CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Cultura 24/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Secretaria de Cultura abre inscrições para a Mostra de Danças e Quadrilhas Juninas de 2024

Preparem-se para vivenciar uma verdadeira explosão de cores, ritmos e tradições! A Prefeitura de Milagres, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, anuncia com entusiasmo a abertura das inscrições para a Mostra de Danças e Quadrilhas Juninas 2024.

De 29 de abril a 20 de maio, os interessados podem realizar suas inscrições diretamente na Secretaria de Cultura, das 08h00 às 12h00. É fundamental não perder o prazo estabelecido para garantir a participação de sua quadrilha ou grupo de dança nesse evento de destaque no calendário cultural do município.

Venha fazer parte desse espetáculo de tradição e alegria, onde cada passo e cada movimento ressaltam a identidade cultural de nossa região. Não perca a oportunidade de participar e contribuir para o brilho dessa celebração tão especial!

#Cultura 30/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Emoção e qualidade técnica marcam a inesquecível Paixão de Cristo 2024 em Milagres

Milagres testemunhou nos dias 28 e 29 de março um espetáculo que transcendeu o tempo e tocou os corações de milhares de espectadores. A Paixão de Cristo 2024, realizada pela Prefeitura Municipal de Milagres, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, não foi apenas uma encenação, mas sim uma experiência que ficará gravada na memória de todos que estiveram presentes.

Com uma qualidade técnica impecável e uma encenação que beirava à perfeição, os artistas transportaram o público para os dias da Judeia antiga, recontando os últimos momentos da vida de Jesus Cristo de maneira envolvente e comovente.

No primeiro dia, o Calvário foi palco para o Prólogo, o Sermão da Montanha, a Última Ceia, o Horto das Oliveiras e o Bacanal de Herodes, transportando a audiência para os momentos cruciais que antecederam a crucificação. No segundo dia, no Patronato Zefinha Gomes foi encenado o Fórum de Pilatos (Julgamento de Jesus), em seguida o público foi conduzido por um cortejo emocionante pelas ruas da cidade que culminou no Calvário, onde foram apresentados a Morte de Judas, a Crucificação e, finalmente, a Ressurreição de Jesus, um momento que fez transbordar lágrimas de emoção nos olhos de todos.

O ápice da noite foi marcado por um show pirotécnico deslumbrante, que iluminou o céu da cidade como uma homenagem à luz divina que guia os fiéis. A cada cena, a cada gesto dos talentosos atores e atrizes, a multidão era arrebatada pela intensidade e paixão com que cada momento era interpretado.

Para o prefeito Figueiredo, que esteve presente nos dois dias de apresentação, a Paixão de Cristo é mais do que um evento cultural, é um patrimônio imaterial do povo milagrense, uma tradição que precisa ser preservada e celebrada. Ele reafirmou o compromisso da gestão municipal em continuar apoiando eventos que fortalecem a identidade e a cultura milagrense.

Além do prefeito, diversas autoridades estiveram presentes, testemunhando e celebrando esse momento único. O vice-prefeito, Anderson Eugênio, a primeira-dama, Sônia Figueiredo, a secretária de cultura, Lúcia Landim, o diretor do espetáculo, Bidu Fernandes, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Osório Dantas, o vereador Chiquim do São Tomé, e os padres Fabiano Duarte da Paróquia Nossa Senhora dos Milagres e Ronaldo Oliveira, todos foram testemunhas dessa jornada de fé e emoção.

A Paixão de Cristo 2024 em Milagres foi mais do que um evento, foi uma jornada espiritual, uma celebração da fé e da arte que deixou uma marca indelével nos corações de todos os que tiveram o privilégio de testemunhá-la. Que venham mais anos de emocionantes encenações e que a tradição continue a enriquecer a vida da comunidade milagrense e além.

#Cultura 28/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Tudo pronto para mais uma grande encenação da Paixão de Cristo em Milagres

Os preparativos estão concluídos para um dos eventos teatrais mais aguardados do ano: a encenação da Paixão de Cristo. Nesta quinta-feira, dia 28 de março, às 19 horas, no emblemático Calvário, os talentosos atores e atrizes milagrenses estarão em ação para apresentar ao público uma emocionante jornada através das cenas mais marcantes da vida de Jesus.

O espetáculo começa com o Prólogo, seguido pelo Sermão da Montanha, a comovente Última Ceia, a agonia no Horto das Oliveiras e o intrigante Bacanal de Herodes. A experiência continua na Sexta-Feira Santa, dia 29 de março, às 19 horas, no Patronato Zefinha Gomes, com o impactante Fórum de Pilatos, o Julgamento de Jesus. Em seguida, um cortejo pela cidade conduzirá à cena mais dramática: a Morte de Judas e a Crucificação, que serão apresentadas no Calvário, culminando com a representação da Ressureição de Jesus.

A Paixão de Cristo 2024 promete ser uma das maiores encenações teatrais ao ar livre do estado, transformando Milagres nos dias 28 e 29 de março no epicentro de uma das narrativas mais comoventes da humanidade. Sob a interpretação dos talentosos artistas locais, a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo ganham vida, cativando espectadores de todas as idades.

Com o apoio total da Prefeitura de Milagres e a realização da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, o evento promete encantar e emocionar. Esta produção colaborativa é resultado do esforço de muitas mãos dedicadas, trabalhando incansavelmente para garantir o sucesso deste grandioso espetáculo, que promete tocar os corações de todos que testemunharem essa representação única e marcante da história cristã.

#Cultura 21/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Prefeitura de Milagres entrega certificados aos produtores culturais contemplados com a Lei Paulo Gustavo

Na noite da última quarta-feira, 20 de março, a cidade de Milagres testemunhou um evento marcante: a solenidade de entrega dos certificados aos produtores culturais agraciados pelos editais da Lei Paulo Gustavo. Promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, o encontro destacou o compromisso com o fortalecimento da cultura local.

Um total de 22 projetos foram selecionados, abrangendo diversas áreas do audiovisual e outras categorias, representando um marco no incentivo à produção cultural no município. Esta iniciativa, financiada pelo Fundo Nacional de Cultura com um montante superior a 270 mil reais, tem como objetivo não apenas fomentar a expressão artística, mas também impulsionar a economia criativa milagrense.

A cerimônia foi enriquecida por duas atrações culturais memoráveis: uma recitação de poesia pelos talentosos poetas Fernando Ferreira e Maria de Lourdes, seguida por uma apresentação da Banda de Pífanos do Instituto Cultural Santa Rita de Cássia, que abrilhantou ainda mais o evento.

O prefeito de Milagres, Cícero Figueiredo, expressou sua satisfação com o programa e seu impacto positivo na comunidade. "Esse incentivo financeiro é fundamental para impulsionar nossas produções culturais e estimular novos talentos. É gratificante informar que todos os projetos premiados já receberam seus pagamentos; o dinheiro já está disponível para que possam dar continuidade aos seus trabalhos e contribuir para o enriquecimento da nossa cultura", destacou o prefeito.

Além do prefeito Figueiredo, o evento contou com a presença do vice-prefeito, Anderson Eugênio; da secretária de Cultura, Lúcia Landim; da primeira-dama, Sônia Figueiredo; da secretária de educação, Rozimar Belém; do secretário executivo de educação, Flávio Leite; do secretário da saúde, Gean Feitosa; do secretário de gestão, Júnior Ferreira; do secretário de Transporte, Adelácio Cruz; do secretário de Infraestrutura, José Agnaldo; do secretário de Desenvolvimento Agrário, Laurivam Cruz; do chefe de gabinete, Felipe Jacó e dos vereadores, Amanda Moura, Chiquim do São Tomé, Landim Saraiva, Aryldo Rodrigues, Geraldo Neto, Fernando Sampaio e Jorge Henrique.

Também marcaram presença os produtores culturais agraciados com os benefícios da Lei Paulo Gustavo, reforçando o impacto positivo dessa iniciativa no cenário cultural de Milagres.

Confira a lista dos projetos contemplados:

CATEGORIA - CURTA FICÇÃO

PROPONENTE

TÍTULO DO PROJETO

CÍCERA DALIANE DA SILVA OLIVEIRA

QUIMAMI, A HISTÓRIA LENDÁRIA DE MILAGRES

CATEGORIA - CURTA DOCUMENTÁRIO

PROPONENTE

TÍTULO DO PROJETO

RANGIEL DOS SANTOS SILVA

TECENDO ACONCHEGO: A HISTÓRIA DE ZEFA CABRAL

ANA DHARA FECHINE XAVIER

O LEGADO DE CULTURA E TRADIÇÃO: A HISTÓRIA DA QUADRILHA PRINCESA DO CARIRI

FRANCISCO EDGLEISON PEREIRA DOS SANTOS

NO TERREIRO DE NOSSA SENHORA DOS ROSÁRIO DOS PRETOS

RAFAEL CEZAR DA SILVA

APAIXONE-SE PELA PAIXÃO DE CRISTO

CATEGORIA - VIDEO CLIPES

PROPONENTE

TÍTULO DO PROJETO

ALBERTO MÁRLLON PEREIRA DANTAS

SUPERNOVA

JOSÉ ADRIANO PEREIRA

GRAVAÇÃO DO VIDEO CLIPE MUSICAL DUELO DE X1

CATEGORIA - FORMAÇÃO

JOSÉ JAILDO DA SILVA OLIVEIRA

CINEMA DOCUMENTÁRIO - DA IDEIA A PRODUÇÃO

CATEGORIA - APOIO A CINECLUBES

ANA CAROLINA FELIPE BEZERRA

FULÔ DE CAJUÍ

CATEGORIA - DEMAIS ÁREAS

CARLOS CESAR PEREIRA DE SOUSA

VIVER PARA CONTAR: RECONTOS DA ORALITURA DE MESTRE JOÃO LAURINDO

ADAÍSIO DOS SANTOS CORDEIRO

IV FESTIVAL DE REPENTISTAS DO SITIO TABOQUINHA

MARIA DE LOURDES DA SILVA

VAMOS DAR CORDA AO CORDEL

FRANCISCO RAFAEL ALVES

CONGOS: FÉ E CULTURA

JOANA DARK DO NASCIMENTO

DIALETOS NORDESTINOS

RANGIEL SANTOS SILVA

CONEXÕES TEATRAIS

DOMINGOS SOBREIRA NETO

ACOMEDIA: ENCONTRO COM A ARTE E CIDADANIA

RAUL GLEYSER ALVES DA SILVA

CRIANDO ARTE

JOCÉLIA FURTADO MACHADO

SEMEANDO O EMPODERAMENTO E RESGATANDO A IDENTIDADE FEMININA-AFRO POR MEIO DA ANCESTRALIDADE

CICERO GERVANIO FERREIRA BEZERRA

ARRAIAL CULTURAL DA IMPÉRIO: CELEBRANDO AS TRADIÇÕES JUNINAS NO MUNICÍPIO DE MILAGRES

JOSÉ ADRIANO PEREIRA FILHO

ENCONTRO DE FORRÓ E PIZERO

#Cultura 18/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Prefeito de Milagres se reúne com elenco da Paixão de Cristo

Os preparativos estão em pleno andamento para o que promete ser um dos maiores eventos culturais do Estado: a Paixão de Cristo 2024. Nos dias 24, 28 e 29 de março, Milagres se tornará o epicentro de uma das mais comoventes narrativas da humanidade, encenada por talentosos atores e atrizes locais.

