicitou oficialmente o espaço da Câmara Municipal, no entanto, em virtude de uma reforma na estrutura do teto, a audiência será realizada na sede da Secretaria Municipal da Saúde localizada na Rua José Miguel de Figueiredo - Missionárias - nº 09.

Participe, a presença da comunidade é fundamental para o desenvolvimento do município.


Governo Municipal de Milagres


AssCom

#Saúde 18/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE SAÚDE EM AÇÃO: Prefeito Lielson Landim determina intensificação das ações de combate a Dengue e outras doenças A dengue, Zika e Chikungunya voltaram a avançar em todo o País. De acordo com informações do Ministério da Saúde, de janeiro a agosto deste ano, foram registrados 1,4 milhões de casos, seis vezes mais do que foi registrado no mesmo período do ano passado (205.791). Pelo menos 14 Estados estão em situação de Epidemia. Somente no Ceará, foram confirmados 14.763 casos neste ano, quando no ano passado, somente 3.645 casos foram anotados.
Diante da confirmação do aumento dos casos em todo o país, o Prefeito Municipal de Milagres, Lielson Landim, deixou toda equipe da secretaria de saúde em alerta e, determinou ainda, a intensificação das ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, numa parceria da prefeitura com a Secretaria de Saúde do Ceará. As equipes nas Estratégias de Saúde da Família redobraram a atenção e o trabalho com a realização de mutirões.
A Secretária Municipal de Saúde, Dra. Leylane Dantas, afirmou que tem sido positiva a participação e o envolvimento da população nas ações de combate ao mosquito, na sede e na zona rural. “Já realizamos vários mutirões envolvendo toda a equipe da secretaria e das ESF´S, percorrendo os Bairros do Centro da cidade, também nos bairros Frei Damião, Francisca do Socorro e Casa Própria, além dos Sítios e distritos”, disse Leylane.
PREVENÇÃO DE DOENÇAS DO CORAÇÃO - Nesta terça-feira, 17, a Secretaria realizou uma Campanha de Intensificação de Prevenção das Doenças do Coração, com atendimento médico, de enfermagem, atendimento odontológico, aferição de pressão arterial, medidas, testes de glicemia, testes rápidos, avaliação nutricional e orientações. “As equipes trabalharam no horário noturno das 18h às 22h. Foi um sucesso. A população aproveitou e compareceu em peso aos postos de saúde”, finalizou a secretária.

Governo Municipal de Milagres


AssCom
#Saúde 16/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Campanha de Intensificação de Prevenção às Doenças do Coração O Governo Municipal de Milagres através da Secretaria da Saúde está realizando uma campanha de intensificação de prevenção às doenças do coração! Nesta terça-feira dia 17 de setembro os postos de saúde da zona urbana: Frei Damião, Casa Própria, Edmilson Coelho, Central e das localidades: Água Vermelha, Distritos do Rosário, Fronteiro, Padre Cicero e Café da Linha, irão funcionar no horário noturno das 18 às 22 horas, para dar acesso aos usuários que não podem comparecer durante o dia! Haverá atendimento médico, de enfermagem, atendimento odontológico, aferição de pressão, medidas, testes de glicemia, testes rápidos, avaliação nutricional e orientações! Vamos cuidar do coração!

Realização: Secretaria Municipal da Saúde
Governo Municipal de Milagres "Uma Nova Cidade para Todos"


AssCom


#Saúde 12/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria da Saúde realiza II Mutirão de Controle das Arboviroses nesta sexta, dia 12. O Governo Municipal de Milagres, por meio da Secretaria da Saúde, realizou na manhã desta sexta-feira, dia 12 de julho, mais uma ação preventiva contra as arboviroses. A ação contou com a participação dos agentes de endemias, agentes comunitários de saúde, equipes de saúde da família Frei Damião e Edmilson Coelho, alunos da Escola de Ensino Profissionalizante Irmã Ana Zélia da Fonseca, residentes, usuários do Caps e Comitê Intersetorial de Combate as Arboviroses. Também esteve presente no II Mutirão de Controle das Arboviroses a coordenadora de Vigilância em Saúde Monísia Oliveira.
Na ocasião, as equipes realizaram busca e bloqueio de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, nos bairros Francisca do Socorro e Frei Damião. A ação incluiu, também, um trabalho de orientação à população.
A secretária da saúde Leilany Dantas disse que: “A ação do mutirão é planejada a partir do índice de infestação detectado pelos agentes em visita prévia! Os bairros ou localidades com maiores riscos de apresentar casos são os escolhidos para ações como esta! Convocamos toda a população para estar atenta aos cuidados preventivos, nossa meta é continuar reduzindo os índices e concorrer à nova premiação! Essa luta é Permanente!”, frisou.
Medidas
Para acabar com a proliferação do mosquito é preciso evitar acúmulo de água, latas, pneus e outros objetos. Os vasos de plantas não devem ter pratos. É importante, também, vedar a caixa d’água e manter as calhas limpas. Os vasos sanitários que não estão sendo usados devem ficar fechados.

Governo Municipal de Milagres

AssCom
#Saúde 09/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Saúde Premiada: Milagres adquire um carro e três motos como premiação por redução de arboviroses Em clima festivo o Governo Municipal de Milagres por meio da Secretaria da Saúde e Departamento de Epidemiologia entregou à população milagrense na manhã desta terça-feira (09), 01 (um) carro e 03 (três) motos. Vale ressaltar que essa conquista é o resultado do trabalho sério e comprometido da gestão no combate as arboviroses, onde o Governo do Estado premiou nossa cidade pela primeira vez, em virtude dos baixos índices de dengue, Zika e chikungunya.
A aquisição destes veículos tem como objetivo dar condições aos profissionais da saúde para realização do trabalho, auxiliar o deslocamento das equipes de saúde e apoio nas ações desenvolvidas contribuindo de forma efetiva no atendimento da população.
Esta é mais uma ação que reforça o compromisso do Governo Municipal com a saúde publica da nossa cidade.

Governo de Milagres

AssCom
#Saúde 26/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria da Saúde realiza Audiência Pública para Prestação de Contas do 1° Quadrimestre de 2019 A Secretaria de Saúde de Milagres realizará amanhã, quinta-feira (27/06), às 14h00, uma audiência pública referente à Prestação de Contas do 1° Quadrimestre do Exercício de 2019, na Câmara Municipal.

A audiência tem como objetivo apresentar para a população milagrense todos os gastos com os serviços públicos relativos ao 1º quadrimestre de 2019. A participação da população é de extrema importância para a consolidação da democracia e para que todos estejam cientes de como são utilizados os recursos neste setor.

A prestação de contas atende a legislação vigente no Artigo 36 da Lei Complementar 141/2012, que dispõe sobre os valores mínimos a serem aplicados, anualmente, pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios em ações e serviços públicos de saúde; estabelece os critérios de rateio dos recursos de transferências para a Saúde e as normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde nas três esferas de governo.

A Secretaria de Saúde tem como missão prover ações e serviços para a atenção integral à saúde da população Milagrense, com qualidade, por meio de redes de atenção resolutivas, gestão eficiente dos recursos e valorização do desenvolvimento regional, de modo a promover os princípios básicos do SUS.

A participação da comunidade é fundamental para o desenvolvimento do município.


Governo Municipal de Milagres


AssCom

#Saúde 23/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Secretaria da Saúde realiza atividades durante a semana de enfermagem O Governo de Milagres, por meio da Secretaria da Saúde promoveu um importante encontro em alusão à Semana de Enfermagem 2019, que é um evento científico nacional anual realizado no período de 12 a 20 de maio, período definido entre o dia do Enfermeiro (12) e o dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem (20).
O evento contou com a participação da secretária da Saúde Leilany Dantas, enfermeiros, técnicos de enfermagem.
É o terceiro ano consecutivo que realizamos atividades na Semana de Enfermagem. Na abertura do encontro, a Quadrilha Junina do Distrito do Fronteiro brindou os presentes com um desempenho impecável. Na edição desse ano, o tema foi Educação Permanente em Saúde: Dialogando sobre os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade.
Na oportunidade a Dra. Daiany Dantas fez uma brilhante apresentação sobre a assistência de qualidade no pré-natal, parto e puerpério. O evento contou também com uma mesa redonda com a participação das coordenadoras Monisia Oliveira, Rosa Maria, Euda Batista e uma convidada externa Enfermeira Riviele Santos.
A realização do encontro em alusão à Semana de Enfermagem revela a importância do profissional da enfermagem no contexto da saúde.