Com a realização da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos e o apoio total da Prefeitura de Milagres, o evento promete encantar e emocionar espectadores de todas as idades. O espetáculo é verdadeiramente uma produção colaborativa, reunindo muitas mãos dedicadas que trabalham incansavelmente para garantir o sucesso deste grandioso espetáculo.

No último sábado, dia 16 de março, o cenário principal do evento, o Calvário, foi palco de uma importante reunião. O prefeito Figueiredo, acompanhado do vice-prefeito Anderson Eugênio e da primeira-dama Sônia Figueiredo, juntaram-se ao elenco e à coordenação para reafirmar o compromisso da administração municipal com a realização deste espetáculo memorável. Na ocasião, o prefeito garantiu o apoio contínuo e os investimentos necessários para garantir o sucesso do evento.

O encontro também contou com a presença da Secretária de Cultura, Lúcia Landim, do Secretário de Saúde, Gean Feitosa, e do diretor do espetáculo, Bidu Fernandes.

Com cada detalhe meticulosamente planejado e uma equipe dedicada de talentosos profissionais, a Paixão de Cristo em Milagres promete ser uma experiência única e inesquecível para todos os que participarem.

#Cultura 14/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Prefeitura de Milagres certifica produtores culturais contemplados com Editais da Lei Paulo Gustavo

Na próxima quarta-feira, dia 20 de março, a Prefeitura de Milagres, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, promoverá a cerimônia de certificação dos produtores culturais que foram contemplados com os editais da Lei Paulo Gustavo. O evento está marcado para acontecer no auditório da Secretaria de Proteção Social, com início às 19 horas.

Um total de R$ 277.760,00 (Duzentos e setenta e sete mil, setecentos e sessenta reais) foi disponibilizado pelo Fundo Nacional de Cultura para o financiamento desses projetos culturais. Ao todo, foram aprovados 22 projetos, abrangendo diversas áreas, incluindo o audiovisual.

A Lei Paulo Gustavo, em honra ao renomado humorista brasileiro, tem como objetivo fomentar a cultura e incentivar a produção artística local. Os editais proporcionam oportunidades para que os produtores culturais possam desenvolver seus projetos e contribuir para o enriquecimento cultural da cidade.

A cerimônia de certificação é um momento importante para reconhecer o trabalho e a dedicação dos produtores culturais, além de celebrar a diversidade e a criatividade presentes nos projetos contemplados. A comunidade está convidada a participar e prestigiar os talentos locais que serão homenageados durante o evento.

#Cultura 28/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Secretaria de Cultura divulga Resultado Final da Avaliação da Proposta dos Editais da Lei Paulo Gustavo

A Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos tornou público nesta quarta-feira, dia 28 de fevereiro, o Resultado Final da Avaliação da Proposta dos Editais de Chamamento Público da Lei Paulo Gustavo.

Para acessar os editais e conferir o Resultado Final, os interessados podem clicar no link abaixo:

#Cultura 20/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Lei Paulo Gustavo: Secretaria de Cultura divulga Resultado Preliminar

A Prefeitura Municipal de Milagres, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, tornou público o Resultado Preliminar da avaliação da proposta - Mérito Cultural, referente aos editais de chamamento público da Lei Paulo Gustavo.

Os editais visam promover e apoiar projetos culturais que contribuam para o desenvolvimento e fortalecimento da cultura local. A divulgação do Resultado Preliminar marca mais uma etapa importante nesse processo de fomento à cultura no município.

Para acessar os editais e conferir o Resultado Preliminar, os interessados podem clicar no link abaixo:

#Cultura 06/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Prefeitura de Milagres lança edital de seleção de projetos culturais com recursos da Lei Paulo Gustavo

A Prefeitura Municipal de Milagres, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, tornou público o Edital de Chamamento Público nº003/2024, visando à seleção de projetos para firmar termo de execução cultural com recursos da Lei Complementar 195/2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo.

Conforme especificado no edital, o montante total disponibilizado é de R$ 33.659,54 (trinta e três mil, seiscentos e cinquenta e nove reais e cinquenta e quatro centavos), distribuídos entre as seguintes categorias: sala de cinema e cinema itinerante.

Os interessados em participar devem encaminhar toda a documentação necessária no período compreendido entre os dias 07 de fevereiro de 2024 e 16 de fevereiro de 2024. As inscrições podem ser realizadas tanto por meio da Plataforma Eletrônica do Mapa Cultural do Ceará quanto na sede da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, situada na Rua Djalma Sobreira Dantas, no horário das 08h às 12h00, até o dia 16 de fevereiro de 2024, às 12h00.

Para obter mais informações e acessar o edital completo, os interessados podem utilizar o link abaixo:

#Cultura 05/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS COMUNICADO - EDITAIS DA LEI PAULO GUSTAVO

A Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos de Milagres informa que estão abertos os editais de incentivo às artes, por meio da Lei Paulo Gustavo. Este programa tem como objetivo fomentar e fortalecer a produção cultural no município, incentivando a criatividade e o talento dos artistas locais.

As inscrições para os editais estão oficialmente abertas e se estenderão até a próxima quinta-feira, dia 08 de fevereiro. Os interessados podem realizar suas inscrições de duas maneiras: presencialmente, na sede da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, localizada na Avenida Djalma Sobreira Dantas, através do Mapa Cultural do Ceará.

Para acessar o formulário de inscrição os interessados podem acessar o link abaixo:

#Cultura 01/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Prefeitura de Milagres divulga Editais da Lei Paulo Gustavo para projetos culturais

A Prefeitura de Milagres, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, torna público nesta quinta-feira, 01, a abertura dos editais de chamamento da Lei Paulo Gustavo. Essa iniciativa visa impulsionar e fomentar projetos culturais no município, promovendo assim o desenvolvimento artístico e turístico local.

Os interessados em participar desse processo de seleção têm entre os dias 02 de fevereiro de 2024 a 08 de fevereiro de 2024 para realizar suas inscrições. É fundamental que os interessados estejam atentos às informações detalhadas, tais como requisitos, documentos necessários e demais especificações, todas devidamente descritas nos editais disponíveis.

Os documentos podem ser acessados na íntegra por meio do link abaixo:

#Cultura 12/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Emoção no ar: Paixão de Cristo 2024 inicia preparativos em Milagres com expectativa de espetáculo memorável

Os bastidores da aguardada encenação da Paixão de Cristo 2024 começaram a se movimentar na noite desta quarta-feira, dia 10 de janeiro, quando membros do elenco e colaboradores se reuniram para dar início aos preparativos do espetáculo. O encontro marcou o pontapé inicial para mais uma edição emocionante desse evento tradicional.

A Paixão de Cristo é uma realização da Prefeitura Municipal de Milagres, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, em colaboração com voluntários e apoiadores que se unem para tornar esse espetáculo um dos maiores do Estado do Ceará. A tradição anual atrai moradores e visitantes, proporcionando uma experiência única de fé e cultura.

Durante a primeira reunião, a comissão organizadora compartilhou detalhes importantes sobre o cronograma de ensaios, oficinas e demais atividades preparatórias que ocorrerão nos próximos meses. Essas iniciativas visam garantir o sucesso e a qualidade técnica e artística da encenação, envolvendo todos os participantes no processo de criação e aprimoramento do espetáculo.

A Paixão de Cristo 2024 promete ser um espetáculo memorável, consolidando Milagres como palco de uma das mais significativas representações do evento no Estado. A comunidade aguarda ansiosamente por mais um ano de tradição, arte e fé.

#Cultura 08/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Lei Paulo Gustavo: Secretaria de Cultura divulga Resultado Preliminar do edital nº001/2023

A Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos tornou público o Resultado Preliminar da Avaliação da Proposta - Mérito Cultural referente ao Edital de Chamamento Público nº 001/2023, regulamentado pela Lei Paulo Gustavo.

O edital, que visa fomentar iniciativas culturais e artísticas, recebeu um expressivo número de propostas de diferentes setores da comunidade, demonstrando o engajamento e a diversidade de talentos presentes no município.

Para acessar o Resultado Preliminar da Avaliação da Proposta - Mérito Cultural, basta clicar no link abaixo:

#Cultura 06/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Prefeitura de Milagres anuncia aprovação do Plano de Ação da Lei Aldir Blanc para 2024

A Prefeitura Municipal de Milagres, por intermédio da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, revelou nesta quarta-feira uma conquista significativa para a comunidade local. O Plano de Ação elaborado para a obtenção de recursos da Lei Aldir Blanc foi oficialmente aprovado, assegurando mais de R$ 200 mil para impulsionar a cultura no município ao longo do ano de 2024.

Com a aprovação do plano, a próxima etapa consistirá na elaboração dos editais, delineando as diretrizes para a distribuição dos recursos e incentivando a participação ativa dos agentes culturais de Milagres. Além disso, será desenvolvido um plano de trabalho, um processo que envolverá a colaboração da sociedade civil e do Conselho Municipal de Cultura.

Lúcia Landim, Secretária de Cultura, Turismo e Eventos, enfatizou a importância desta conquista para a promoção e fortalecimento da cultura milagrense. "A aprovação do Plano de Ação representa um marco significativo para o fomento cultural em nossa cidade. Os recursos obtidos serão fundamentais para apoiar artistas locais, projetos culturais e eventos ao longo do próximo ano. Estamos comprometidos em construir uma programação diversificada e inclusiva, que atenda aos anseios e necessidades de nossa comunidade", afirmou a secretária.

Com a aprovação do Plano de Ação da Lei Aldir Blanc, Milagres se destaca como um exemplo de gestão cultural eficiente, comprometida em promover e preservar a rica diversidade cultural presente no município. A expectativa é que esses recursos contribuam para impulsionar o cenário cultural e criar oportunidades para artistas e produtores milagrenses.

#Cultura 28/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Prefeitura de Milagres prorroga prazo do Edital da Lei Paulo Gustavo para financiamento de projetos culturais

A Prefeitura de Milagres, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, prorrogou o prazo para inscrições no Edital da Lei Paulo Gustavo. Os interessados em submeter projetos culturais têm agora até sexta-feira, 01 de dezembro de 2023, para participar do chamamento público.

O montante a ser destinado ao município para o financiamento de projetos culturais é expressivo, ultrapassando a marca dos R$ 175 mil reais. Esse investimento visa fomentar a diversidade de expressões culturais e artísticas presentes na comunidade, enriquecendo assim a vida cultural da população.

A iniciativa busca incentivar a criação e execução de projetos que promovam a cultura local, estimulando a participação ativa dos cidadãos na produção artística e cultural do município. A prorrogação do prazo oferece aos proponentes uma oportunidade estendida para preparar e submeter suas propostas.

Os interessados em participar devem atentar-se às informações detalhadas, incluindo requisitos, documentos necessários e demais especificações, todas devidamente descritas nos editais disponíveis.

#Cultura 14/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Prefeitura de Milagres divulga Editais da Lei Paulo Gustavo para Projetos Culturais

A Prefeitura de Milagres, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, torna público os editais de chamamento da Lei Paulo Gustavo, destinados a projetos culturais no município. A iniciativa visa fortalecer e incentivar a produção cultural local, contribuindo para o desenvolvimento artístico e turístico do município.

Os proponentes interessados em participar do processo de seleção devem realizar suas inscrições no período compreendido entre os dias 14 de novembro de 2023 a 24 de novembro de 2023. Durante esse período, é imprescindível encaminhar, no ato da inscrição, toda a documentação obrigatória conforme as diretrizes estabelecidas nos editais.

O montante a ser destinado ao município para financiamento dos projetos culturais ultrapassa a marca dos R$ 175 mil reais. Esse investimento busca fomentar a diversidade de expressões culturais e artísticas presentes na comunidade, enriquecendo a vida cultural da população.

Os interessados em participar do chamamento público devem atentar-se às informações detalhadas, como requisitos, documentos necessários e demais especificações, todas devidamente descritas nos editais disponíveis. Os documentos podem ser acessados na íntegra por meio do link abaixo:

#Cultura 14/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Prefeitura de Milagres cancela Festa do Distrito Rosário

A Prefeitura Municipal de Milagres emitiu um comunicado à população informando o cancelamento da Festa do Distrito Rosário, que estava prevista para acontecer neste sábado, dia 14 de outubro de 2023. O motivo do cancelamento é o falecimento da senhora Maria Heveralda de Caldas Sousa, uma pessoa muito conhecida e querida na comunidade.

Neste momento de profunda tristeza e luto, a Prefeitura de Milagres expressa seus mais sinceros sentimentos e solidariedade aos familiares e amigos de Maria Heveralda. Sua partida deixou um vazio na comunidade e é com pesar que a festividade foi cancelada em respeito à dor que a família está enfrentando.

A Prefeitura de Milagres também agradece a compreensão da comunidade e reforça seu apoio aos familiares e amigos nesse momento difícil.

#Cultura 10/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Prefeitura Municipal de Milagres divulga programação da Tradicional Festa do Sítio Carnaúba

A Prefeitura Municipal de Milagres anunciou a programação da Tradicional Festa do Sítio Carnaúba. O evento está marcado para acontecer nesta quarta-feira, dia 11 de outubro, com início às 21 horas, em frente ao Clube do Otacílio.

Com atrações garantidas pela gestão municipal, a festa promete ser marcante para os moradores e visitantes. Os artistas confirmados para animar a noite são Ana Nery e Matheus Cantor, que prometem agitar o público com seus sucessos e carisma.

O evento será realizado em um espaço especialmente escolhido para garantir a gratuidade do evento e uma noite que promete muita diversão e alegria para todos.

A Prefeitura Municipal de Milagres convida os moradores e visitantes a participarem dessa festa que celebra a cultura, a alegria e os laços comunitários.

#Cultura 09/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Terceira edição do Projeto Cinema no Bairro Encanta Crianças no conjunto Habitat

A Prefeitura de Milagres reafirma seu compromisso com a cultura e o bem-estar da comunidade através do Projeto Cinema no Bairro. Idealizado pela Primeira-dama, Sônia Figueiredo, esta iniciativa vem conquistando corações por sua terceira edição, que encantou as crianças do conjunto Habitat na última sexta-feira, dia 06 de outubro.

O projeto visa proporcionar momentos de lazer e cultura para os milagrenses, especialmente para as crianças, que tiveram a oportunidade de mergulhar no mundo da sétima arte. A exibição de filmes e a magia da tela grande cativaram os pequenos espectadores, enchendo o ar de risos e emoções.

O evento contou com a participação de um público diversificado, incluindo crianças, jovens e adultos, que se uniram para celebrar a cultura cinematográfica.

O evento, contou com a presença do Prefeito Figueiredo, do Vice-prefeito Anderson Eugênio, da Primeira-dama, Sônia Figueiredo, da Secretária de Educação Rozimar Belém e do vereador Geraldo Neto.

A Primeira-dama, Sônia Figueiredo expressou sua satisfação com o sucesso contínuo do Projeto Cinema no Bairro e enfatizou a importância de oferecer oportunidades culturais à comunidade. Ele destacou que a arte do cinema pode inspirar, educar e unir as pessoas, enriquecendo suas vidas de maneiras inestimáveis.

Já o Prefeito Figueiredo elogiou a iniciativa e parabenizou a Primeira-dama, por seu empenho em tornar o projeto uma realidade que beneficia a comunidade e acrescentou que eventos como esse demonstram o comprometimento da administração municipal em promover o acesso à cultura e ao entretenimento, tornando Milagres um lugar ainda mais especial para se viver.

O Projeto Cinema no Bairro continua a ser um exemplo brilhante de como a cultura e o entretenimento podem se unir para enriquecer a vida das pessoas e fortalecer os laços da comunidade. Com o apoio da Prefeitura e o entusiasmo da população, a terceira edição foi um sucesso absoluto, prometendo mais momentos de diversão e aprendizado no futuro.

#Cultura 03/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Prefeitura de Milagres Anuncia Programação da Tradicional Festa do Rosário

A Prefeitura Municipal de Milagres anunciou nesta segunda-feira, 02, a programação da Tradicional Festa do Rosário. Com uma noite repleta de música e entretenimento, o evento promete encantar moradores e visitantes.

As atrações musicais que irão agitar a noite incluem performances eletrizantes de Érika Diniz, Matheus Cantor e Ruan Rodrigues. Esses artistas talentosos prometem fazer o público dançar e se divertir durante toda a festa.

A data marcada para o dia 14 de outubro, e o local escolhido para a celebração é a icônica Praça do Distrito do Rosário, um lugar que possui uma atmosfera única e acolhedora para receber os festejos. O início está programado para as 22h, garantindo que todos possam aproveitar ao máximo a noite de música e diversão.

O prefeito de Milagres, Cícero Figueiredo, enfatizou a importância desse evento para a comunidade e convidou todos os moradores e visitantes a participarem dessa celebração especial. Ele destacou que a festa é uma oportunidade de unir a cidade em torno da cultura e da diversão.

Não perca a oportunidade de fazer parte dessa festa que promete ser inesquecível. Marque a data em seu calendário e convide amigos e familiares para celebrar a cultura e a alegria na Tradicional Festa do Rosário de Milagres.

#Cultura 07/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Secretaria de Cultura convoca Agentes Culturais para atualizarem perfis no Mapa Cultural do Governo do Ceará

A Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, está convocando todos os Agentes Culturais de Milagres a atualizarem seus perfis no Mapa Cultural do Governo do Estado do Ceará. Esta é uma oportunidade crucial para todos os profissionais da área, tanto para aqueles que já possuem cadastros quanto para os que ainda não estão registrados na plataforma.

O Mapa Cultural é uma ferramenta digital que concentra o cadastro dos produtores. Além de ser uma importante vitrine para o trabalho dos artistas, ele também é o ponto de acesso aos editais promovidos pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult Ceará) e Ministério da Cultura.

Além disso, os proponentes poderão inserir materiais gráficos e audiovisuais, como webflyers, banners, fotografias e vídeos. Essa medida contribui significativamente para a divulgação de seus trabalhos.

A Secretaria de Cultura de Milagres também oferece apoio direto aos produtores culturais que necessitam de auxílio no processo de cadastro. Para realizar o registro, basta comparecer à sede da Secretaria de Cultura, munido de documentos pessoais, onde uma equipe estará pronta para orientar e auxiliar no procedimento.

A atualização dos perfis no Mapa Cultural é uma oportunidade valiosa para os agentes culturais de Milagres se destacarem no cenário artístico e acessarem as diversas iniciativas e editais governamentais. Não perca tempo e aproveite essa chance de divulgar seu trabalho e fazer parte do mapa cultural do estado.

#Cultura 05/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Prefeitura de Milagres promove Oficina de Elaboração de Projetos com Foco na Lei Paulo Gustavo

A Prefeitura Municipal de Milagres, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, está oferecendo uma valiosa oportunidade para os produtores culturais da cidade. Trata-se da Oficina de Elaboração de Projetos com Foco na Lei Paulo Gustavo, que será realizada no próximo dia 15 de setembro de 2023, às 8h30, na sede da Secretaria de Educação Básica.

A ação visa capacitar os participantes a desenvolverem propostas que estejam alinhadas com as exigências da Lei Paulo Gustavo. Durante o evento, serão abordados temas como a estruturação de projetos culturais, a documentação necessária, os critérios de avaliação, entre outros aspectos fundamentais para a obtenção de recursos e apoio financeiro.

A Oficina é gratuita e aberta a todos os interessados, sejam produtores culturais, artistas locais, ou demais membros da comunidade que desejem aprender mais sobre a Lei Paulo Gustavo e como elaborar um projeto de acordo com as diretrizes estabelecidas pela lei.