Governo Municipal de Milagres

AssCom
#Saúde 15/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Governo de Milagres: Secretaria da Saúde realiza 1º Fórum de Educação Permanente em Saúde Os servidores da saúde de Milagres participaram na manhã desta quinta-feira dia 09, do 1º Fórum de Educação Permanente em Saúde. O evento aconteceu no auditório da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (antigo CSU).
Participaram do fórum os seguintes representantes: trabalhadores e trabalhadoras da saúde, secretaria da educação e assistência social do município, E.E.E.P. Irmã Ana Zélia da Fonseca , Conselho Municipal de Saúde e os residentes da Escola de Saúde Publica do Ceará.
A educação permanente em saúde foi implantada em Milagres a partir de 2017 com a atual gestão. Em 2018 foi implantado o Núcleo de Educação Permanente em Saúde e atualmente por meio do fórum está em construção o Plano Municipal de Educação Permanente. É importante ressaltar que essas são diretrizes do Ministério da saúde e que o município de Milagres está em conformidade.
Durante o fórum, a secretária da saúde Leilany Dantas fez explanação sobre educação permanente em saúde no município e sua importância. “Compreendemos que a saúde é dinâmica, e que os trabalhadores tem que estar em constante capacitação, e essa capacitação deve estar direcionada para a prática do trabalho, para os problemas vivenciados”, frisou a secretária da saúde. A educação permanente no município está sendo coordenada pela enfermeira Rosa Maria Grangeiro Martins.

Governo Municipal de Milagres

AssCom
#Saúde 09/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Governo de Milagres realiza mutirão de combate às arboviroses no bairro Padre Cícero A população do bairro Padre Cícero foi contemplada na manhã desta quarta-feira (08/05), com mais um mutirão municipal de combate às arboviroses. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde, contou com a participação da equipe de Saúde da Família do bairro Padre Cícero, agentes de endemias, o comitê das arboviroses, coordenação da vigilância, e alunos, diretores e professores da Escola Municipal Francisco Gomes de Lucena.
A iniciativa faz parte do plano permanente de controle do Aedes Aegypti e tem como objetivo conscientizar a população em relação à prevenção e eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, zyka e chikungunya.
O mutirão de combate as arboviroses consiste em panfletagem e orientação nas residências sobre os cuidados com o descarte do lixo e demais objetos que podem acumular água favorecendo o proliferação do mosquito transmissor. Vale ressaltar que a campanha contou também com a colaboração da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Serviços Públicos que disponibilizou equipe para coleta de lixo.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, em Milagres foram confirmados apenas dois casos no período de janeiro a abril, o que reflete o bom desempenho do trabalho da vigilância em saúde do Município, porém, os trabalhos de controle, prevenção e conscientização são realizados diariamente pela equipe da Secretaria da Saúde.

Governo Municipal de Milagres

AssCom
#Saúde 02/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Governo de Milagres promove neste sábado (04) Dia “D” Municipal de Vacinação contra Influenza O Governo Municipal de Milagres promove, neste sábado (04) o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza. A ação do dia "D" de vacinação, acontecerá no dia 4/05/2019, a partir das 8 horas da manhã até as 15 horas nos 4 postos da sede (PSFs Central, Casa Própria, Frei Damião e Edmilson Coelho) com a coordenação da Secretaria Municipal da Saúde.
A Secretaria Municipal da Saúde informa que a Campanha de Vacinação contra Influenza acontece desde o último dia 10 de abril e vai até o dia 31 de maio e tem o seguinte grupo prioritário: gestantes, puérperas, crianças a partir de 6 meses até 5 anos, idosos, professores, trabalhadores da saúde, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas.
A meta é imunizar 95% desse público prioritário até 31 de maio, quando encerra a campanha. Para isso a vacina é ofertada em todas as 13 Unidades Básicas de Saúde do município em horário de rotina. Compareça! Previna-se!

Governo Municipal de Milagres

AssCom
#Saúde 16/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Democracia e Saúde: Governo de Milagres realiza VII Conferência Municipal de Saúde O Governo Municipal de Milagres, por meio da Secretaria da Saúde e Conselho Municipal de Saúde realizou a VII Conferência Municipal de Saúde. O evento bastante concorrido aconteceu na manhã desta segunda-feira (15), no auditório da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (antigo CSU).
A conferência teve como temática “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS” e subdividida em 03 (três) eixos. Eixo 1: Saúde como Direito; Eixo 2: Consolidação do SUS e Eixo 3: Financiamento do SUS. A conferencista foi a mestre em serviço social pela universidade federal do Rio Grande do Norte Maria Clara de Oliveira.
O evento reuniu representantes do governo municipal, sociedade civil, usuários dos serviços de saúde, conselheiros municipais de saúde, prestadores de serviços e trabalhadores de Saúde para a formulação de propostas e diretrizes para o SUS.

A secretária da Saúde de Milagres, Leilany Dantas, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância da Conferência Municipal de Saúde, como instrumento democrático para consolidação das políticas públicas de saúde e a constante luta pela melhoria do SUS.
Já o prefeito Lielson Landim, em sua fala destacou os avanços para a categoria de trabalhadores e trabalhadoras da saúde com a implantação do Plano de Cargos Carreiras e Remunerações do município de Milagres, assim como a importância da participação popular na construção das políticas públicas da saúde. “Somos sabedores da importância do PCCR para a categoria e para melhoria da saúde pública de nossa cidade, mesmo com os impactos financeiros ocasionados em virtude da implantação do plano”. O prefeito disse ainda que “a construção da saúde que queremos deve ser de forma interdisciplinar, democrática, com a participação de todos”, frisou o prefeito.
A conferência contou também com a presença da primeira dama Elisangela Crisóstomo, secretários municipais, assessores, os vereadores Giancles, Geraldo Neto e Ozório.

Governo Municipal de Milagres

Asscom
#Saúde 28/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Governo de Milagres e Agentes Comunitários de Saúde comemoram conquistas O prefeito de Milagres Lielson Landim reuniu-se na manhã desta quinta-feira (28) com os agentes comunitários de saúde para tratar de demandas de interesse da categoria.
Também estiveram presentes na reunião a secretária da saúde Leilany Dantas, o secretário executivo Jorge Samuel, o procurador Fellipe Furtado e a representante do sindicato da categoria Maria de Lourdes Silva.
A reunião aconteceu na sede da Secretaria Municipal da Saúde localizada na Rua José Miguel de Figueiredo - Missionárias - Milagres-CE.
Reconhecendo o papel fundamental desses profissionais para a promoção da saúde no município, o Governo Municipal de Milagres, na gestão do prefeito Lielson Landim, viabilizou três importantes conquistas para a categoria: a implantação do Plano de Cargos e Carreiras e Remunerações - PCCR que contempla a categoria; a garantia do pagamento do piso nacional de R$ 1.250,00 no qual a gestão já efetuou o pagamento retroativo a janeiro, e mais os 20% de insalubridade. Essas conquistas foram muito comemoradas por todos os presentes na reunião.
Outra importante conquista para a categoria foi à sanção do Governador Camilo Santana ao projeto de lei de iniciativa do deputado Guilherme Landim que prevê o reajuste dos salários dos agentes comunitários de saúde mais a insalubridade de 20%.
O prefeito Lielson Landim disse ter avançado o diálogo com a categoria no sentido de viabilizar o pagamento da gratificação de desempenho.

Governo Municipal de Milagres

Asscom
#Saúde 21/03/2019 FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE Secretaria da Saúde de Milagres promove caminhada de conscientização sobre o combate ao aedes aegypti Empenhada no combate ao mosquito aedes aegypti, o Governo de Milagres por meio da Secretaria da Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira (21) a “Caminhada Educativa de Combate à Dengue” para conscientização da população.

A Caminhada de Prevenção e Combate à Dengue saiu das proximidades da Capela do Coração de Jesus, localizada na Rua Nossa Senhora dos Milagres - Bairro Francisca do Socorro, onde os participantes percorreram as ruas da cidade com a culminância em frente à sede da prefeitura.

O evento bastante concorrido contou com a participação do prefeito Lielson Landim, da secretária da saúde Leilany Dantas, secretários, assessores, todas as equipes dos equipamentos que compõem a secretaria de saúde, alunos da E.E.E.P Irmã Ana Zélia da Fonseca e da Escola Municipal Clicério Martins.

Durante o trajeto, em clima de descontração ao som de marchinhas carnavalescas e outros ritmos, foram distribuídos panfletos com informações importantes de como se prevenir e combater o mosquito transmissor, ou seja, conscientizar a população sobre o papel de cada um na luta pela eliminação do aedes aegypti.

A secretária da saúde Leilany Dantas disse que “a caminhada é uma ação de alerta e chamamento da população para os cuidados que devem ser permanentes. Fomos premiados em 2018 pelo Estado a partir do resultado de baixos índices de arboviroses, resultante de muitos fatores como: uma coleta de lixo assídua, equipes de saúde e trabalhadores atuantes em visitas aos domicílios, governo que investe na saúde preventiva, uma vigilância em saúde e comitê de luta contra as arboviroses eficientes, ações intersetoriais que vem modificando o perfil da saúde local! Conclamamos o cidadão milagresense a continuar fazendo sua parte, cuidando de sua casa, da sua calçada, sendo proativo nessa luta que é de todos”, afirmou.