É importante destacar que a Lei Paulo Gustavo viabiliza o maior investimento direto no setor cultural da história do Brasil. São R$ 3.862.000.000,00 (três bilhões oitocentos e sessenta e dois milhões de reais) para a execução de ações e projetos em todo o território nacional.

A Lei é, também, um símbolo de resistência da classe artística. Foi aprovada durante a pandemia de Covid-19, que limitou severamente as atividades do setor. É, ainda, uma homenagem a Paulo Gustavo, artista símbolo da categoria, vitimado pela doença.

#Cultura 23/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Grande Circo Grandevo chega a Milagres para encantar espectadores de todas as idades

A Prefeitura de Milagres, por meio da Secretaria da Cultura, Turismo e Eventos, em uma empolgante parceria com o Sesc-Juazeiro do Norte, tem o prazer de convidar toda a população milagrense e regiões circunvizinhas a se juntar a um espetáculo mágico e memorável: "O Pequeno Teatro do Mundo". O evento trará para o coração da cidade a incrível carroça-teatro do "Grande Circo Grandevo", um espetáculo que combina a magia da ópera com a fascinação das marionetes itinerantes.

Os milagrenses terão a oportunidade de mergulhar em um universo de encanto e emoção neste sábado, dia 26 de agosto, a partir das 17 horas, no pitoresco Coreto da Praça da Matriz. Este evento faz parte da renomada programação da Mostra Sesc Cariri de Culturas.

O "Grande Circo Grandevo" apresentará um espetáculo que transcende as fronteiras da realidade. O encontro entre a música operística e as marionetes habilmente manipuladas cria uma experiência única que promete cativar espectadores de todas as idades. A carroça-teatro, por si só, é uma obra-prima móvel que se transforma em um palco onde os personagens ganham vida e contam histórias que tocam o coração e a imaginação de todos.

Esteja presente no Coreto da Praça da Matriz neste sábado, 26 de agosto, a partir das 17 horas, e faça parte desta experiência mágica que promete deixar um rastro de encantamento por toda Milagres. Junte-se a nós nessa jornada de arte e cultura, porque, afinal, no "Pequeno Teatro do Mundo", os sonhos ganham vida!

#Cultura 07/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Prefeitura de Milagres realiza entrega de novo fardamento para a Banda de Música Padre Manoel Duarte de Queiróz

Na noite da última sexta-feira, 04 de agosto, a Prefeitura Municipal de Milagres, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, promoveu um momento especial ao realizar a entrega do novo fardamento da Banda de Música Municipal Padre Manoel Duarte de Queiróz.

Essa iniciativa louvável reflete o compromisso da gestão municipal em enaltecer e valorizar um dos mais significativos patrimônios imateriais do povo de Milagres. Com uma história centenária, a Banda de Música foi fundada em 1921 pelo ilustre Padre Manoel Duarte de Queiróz e é parte intrínseca da cultura milagrense.

O prefeito de Milagres, Cícero Figueiredo, exaltou a relevância dessa ação, destacando o empenho da gestão em preservar e fortalecer os aspectos culturais do município. Em consonância com esse propósito, a prefeitura também adquiriu recentemente novos instrumentos para os membros da banda, proporcionando-lhes condições mais adequadas para a prática musical.

Durante o mesmo evento, um momento de comoção e apreço aconteceu com a apresentação do dobrado "Zé Napoleão", magistralmente composto pelo talentoso Maestro Bidu Fernandes. A composição ganha um valor ainda mais especial por ser uma homenagem a Zé Napoleão, músico de saudosa memória que integrou a banda municipal, deixando um legado musical de grande relevância para a cidade.

Com a realização dessa entrega e as iniciativas de apoio à banda, a Prefeitura de Milagres reafirma seu compromisso com a cultura local, honrando suas tradições e enaltecendo os talentos artísticos que contribuem para a riqueza cultural do município. A Banda de Música Municipal Padre Manoel Duarte de Queiróz seguirá, assim, propagando a melodia que atravessa gerações e representa o coração musical de Milagres.

#Cultura 19/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO, TECNOLOGIA E TRABALHO Cultura Milagrense brilha na Expocrato 2023 com apresentações memoráveis

Na última sexta-feira, dia 14 de julho, o município de Milagres mostrou toda a sua força cultural durante a Expocrato 2023. Com o convite feito pelo SEBRAE ao município, por meio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Trabalho, representantes da cultura local encantaram o público presente com apresentações de tirar o fôlego.

A primeira apresentação da noite foi da jovem e talentosa Jak do Cordel, que emocionou a todos ao recitar a poesia "Feira de Agropecuária, a maior do Norte Nordeste", escrita pela renomada poetisa Maria de Lourdes Silva. Com sua voz doce e cativante, Jak do Cordel enalteceu a grandiosidade da região e sua rica tradição agropecuária.

Em seguida, foi a vez da quadrilha Império Nordestino encantar os visitantes com sua energia contagiante. A apresentação contou a história do famoso "Caldeirão do Beato José Lourenço", um evento histórico que marcou a cultura nordestina e representa parte importante das raízes do povo caririense.

Para encerrar as apresentações em grande estilo, o bicentenário Grupo Gongos de Milagres entrou em cena, levando consigo toda a tradição secular das cantigas e danças que remetem à cultura afrobrasileira. Com ritmos envolventes e movimentos cativantes, o grupo mostrou a importância de preservar e celebrar as heranças culturais que atravessam gerações.

A participação dos grupos culturais na Expocrato 2023 só foi possível graças ao empenho da Prefeitura de Milagres, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Trabalho, que viabilizou e apoiou a participação desses talentosos artistas. Além de proporcionar um espetáculo inesquecível ao público, a presença dos representantes da cultura milagrense na exposição também contribuiu para o fortalecimento e valorização das tradições locais.

#Cultura 10/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Prefeito de Milagres se reúne com representantes da Associação dos Músicos

O Prefeito de Milagres, Cícero Figueiredo, se reuniu com os representantes da Associação dos Músicos de Milagres. O encontro teve como objetivo principal alinhar as demandas da Banda de Música Municipal Padre Manuel Duarte de Queiróz junto ao Poder Executivo.

Durante a reunião, foram abordados diversos assuntos relacionados à banda, como valores, fardamento, equipamentos e apresentações ao longo do ano. O diálogo aberto entre o prefeito e os representantes da Associação dos Músicos permitiu uma discussão produtiva e a busca de soluções que atendam às necessidades dos músicos e promovam o desenvolvimento cultural da cidade.

É importante ressaltar que a Prefeitura de Milagres demonstrou seu compromisso com a música e a cultura local ao adquirir novos instrumentos e recuperar outros. Essa medida tem como intuito oferecer melhores condições de trabalho para os músicos, garantindo a qualidade das apresentações e o crescimento contínuo do grupo.

O prefeito reafirmou o apoio da gestão à cultura e à música em Milagres, destacando a importância da Banda de Música Municipal para a identidade e o desenvolvimento cultural da cidade. Ele ressaltou a relevância de valorizar e incentivar os artistas locais, promovendo ações que proporcionem um ambiente propício para a expressão artística e o fortalecimento da cultura milagrense.

Com essa reunião e o compromisso assumido pela gestão, espera-se que a Banda de Música possa se desenvolver ainda mais, encantando a população local e promovendo a cultura musical por meio de suas apresentações. A parceria entre o Poder Executivo e os músicos da cidade mostra-se fundamental para fortalecer e preservar o patrimônio cultural de Milagres.

#Cultura 06/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Prefeitura de Milagres promove a I Conferência Municipal de Cultura

A Prefeitura Municipal de Milagres, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, está preparando a realização da I Conferência Municipal de Cultura, um evento que promete fortalecer e valorizar a diversidade cultural da cidade.

A conferência, marcada para a próxima sexta-feira, dia 07 de julho, terá início às 13h00 e será sediada no Auditório da Escola de Ensino Profissional Irmã Ana Zélia da Fonseca. Essa iniciativa é uma importante oportunidade para a construção do Plano Municipal de Cultura, que tem como objetivo principal atender às necessidades da comunidade local.

Com a participação ativa da população, a conferência se propõe a reunir artistas, gestores culturais, produtores, representantes de entidades e todos aqueles interessados em contribuir para o desenvolvimento cultural de Milagres. O encontro será um espaço democrático para o debate de ideias, troca de experiências e formulação de propostas que irão nortear as políticas culturais do município.

A Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos de Milagres espera contar com a participação maciça da comunidade, com o intuito de envolver a sociedade na construção de um Plano Municipal de Cultura que reflita as aspirações e anseios de toda sociedade milagrense.

#Cultura 05/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Biblioteca Municipal de Milagres promove o projeto Literatura de Cordel no Espaço Escolar

A Biblioteca Municipal Professora Maria do Socorro Leite de Lima, órgão da Prefeitura de Milagres, está empenhada em fortalecer o vínculo entre a literatura e os alunos do ensino fundamental II. Para tanto, lançou o projeto Literatura de Cordel no Espaço Escolar, que funciona como uma biblioteca itinerante, levando o encanto e a riqueza dos cordéis até as escolas da rede municipal de ensino.

A proposta é uma iniciativa inovadora que visa estimular o interesse pela leitura e pela cultura nordestina entre os jovens estudantes. Inspirada nas maletas do século XVIII, a maleta temática do projeto contém 29 livros, cada um deles com histórias fascinantes e cativantes.

Entre as obras presentes, destaca-se um livro sobre a literatura de cordel, uma antologia que apresenta aos alunos a diversidade e a importância desse gênero literário tão tradicional. Além disso, há também um livro dedicado a Patativa do Assaré, intitulado "Uma voz no Nordeste", que aborda a vida e a obra desse renomado poeta popular.

A maleta ainda conta com duas coleções especiais. A primeira é composta por 12 cordéis do autor Clebson Viana, que abordam temas relacionados à história do Ceará.

A segunda coleção, intitulada "Cordéis Clássicos", é composta por 25 obras que narram a história de Padre Cícero Romão Batista, uma figura icônica e influente na região nordeste do Brasil.

O ponto alto do projeto Literatura de Cordel no Espaço Escolar é a produção de cordéis pelos próprios alunos. Ao longo das atividades, eles terão a oportunidade de aprender sobre a estrutura e a métrica dos cordéis, bem como explorar sua criatividade na composição de versos e estrofes. Ao final, será escolhido o melhor cordel de cada turma por votação, que será exposto na Biblioteca Municipal e fará parte do acervo permanente.

Nesta última semana, a maleta com os cordéis visitou a Escola Municipal Padre José Leite Sampaio. O projeto certamente contribuiu para enriquecer o repertório cultural dos alunos. Através do cordel, eles puderam mergulhar em um universo poético e descobrir a importância da tradição oral e da literatura popular.

#Cultura 10/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Inovações marcam espetáculo da Paixão de Cristo em Milagres

Uma multidão acompanhou nos dias 06 e 07 de abril, a tradicional Paixão de Cristo em Milagres. A encenação já é realizada há mais de 40 anos, reunindo moradores e visitantes que contemplam a mais bela história de todos os tempos.

Para esta edição, a Prefeitura Municipal de Milagres, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos com o apoio de mais de 150 voluntários, preparou uma série de novidades como a inclusão de novas cenas, novos atores em papel de destaque e o Projeto Paixão Solidária, coordenado pelas Secretarias de Cultura e Proteção Social. A iniciativa consistiu em pontos de coletas de 01 quilo de alimento não perecível que será distribuído para as famílias em vulnerabilidade social que residem no entorno do Calvário.

A encenação recriou os últimos momentos de Jesus, da entrada triunfal em Jerusalém à crucificação. Os atores que interpretam personagens históricos como Jesus, Maria, Pilatos e Herodes, emocionaram o público dando um show de atuação e desenvoltura.

O prefeito de Milagres, Cícero Figueiredo, prestigiou o evento e falou sobre o projeto de expansão da encenação: "Vamos nos empenhar e buscar mais recursos para que esse grande espetáculo não fique restrito apenas na região. A Paixão de Cristo de Milagres precisa ir além das fronteiras do Estado do Ceará, em virtude do capricho e qualidade técnica em todos os detalhes dessa magnífica produção", destacou.

#Cultura 28/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Prefeitura realiza encenação da Paixão de Cristo em Milagres

Encenada há mais de 40 anos em Milagres, a Paixão de Cristo já é uma tradição na Semana Santa da cidade. Um espetáculo emocionante e envolvente, que apresenta a história bíblica difundida na narrativa da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A peça teatral acontece entre os dias 02 e 07 de abril de 2023.

A Prefeitura Municipal de Milagres, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos é responsável pela montagem, produção e realização do espetáculo com o apoio de um grande número de voluntários que não medem esforços para que o evento tenha êxito.

Emoção, qualidade técnica e profissionalismo sempre foram os principais atributos do espetáculo que encanta gerações em Milagres. Em 2023, não será diferente e o grande público poderá contar com o empenho de todos que compõe a montagem, a qual agrega cerca de 200 voluntários, dentre os quais se destacam comissão organizadora, técnicos, contrarregras, maquiadores, produção, figurantes e artistas.

Inovação

É importante destacar que a edição 2023 da Paixão de Cristo conta com grandes inovações como a Oficina de Teatro que é oferecida para os atores e atrizes com o objetivo de capacitar e implementar mais conhecimentos sobre técnicas de atuação, interpretação e linguagem corporal. Uma ação inédita e bastante importante para o resultado final do trabalho de todos.

Outra grande novidade é o Projeto Paixão Solidária que será coordenado pelas Secretarias de Cultura e Proteção Social. A iniciativa consiste em pontos de coletas de 01 quilo de alimento não perecível durante as apresentações no Patronato e no Calvário. Vale ressaltar que durante a encenação do cortejo pelas ruas da cidade uma equipe irá receber as doações daqueles que se sentirem tocados.

Todo alimento arrecadado será distribuído para as instituições sociais e para as famílias em vulnerabilidade social que residem no entorno do Calvário.

Programação da Paixão de Cristo 2023

Dia: 02/04 (Domingo)

Abertura das Apresentações

- Domingo de Ramos

Horário:07h00

Dia: 05/04 (quarta-feira)

- Desfile do Governador Pôncio Pilatos e sua cavalaria pelas ruas da cidade

Horário: 16h00

Dia: 06/04 (quinta-feira)

Horário: 19h00

Apresentações no Calvário

-Prólogo

-Sermão da Montanha

-Última Ceia

-Agonia no Horto das Oliveiras

-Prisão de Jesus

-Bacanal de Herodes

Dia: 07/04 (sexta-feira)

Horário: 19h00

Apresentação no Patronato Dona Zefinha Gomes

- Julgamento de Jesus

Após a apresentação do julgamento de Jesus, terá início o cortejo pelas ruas da cidade em direção ao Calvário. Durante o cortejo haverá cenas em locais estratégicos.

Apresentações no Calvário

-Morte de Judas

-Crucificação

-Ressurreição

#Cultura 01/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Governo Municipal de Milagres anuncia apoio financeiro ao Grupo de Congos

Proteger e valorizar a nossa cultura é um compromisso do Governo Municipal de Milagres, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos afinal manter viva as raízes culturais é uma forma de preservar o que somos, nossas características e identidade.

Em virtude dessa incumbência, o prefeito de Milagres, Cícero Figueiredo anunciou apoio financeiro ao Bicentenário Grupo de Congos Nossa Senhora do Rosário.

O comunicado foi realizado na tarde desta segunda-feira, 27, durante a gravação de um documentário sobre a congada milagrense produzido pela Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). A produção cinematográfica reforça o impacto dessa rica manifestação cultural e o legado do Mestre Doca Zacarias, falecido no último dia 10 de janeiro de 2023. Em breve a obra estará disponível para visitas no Museu Virtual da Musicalidade Cariri.

É importante destacar que a notícia foi recebida com visível entusiasmo pelos brincantes da congada, afinal o recurso tem o objetivo de fomentar uma das mais importantes expressões culturais do Estado do Ceará.

Figueiredo destacou em sua fala o compromisso da gestão com as manifestações artísticas e culturais do município e a representatividade do Grupo de Congos para a cidade de Milagres.

"Estamos cumprindo nosso dever enquanto milagrense e amante da cultura. Uma manifestação secular com uma longa história que infelizmente perdeu recentemente seu grande líder, o Mestre Doca Zacarias, mas que sua memória continua viva na representação desse grupo. Os congos representam a imagem do povo milagrense", afirmou o prefeito.

#Cultura 13/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Governo de Milagres abre inscrições para curso de música

O Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos abre na próxima quarta-feira (15), as inscrições para aulas gratuitas do curso de música da Banda Padre Manoel Duarte de Queiróz.

Os interessados em se inscrever devem se dirigir a Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Rua Djalma Sobreira Dantas (Praça da Matriz) das 8h00 às 12h00, munidos de documento de identificação (CPF e RG). As inscrições prosseguirão até o dia 10 de março de 2023,

As aulas estão previstas para serem ministradas na Escola Municipal Padre José Leite Sampaio (Padre Duza), todas as segundas-feiras, das 18h30 às 20h30.

Apoiar a prática e o desenvolvimento musical é um dos compromissos do Governo Municipal de Milagres, afinal a música é uma linguagem universal e parte da cultura humana, portanto, é de suma importância para o desenvolvimento social, da atenção, trabalho em equipe, socialização, sensibilidade e cooperação.

#Cultura 09/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Governo de Milagres apoia programação alusiva em memória à menina Francisca do Socorro

Com o apoio do Governo Municipal de Milagres, o Instituto Cultural Santa Rita de Cássia, o Sertão Cine Cariri e o Grupo de Mulheres Líderes do Bairro Francisca do Socorro realizaram nesta quarta-feira, 07, uma programação especial alusiva à memória da Menina Francisca do Socorro, brutalmente assassinada em 07 de dezembro de 1943. O local do padecimento ficou conhecido como a "Cruz da Menina" e tornou-se um espaço de visitação, oração, devoção e um marco no combate à violência contra a mulher.

A programação contou com alvorada festiva, orações, inauguração do acervo cultural dedicado a história da menina Francisca, apresentação do coral, exibição do documentário sobre Francisca do Socorro e música ao vivo.

Participaram do evento a Secretária de Proteção Social, Vilauba Figueiredo, a Presidente do Grupo de Mulheres do Bairro Francisca do Socorro, Socorro Guedes; a fundadora do Instituto Cultural Santa Rita de Cássia, professora Rita de Cássia; a professora e poetisa, Socorro Sampaio e o Chefe de Gabinete, Felipe Jacó, que na ocasião representou o prefeito Cícero Figueiredo que cumpria agenda administrativa.

Também participaram do evento representantes de vários segmentos da sociedade civil, poder público, ONGs e setor privado, além da grande presença dos moradores do bairro e região.

Confira os registros fotográficos

#Cultura 22/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Governo Municipal de Milagres revitaliza monumento histórico de Francisca do Socorro A "Cruz da Menina" é um marco no combate à violência contra a mulher
#Cultura 03/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Governo Municipal de Milagres promove aulas gratuitas de teoria e prática musical

O Governo Municipal de Milagres promove, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Eventos, aulas de música gratuitas à comunidade. A iniciativa tem o objetivo de transmitir conhecimentos introdutórios, básicos e avançados sobre teoria e prática, descobrir talentos e cativar aptidões, afinal através da arte musical realidades sociais podem ser transformadas, assim como proporcionar o bem estar físico e emocional.

As aulas da Escola de Música da Banda Municipal Padre Manoel Duarte de Queiroz acontecem sob regência do maestro Bidu Fernandes todas as segundas e quintas-feiras, no período noturno, totalmente gratuitas para crianças a partir de 10 anos e adultos.

De acordo com o maestro, a previsão que a turma 2022 conclua o curso no próximo mês de dezembro e as inscrições para uma nova turma serão abertas no início de janeiro de 2023.

O Governo de Milagres compreende que á música é uma das mais importantes formas de expressão humana. Nela, podemos experienciar novas emoções, sensações e percepções em relação a si mesmo e ao mundo.

#Cultura 13/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Fé e devoção marcam Cavalgada e Missa do Vaqueiro em Milagres

Foi realizado no final da tarde desta quarta-feira (12), mais uma edição da Cavalgada e Missa do Vaqueiro, celebrada no Parque de Eventos Manoel Galego, em Milagres.