Já o prefeito Lielson Landim conclamou a população para continuar colaborando com as ações da gestão para que os índices de infestação permaneçam sobre controle. “Mesmo com os índices considerados baixos conforme os registros oficiais, não podemos descuidar no combate ao mosquito transmissor. É importante a colaboração de toda sociedade milagrense para juntos vencermos essa batalha, afinal, a dengue é uma doença perigosa”, frisou.

Governo Municipal de Milagres


Asscom
#Saúde 13/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Prefeito visita Unidade Móvel de Mamografia e destaca importância da inclusão deste serviço O Governo de Milagres, através da Secretaria da Saúde traz no terceiro ano consecutivo o caminhão Unidade Móvel de Mamografia Digital para a realização de exames de mamografia em mulheres com idade entre 40 e 69 anos. Ao todo serão realizados cerca de 200 exames de forma gratuita a população.
O caminhão está estacionado desde o dia 11 de março e permanece ate hoje (13), em frente à Biblioteca Municipal (ao lado da Prefeitura).
Acompanhado da Secretária da Saúde Leilany Dantas, o prefeito Lielson Landim visitou o local onde estão sendo realizados os exames, cumprimentou populares e os profissionais da Unidade Móvel da Saúde. O chefe do executivo milagrense destacou a importância de inclusão de serviços de saúde e de fácil acesso à população. “Esta é mais uma iniciativa da nossa gestão, por meio da Secretaria da Saúde que revela o nosso compromisso de promover a saúde pública de Milagres de forma humanizada. Temos a preocupação de disponibilizar serviços que auxiliem a prevenção de doenças e proporcione bem estar à população”, disse.

Governo Municipal de Milagres

Assessoria de Comunicação
#Saúde 08/03/2019 FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE Caminhão da Mamografia realizará exames gratuitos em Milagres O câncer de mama é uma das doenças mais temidas pelas mulheres. Em quase 100% das famílias há pelo menos um caso já detectado. Além disto, a doença abala o psicológico e a autoestima da paciente. Daí a importância de atentar-se aos exames preventivos, cuidar de si, pensando no próprio bem e no da família.
Neste sentido e sempre atento às necessidades de nossa população, o Governo Municipal de Milagres, por meio da Secretaria Municipal da Saúde traz, no terceiro ano consecutivo, o caminhão da mamografia, um serviço que oferece comodidade e garante segurança com serviço totalmente digital e gratuito.
O exame de mamografia não é complicado de se fazer. Muitas mulheres adiam o exame de mamografia, pois temem descobrir um possível câncer de mama e não sabem ou ignoram a importância de realizar o exame. Quem faz a mamografia se certifica de não ter câncer ou garante maior chance de cura através da detecção precoce do mesmo. Vale reforçar que somente a mamografia detecta a doença no seu estágio inicial.
O caminhão ficará estacionado em frente a Biblioteca Municipal, localizada na Rua Presidente Vargas (ao lado da prefeitura), nos dias 11, 12 e 13 de março das 7:30 às 11:30 e 13:30 às 16:30 onde serão disponibilizados cerca de 200 exames para mulheres de 40 a 69 anos. Prevenir é preciso. Procure seu PSF e agende sua mamografia digital.

Governo Municipal de Milagres
#Saúde 19/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Campanha de doação de sangue em Milagres coletou 100 bolsas Doar sangue é um ato de solidariedade e amor ao próximo. Por essa razão, o Governo Municipal de Milagres através da Secretaria da Saúde em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará-HEMOCE, promoveram na manhã desta terça-feira (19) das 08h00min as 12h00min, mais uma campanha de coleta de sangue no município.

A coleta aconteceu na sede da Secretaria Municipal da Saúde e contou com a participação recorde de doadores. Destaque para a equipe da E.S.F do Distrito do Rosário em presença e mobilização para a campanha de doação de sangue.

Conforme informações repassadas pela Secretaria Municipal da Saúde, foram coletadas 100 bolsas de sangue nessa que foi uma das campanhas mais bem sucedidas já realizadas em Milagres.

Doar sangue é um ato de amor, solidariedade e compromisso social que salva vidas, portanto, o Governo de Milagres agradece a todos que doaram e contribuíram para o êxito da campanha.

Governo Municipal de Milagres

Assessoria de Comunicação
#Saúde 07/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE 29 DE AGOSTO - DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi criado em 1986 e tem por finalidade conscientizar a população a respeito dos riscos do tabaco.
www.milagres.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 10:55:51