O evento reuniu centenas de vaqueiros e devotos da padroeira do Brasil na Praça Padre Cícero, local de onde saíram percorrendo algumas ruas da cidade até o destino final, onde foi celebrada uma missa pelo Padre Ronaldo Oliveira.

Um espetáculo de fé e manifestação da autêntica religiosidade popular, onde os vaqueiros participaram de toda liturgia. Agradeceram as bençãos recebidas ao longo do ano e pediram proteção e coragem para enfrentar a luta diária.

O Prefeito Cícero Figueiredo esteve na celebração e destacou a importância de se manter viva e incentivar essa cultura que já virou tradição na cidade. Figueiredo afirmou ainda que compete a gestão municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos apoiar e dar toda condição e estrutura necessária para que esse evento cresça cada vez mais em nosso município.

Figueiredo parabenizou e agradeceu a todos que colaboraram com o evento realizado em parceria com a Paróquia Nossa Senhora dos Milagres. O prefeito finalizou suas palavras falando sobre uma antiga reinvindicação dos vaqueiros milagrenses que é o Parque de Vaquejada Municipal. De acordo com o gestor, o projeto já foi concluído e após o defeso eleitoral terá início o processo licitatório e em seguida a execução da obra.

Estiveram presentes no evento o Vice-prefeito, Anderson Eugênio; a Primeira-dama; Sônia Figueiredo; a Secretária de Cultura, Turismo e Eventos, Lúcia Landim e o vereador, Chiquim do São Tomé.

#Cultura 11/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Secretaria de Cultura recebe doação de acervo histórico

A Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, recebeu uma vasta doação de objetos para seu acervo. Trata-se de uma coleção composta por peças que pertenceram ao arquivo pessoal de Francisco Dário Braga que durante décadas reuniu uma extensa variedade de material e estudos referentes a história de Milagres. A iniciativa da doação partiu do próprio detentor do acervo.

Entre o material doado estão fotos antigas, painéis, maquetes, estudos históricos, dentre outras peças. A entrega oficial aconteceu no último dia 06 de setembro. A catalogação do material e organização do espaço para visitação foi concluído no início do mês de outubro.

Essa doação se reveste de grande importância e inestimável riqueza para a pesquisa e o estudo da história de Milagres, afinal a história de um povo pode ser contada através da produção material que ajuda a compreender as transformações que ocorrem na sociedade.

Os novos objetos que agora fazem parte do acervo da Secretaria de Cultura já se encontram em exposição permanente e podem ser visitados de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários: das 8h às 12h e das 14h às 17h.

#Cultura 23/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Milagres recebe Mostra Cariri de Culturas com o espetáculo ‘Mimicalado Show' na segunda-feira (29)

O espetáculo circense ‘Mimicalado Show' tem presença confirmada em Milagres. A apresentação está marcada para a próxima segunda-feira (29), às 17 horas, na Praça Coronel Raimundo Alves (Praça da Matriz). Esta é mais uma ação do Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos em parceria com o Sistema Fecomércio Ceará.

‘Mimicalado Show' apresenta a história de uma criança abandonada no circo, adotada pela companhia para mais tarde se transformar em um palhaço, apresentando shows com malabares, mímica, manipulação de chapéu e muita palhaçada.

Há mais de duas décadas, a Mostra Cariri de Culturas vem se consolidando como um dos maiores projetos de difusão das artes do Brasil, proporcionando ao público e aos artistas a vivência de múltiplas experiências estéticas e de imersão, a partir do diálogo entre tradição e contemporaneidade.

Serviço

Espetáculo ‘Mimicalado Show'

Local: Praça Coronel Raimundo Alves (Praça da Matriz)

Data: 29/08/2022 (segunda-feira)

Horário: 17 horas

Classificação: Livre

#Cultura 13/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Noite Cultural é marcada por muito talento e alegria

Um evento com muita música, talento e alegria, assim foi a Noite Cultural realizada pela Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos nos dias 10 e 11 de agosto no Parque de Eventos Manoel Galego.

A Noite Cultural foi dividida em dois momentos. A primeira noite contou com as seguintes apresentações: João Eudes e Clarisse, Banda Corcel 73 e DJ John. Já na segunda noite, o público foi contemplado com o show de Manuelly Craveiro, Dalila e Banda e finalizando a série de apresentações com Erick Cantor.

Confira os registros fotográficos dos melhores momentos da Noite Cultural.

#Cultura 05/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Governo de Milagres entrega figurinos ao Bicentenário Grupo de Congos Nossa Senhora do Rosário

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos realizou na manhã desta quinta-feira (04) a entrega dos figurinos característicos do Bicentenário Grupo de Congos Nossa Senhora do Rosário.

A iniciativa tem o objetivo de valorizar e fortalecer a cultura do Município, uma vez que a Congada é um rico patrimônio imaterial que carrega elementos significativos para a compreensão do contexto histórico-cultural da nossa gente.

A congada é um folguedo remanescente das festas de coroação de Reis negros, que incluem além do cortejo e da coroação, a rememoração de batalhas, brincadeiras e a devoção a Nossa Senhora do Rosário.

Estiveram presentes na solenidade de entrega dos figurinos, o prefeito de Milagres, Cícero Figueiredo; a Secretária de Cultura, Lúcia Landim; a Primeira-dama, Sônia Figueiredo; os professores Carlos Cézar e Lucélia Landim e o Mestre da Cultura Popular do Estado do Ceará, Raimundo Zacarias (Doca Zacarias). Também estiveram presentes os brincantes da congada e equipe técnica da Secretaria de Cultura.

O Governo Municipal de Milagres compreende a valorização cultural de uma comunidade como instrumento essencial para a construção de uma sociedade consolidada em bases sólidas e preparada para o futuro.

#Cultura 20/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Governo Municipal abre oficialmente a programação do Milagres Junino 2022

A programação do Milagres Junino foi aberta oficialmente na noite desta sexta-feira (17). Os festejos começaram por volta das 19h no Ginásio de Esportes Heltinho com a Mostra de Danças Juninas. O local foi cuidadosamente decorado com bandeirinhas e artigos típicos do período para receber o grande público que lotou as arquibancadas.

A primeira atração foi o grupo das crianças do CRAS que apresentou a dança "Eu sou São João". Em seguida, foi a vez da Quadrilha Junina Lumiar "Solteiro eu não fico" do sítio Vaca Brava levantar a galera. Na sequência, os alunos da Escola Municipal Antônio Crisóstomo encantaram o público com um pot-pourri junino. Tradição, criatividade e perfeita simetria foram alguns atributos da dança do Pau de Fitas apresentada pelos componentes do Espaço Santa Rita de Cássia. Também fizeram suas apresentações em grande estilo, os alunos da Escola Municipal Clicério Martins com um pot-pourri e os estudantes da Escola Municipal José Leite Sampaio apresentaram uma dança ao som de músicas tradicionais.

A Mostra de Danças Juninas contou ainda com a participação da Quadrilha Junina Arraiá da Lindalva "Saudade o Meu Remédio é Sonhar" dos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Dona Antônia Lindalva de Morais e da Quadrilha do Distrito do Rosário.

A primeira noite do ‘Milagres Junino' foi encerrada com a alegria contagiante dos cantores Edilson Vítor e Neto Bom de Farra.

O evento contou com a presença do Prefeito de Milagres, Cícero Figueiredo; do Vice-prefeito, Anderson Eugênio; da Secretária de Cultura, Lúcia Landim; do Secretário de Saúde, Gean Feitosa; da Secretária de Proteção Social, Vilauba Figueiredo; da Secretária de Educação Básica, Rozimar Belém; do Secretário de Desenvolvimento Agrário, Claudio Júnior e do Controlador e Ouvidor, Isael Santos. Também estiveram presentes os vereadores Landim Saraiva e Aryldo Rodrigues.

Vale destacar que, o Milagres Junino, prossegue neste próximo sábado (25), no Distrito Fronteiro, a partir das 22 horas, com duas atrações: Geo Barão e Ruivim Cantor.

Já na terça-feira (28), a festa será animada por Donny Silva e Juinim GM no Distrito Café da Linha.

O Milagres Junino é uma realização do Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos com o objetivo de resgatar nossas tradições juninas, valorizar os artistas da terra, além de proporcionar momentos de lazer para os milagrenses.

#Cultura 14/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Governo Municipal divulga programação do I Milagres Junino

Abrindo a programação das festividades juninas, o Governo Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos realiza o I Milagres Junino.

A abertura oficial acontecerá na próxima sexta-feira, 17, com a Mostra de Danças Juninas, a partir das 18 horas no Ginásio Heltinho. No local, também irão se apresentar Edilson Vítor e Neto Bom de Farra.

O I Milagres Junino segue até o dia 28 de junho.

Confira a programação completa

Data: 17/06/2022 (Sexta-feira)

Mostra de Danças Juninas

Horário: a partir das 18 horas

Atrações: Edilson Vítor e Neto Bom de Farra

Horário: 22 horas

Local: Ginásio Heltinho

Data: 25/06/2022 (Sábado)

Atrações: Geo Barão e Ruivim Cantor

Horário: 22 horas

Local: Distrito Fronteiro

Data: 28/06/2022 (Terça-feira)

Atrações: Donny Silva e Juinim GM

Horário: 22 horas

Local: Distrito Café da Linha

#Cultura 18/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Espetáculo da Paixão de Cristo tem retorno apoteótico em Milagres

Emoção, fascínio e encanto foram alguns dos atributos que o grande público expressou em cada cena marcante do espetáculo. A Paixão de Cristo teve um retorno apoteótico em Milagres, depois de dois anos sem ser realizada devido a pandemia. Durante os dias 13, 14 e 15 de abril, as ruas da cidade e o espaço do Calvário foram pequenos para acomodar a multidão que prestigiava a encenação.

Realizada pelo Governo Municipal de Milagres, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, a peça teatral relembra os últimos momentos antes da crucificação e ressurreição de Cristo.

Nesta última sexta-feira, 15, foram encenadas as seguintes cenas: Julgamento de Jesus, Cortejo pelas ruas da cidade em direção ao Calvário, Morte de Judas, Crucificação e Ressurreição.

Estiveram presentes no evento o Prefeito Cícero Figueiredo; o Vice-prefeito, Anderson Eugênio, a Primeira-dama, Sônia Figueiredo; o Vereador e Presidente da Câmara Municipal, Geraldo Neto; a Secretária de Cultura, Turismo e Eventos, Lúcia Landim, Padre Ronaldo Oliveira, demais secretários e assessores. Também estiveram presentes os vereadores, Osório Dantas, Michelyane Alves, Aryldo Rodrigues e Amanda Moura.

O prefeito Cícero Figueiredo, expressou sua emoção diante da encenação. "É um momento único onde podemos vivenciar a mais bela história de todos os tempos. É sempre bom relembrar a vida de Cristo e refletirmos o quão pequenos somos diante do seu imenso amor", destacou.

#Cultura 05/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Encenação da Paixão de Cristo em Milagres acontecerá entre os dias 13 e 15 de abril

A Paixão, Morte e Ressurreição são as principais temáticas da grande encenação que representará os últimos momentos de Jesus Cristo na terra. Em seu retorno, a Paixão de Cristo acontecerá entre os dias 13 e 15 de abril.

O espetáculo é uma realização do Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos.

Confira a programação da Paixão de Cristo 2022

Dia: 13/04 (quarta-feira)

Horário: 16h00

Abertura das Apresentações

- Desfile do Governador Pôncio Pilatos e sua cavalaria pelas ruas da cidade

Dia: 14/04 (quinta-feira)

Horário: 19h00

Apresentações no Calvário

-Prólogo

-Sermão da Montanha

-Santa Ceia

-Tentação

-Traição e Prisão

-Bacanal de Herodes

Dia: 15/04 (sexta-feira)

Horário: 19h00

Apresentação no Patronato Dona Zefinha Gomes

- Julgamento de Jesus

Após a apresentação do julgamento de Jesus, terá início o cortejo pelas ruas da cidade em direção ao Calvário. Durante o cortejo haverá cenas em locais estratégicos.

Apresentações no Calvário

-Morte de Judas

-Crucificação

-Ressurreição

#Cultura 28/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Governo de Milagres confirma realização do espetáculo da Paixão de Cristo 2022

O espetáculo da Paixão de Cristo volta à programação da Semana Santa de 2022, após dois anos, por conta da crise sanitária.

A dramaturgia apresenta a história bíblica difundida na narrativa que mostra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. O Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos é responsável pela montagem, produção e realização do espetáculo.

Os preparativos para a encenação já começaram. Na quinta-feira (24), tiveram início os ensaios seguindo um cronograma por cenas que serão apresentadas. O figurino está sendo organizado e revisado e o palco do espetáculo conhecido como "Calvário", passa por limpeza e manutenção.

De acordo com a Secretária de Cultura, Turismo e Eventos, Lúcia Landim, a retomada do espetáculo gera nos artistas e no público em geral um sentimento misto de expectativa e esperança. "A Paixão de Cristo tem um significado especial para nosso povo no tocante a religiosidade, tradição, cultura e fé. O espetáculo é um alento, depois de um período de tanto sofrimento com a pandemia e com a situação conflituosa que o mundo presencia atualmente", destaca.

#Cultura 10/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Governo Municipal de Milagres apoia a realização da I Feira de Artesanato

A I Feira do Artesanato foi um sucesso. O evento aconteceu neste último sábado, 08, na Praça Central da Avenida 7 de Setembro no período da manhã. A realização foi do Espaço Cultural Mocinhartes do sítio Malhada, com o apoio do Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos.

O Governo Municipal entende que a produção artesanal expressa criatividade, identidade cultural e habilidade, podendo ganhar relevância enquanto ferramenta de incentivo a geração de emprego e renda.

É importante destacar que os membros do Espaço Cultural Mocinhartes estão analisando juntamente com a equipe da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, a viabilidade de tornar a Feira do Artesanato um evento permanente, com exposição todos os sábados.

Ações de fomento ao artesanato e manualidades ganham novos impulsos do Governo Municipal de Milagres.

#Cultura 08/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Governo Municipal de Milagres apoia "Terreirada", evento da Comunidade de Educadores do Município

O Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, está apoiando a realização da "Terreirada", que acontece neste sábado, 08, a partir das 18h30 na Rua Pinto Madeira, em frente à residência do Mestre da Cultura Popular, Doca Zacarias.

O evento é uma realização da Comunidade de Educadores do Município de Milagres, e terá a participação do Bicentenário Grupo de Congos Nossa Senhora do Rosário, do Reisado do Mestre Jean de Juazeiro do Norte e das Ciganinhas e Imaelda.

A "Terreirada", conta também com o apoio da Escola Dona Antonia Lindalva de Morais e do Ceja Padre Joaquim Alves.

O Governo Municipal de Milagres, acredita na cultura como instrumento de transformação social e patrimônio comum do povo, devendo ser acessível e plural.

#Cultura 07/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS “Um Show de Natal”: programação natalina já começou em Milagres

A programação natalina teve início nesta segunda-feira (06). O Governo Municipal de Milagres, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, fez a abertura oficial da 1ª edição do projeto "Um Show de Natal", às 18h30, na praça Coronel Raimundo Alves (Praça da Matriz).

O evento bastante concorrido, contou com a presença da Primeira-Dama, Sônia Moreira de Figueiredo, do Vice-Prefeito, Anderson Eugênio e da Secretária de Cultura, Turismo e Eventos, Lúcia Landim.

Na abertura, o público se emocionou com a encenação da tradicional Lapinha de Natal. Outras atrações animaram a praça, como a apresentação do grupo musical "Os Bilinguins" e o show com a cantora Joana D'arck.

A programação segue nesta sexta-feira,10, onde haverá show com a União dos Músicos Milagrenses.

A última noite de atrações está prevista para o dia 17, com a participação do Grupo de Flautas da Soaf, em seguida, show de humor com a Turma do Riso e musical com Roberto Carlos cover.

#Cultura 06/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS “Um Show de Natal”: programação tem início nesta segunda-feira (06)

O período natalino é um dos mais aguardados pela população. Diante de tantas dificuldades vividas pelo povo, especialmente em razão da pandemia, que resultou em crises na saúde e na economia, o encanto do natal é não só bem-vindo, como é essencial. Pensando nisso, o Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, divulgou no último dia 25 de novembro, o calendário cultural com a programação, "Um Show de Natal".

O evento tem início nesta segunda-feira, 06, a partir das 18h30, na Praça Coronel Raimundo Alves (Praça da Matriz). Logo após a abertura oficial, haverá encenação da Lapinha de Natal, show com a cantora Joana D'arck e apresentação do grupo "Os Bilinguins".

Outro destaque da programação está marcado para a próxima sexta-feira dia 10, show musical com a União dos Músicos Milagrenses.

Finalizando o evento no dia 17, com apresentação do Grupo de Flautas da Soaf, show de humor com a Turma do Riso e musical com Roberto Carlos cover.

Todas as atrações da programação "Um Show de Natal", serão realizadas na Praça da Matriz, a partir das 18h30.

É tempo de renovar o espírito natalino em nossa comunidade: reúna sua família e venha participar!

#Cultura 25/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos divulga programação natalina Todas as atrações serão realizadas na Praça Coronel Raimundo Alves (Praça da Matriz) e coreto, a partir das 18h30.
#Cultura 17/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Governo Municipal de Milagres lança o projeto “Papai Noel conta Histórias”

O Governo Municipal de Milagres por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos e da Biblioteca Pública Municipal Socorro Lima lançou na manhã desta quarta-feira (17/11) e segue até o dia 26 de dezembro, o projeto "Papai Noel Conta Histórias". A iniciativa tem como objetivo resgatar o espírito natalino através da contação de histórias para crianças e visitantes em geral.

Além da contação de histórias natalinas, o visitante poderá desfrutar de uma rica coleção com mais de 100 (cem) peças de papais-noéis em exposição. O acervo pertenceu a professora Maria do Socorro Leite de Lima que foi homenageada com seu nome na Biblioteca Municipal.

O projeto "Papai Noel Conta Histórias", está sendo desenvolvido na Biblioteca Municipal, assim como a exposição da coleção de papais-noéis.

Projeto Papai Noel Conta Histórias

Período: 17 de novembro a 26 de dezembro

Local: Biblioteca Pública Municipal Socorro Lima - Rua Djalma Sobreira Dantas ao lado da Praça da Matriz

Horário: 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h00

#Cultura 08/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Prefeito Figueiredo participa de reunião do Conselho Municipal de Cultura
#Cultura 18/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Solenidade de Reinauguração da Biblioteca Pública Socorrinha Lima é marcada pela emoção Cerimônia foi aberta com leitura da biografia da homenageada que foi professora na antiga Escola Padre Joaquim Alves, na Escola Lindalva de Morais e no Patronato Zefinha Gomes
#Cultura 17/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Governo de Milagres inaugura monumento sobre a história lendária de criação do município O monumento foi desenhado pela jovem Cleisla Cardoso Pereira, aluna da EEP Ana Zélia da Fonseca e esculpido pelo artesão, José Alves Pereira, conhecido como Zé de Senhor
#Cultura 11/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Sessão solene homenageia Centenário da Banda de Música Padre Manuel Duarte de Queiróz A Câmara Municipal de Milagres e o Governo Municipal de Milagres celebraram a passagem dos 100 anos do conjunto musical com a entrega de placa comemorativa e comendas
#Cultura 16/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Sai resultado do concurso que definiu a identidade visual dos 175 anos de Milagres e do Centenário da Banda de Música De acordo com o que reza o edital de chamamento do concurso, os autores das peças escolhidas receberão um prêmio de R$ 500,00 (quinhentos reais).
#Cultura 07/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Concurso vai definir a identidade visual dos 175 anos de Milagres e do Centenário da Banda de Música Certame objetiva a criação artística original, inspirada no tema: “175 Anos de Emancipação Política de Milagres e Centenário da Banda de Música”
#Cultura 25/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Secretaria de Cultura vai realizar oficina on-line com princípios básicos de técnica vocal A ação tem como principal tema o aparelho fonador e abordará assuntos relacionados a técnica e saúde vocal.
#Cultura 31/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Abertas inscrições para oficina on-line 'Improvisação na Iniciação Teatral'; veja como se inscrever A ação vai ocorrer nos dias 2, 9, 16, 23 e 30 de junho, das 18h30 às 20h30 e é destinada ao público jovem-adulto.
#Cultura 14/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS 48 profissionais do setor de eventos são selecionados para receber auxílio financeiro O auxílio é no valor de R$1.000, divididos em duas parcelas de R$500
#Cultura 14/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Secretaria de Cultura realiza oficina ‘Artesanato em Papel' em parceria com o SESC A atividade engloba 24 pessoas do município amantes do artesanato
#Cultura 03/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Cadastro de profissionais de eventos para recebimento de auxílio financeiro vai até o dia 10 A ideia é beneficiar 10 mil profissionais, com um auxílio financeiro de R$ 1.000, divididos em duas parcelas de R$ 500.
#Cultura 30/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS ALDIR BLANC - Artistas milagrenses serão beneficiados com a lei de Emergência Cultural

Foi sancionada, nesta segunda-feira (29), a Lei Aldir Blanc, que promete liberar até R$ 3 bilhões para estados e municípios e o Distrito Federal concederem auxílio emergencial para trabalhadores do setor cultural. Pessoas físicas que comprovem atuação no setor cultural nos últimos dois anos podem receber até três parcelas de R$ 600 como auxílio.

Pessoas com vínculo empregatício ou que recebem algum benefício previdenciário ou social (como o auxílio emergencial geral concedido pelo Governo Federal) não têm direito ao auxílio para trabalhadores da cultura. Para receber o benefício, é necessário ter renda mensal per capita de até meio salário mínimo e não ter tido rendimento inferior a R$ 28,5 no ano de 2018.

Assim como no auxílio emergencial geral, mães solteiras podem receber até dois benefícios, acumulando R$ 1.200. O benefício deve ser pago pelos governadores e prefeitos aos trabalhadores informais da cultura, seguindo os critérios estabelecidos pelo Governo Federal. Espaços culturais também podem pleitear auxílio, que deve variar entre R$ 3 mil e R$ 10 mil.

O setor da cultura sofreu grandes impactos econômicos por conta da pandemia da Covid-19. A maior parte da verba que será disponibilizada é oriunda do Fundo Nacional de Cultura (FNC). Segundo informou a Secretaria de Cultura, Eventos e Turismo, os cadastros terão início nesta quarta-feira (01), das 8h às 12h, na sede da secretaria, no mesmo prédio da Secretaria de Educação, em frente à agência dos Correios.

ASCOM

Governo Municipal de Milagres

#Cultura 03/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Secretaria Municipal de Cultura inicia programação da Paixão de Cristo 2020

Já considerado um dos maiores espetáculos teatrais da região do cariri, a Peça Paixão de Cristo, volta a ser vivenciada pelos milagrenses. Desde 2018, quando teve o seu retorno garantido pelo Governo Municipal, a peça tem ganhado visibilidade do público de todos os lugares, graças à tecnologia, milhares de internautas podem acompanhar a sequencia de cenas que marcaram a vida e ressurreição de Jesus Cristo, em um cenário impar, que se reveste a cada ano, e que mesmo com a ação do tempo, permanece intacto.

Uma obra do saudoso artista Raimundo Hélio, a peça teatral consegue envolver um elenco de quase 200 pessoas, entre jovens e adultos, homens e mulheres. O evento que transcorre em dois dias passou a contar com efeitos tecnológicos de luzes e demais artifícios, que permitem levar o público a emoção, diante de cada encenação realizada por artistas milagrenses. "É um momento mágico, a gente não consegue explicar o que sentimos quando estamos encenando lá no calvário", afirmou um dos participantes.

Recentemente, o espetáculo foi incluso no calendário oficial de eventos do Estado do Ceará, através de projeto de lei de iniciativa do Deputado Estadual, Guilherme Landim, o que permite a destinação de recursos estaduais somados aos que são empenhados pelo próprio município para a realização da peça para gastos com figurinos, cenários e demais equipamentos utilizados durante os dois dias. No ano passado, representantes do Governo do Estado estiveram presentes, garantindo empenho para alocar recursos para as próximas edições.

Segundo informou a Secretária Municipal de Cultura, Eventos e Turismo, a Professora Lúcia Landim, o calendário de ensaios vai de 14 de fevereiro até 8 de março. Para ela, cada ano é uma emoção diferente sentida. "Mesmo estando nos bastidores, à gente sempre sabe o que vai acontecer para surpreender o público, mas, a cada ano sentimos uma emoção diferente, algo que nos toma. É simplesmente mágico, sem falar na dedicação e empenho de todos os envolvidos direta e indiretamente", finalizou Lúcia Landim.

ASCOM

Governo Municipal de Milagres

#Cultura 10/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos abre inscrições para aulas de Teoria e Prática Musical O Governo Municipal de Milagres através da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos está com inscrições abertas para o curso de Teoria e Prática Musical, no período de 01 a 31 de outubro. O curso será ministrado pelo maestro Bidu Fernandes.

As inscrições são efetuadas na sede da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, localizada na Rua Presidente Vargas, próximo à agência dos correios das 07h30min às 12h00min, sendo necessários os seguintes documentos: Identidade, CPF e Comprovante de Residência. A idade mínima para os alunos iniciarem as aulas de Teoria e Prática Musical é a partir de 10 anos.

A gestão municipal reafirma o compromisso em promover a capacitação para o exercício profissional, fundamentado nos valores éticos e culturais.


Governo Municipal de Milagres


AssCom
#Cultura 08/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Cavalgada e Missa do Vaqueiro O encantamento e tradição da cultura sertaneja podem ser conferidos na Cavalgada e Missa do Vaqueiro de Milagres. O evento acontece nesse dia 12 de Outubro a partir das 15h30 com concentração na Praça Padre Cícero. Início da cavalgada às 16h30 e em seguida Missa do Vaqueiro no Parque de Eventos Manoel Galego.

Participe dessa importante manifestação cultural e expressão de fé.

Realização: Paróquia Nossa Senhora dos Milagres

Apoio: Governo Municipal de Milagres
Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos
#Cultura 26/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS PARCERIA SESC: Milagres sediará mais uma vez ações da Mostra SESC Cariri O Prefeito Municipal de Milagres, Lielson Macêdo Landim, e a Primeira dama, Elisângela Crisostomo Landim, participaram de importante reunião na manhã desta quarta-feira, 25, na Unidade do Serviço Social do Comércio - SESC de Juazeiro do Norte, para assinatura do termo de parceria. Participou do momento a Coordenadora de Projetos da entidade, Elaine Lavor, que referendou em suas palavras a parceria positiva com o município.
“Milagres tem sido um grande parceiro desde 2017. Nunca antes foram desenvolvidos tantos projetos sociais em parceria com o SESC e que visam atender as famílias, principalmente essa garotada, com ações que levam alegria, inclusão social e entretenimento gratuitamente. Parabenizo a abertura que nos é dada pelo prefeito Lielson, que é sempre receptivo, mas também, quero destacar o empenho e a garra da Primeira dama Elisângela que abraça fortemente as parcerias”, disse Elaine Lavor.
Nesta edição o município será contemplado com apresentações de teatro de rua com o espetáculo “Asavessa”, que garante também, um lugar cativo para os amantes da arte cênica. “É importante nós abraçarmos esses projetos, levando em consideração ao grande número de jovens talentos que temos em nossa cidade, basta relembrar espetáculos com a Peça Paixão de Cristo, dentre outros trabalhos já desenvolvidos e que tem contado com o nosso total apoio”, finalizou Lielson Landim.

Governo Municipal de Milagres

AssCom

#Cultura 25/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS NOTA DE ESCLARECIMENTO

Nas últimas horas, vem sendo divulgado em redes sociais a falsa informação (Fake News) de que o Governo de Milagres estaria realizando um evento festivo no Parque de Eventos Manoel Galego no dia 11 de outubro com bandas de renome nacional e regional.

No entanto, o Governo de Milagres através da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos vem a público reafirmar que essa postagem é falsa, cujo único objetivo é desinformar e prejudicar a gestão municipal.

É necessário esclarecer que toda comunicação oficial da gestão está disponível no site milagres.ce.gov.br e nas plataformas digitais (Facebook e Instagram). Quem cria e dissemina conteúdos falsos tem intenções perversas, sejam financeiras, políticas ou de difamação, além de ser crime conforme a legislação vigente. E isso deve ser combatido.

Governo Municipal de Milagres

#Cultura 21/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS III Mostra de Quadrilhas Juninas de Milagres “Essa é uma noite de Alegria...” foi com esse pensamento que o prefeito Lielson Landim definiu a III Mostra de Quadrilhas Juninas de Milagres. O evento reuniu um grande público que lotou as dependências do ginásio O Lacerdinha. As quadrilhas Arraiá Nordestino, Filhos de Milagres da escola Marieta Calls e Arraiá do Patronato encantaram o público, assim como a Quadrilha Império Nordestino e Nação Junina que deram um show de coreografia e simetria.

Confira o registro fotográfico
#Cultura 17/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E EVENTOS Governo de Milagres realiza pelo segundo ano consecutivo o grande espetáculo da Paixão de Cristo

Um espetáculo de fé! Um show de interpretação! A maior história de todos os tempos contada com riqueza de detalhes! Um grandioso evento que arrasta multidões! Esses são alguns dos atributos do apaixonante espetáculo da Paixão de Cristo.

Inicialmente o espetáculo, intitulado de Ecce Homo "Eis o Homem" foi idealizado pelo saudoso escritor, artista plástico, ator e diretor Raimundo Hélio Grangeiro Ferreira nos início dos anos 1980, após seu falecimento, o professor Antônio Cassiano deu continuidade a encenação da Paixão de Cristo, mas, a falta de incentivo e apoio financeiro inviabilizou a realização de tão majestoso evento, ficando por longos 14 anos adormecido, porém, vivo no coração dos amantes do teatro e da cultura local.

No entanto, em conformidade com a importância histórica, cultural e social do espetáculo, o Governo Municipal de Milagres, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos realiza pelo segundo ano consecutivo a encenação da Paixão de Cristo. São mais de 160 pessoas envolvidas entre atores, diretores e produtores.

A produção teatral será apresentada nos dias 18 e 19 de abril com a seguinte programação: quinta-feira (18) a partir das 18:30h - Prólogo, Sermão da Montanha, Santa Ceia, Tentação, Traição e Prisão de Jesus e Bacanal de Herodes. As apresentações terão como palco o Calvário, localizado no bairro Francisca do Socorro. Na sexta-feira (19) a partir das 18:30h está prevista a encenação do Julgamento de Jesus que acontecerá no Patronato Dona Zefinha Gomes, o Cortejo, com cenas nas ruas da cidade até o Calvário, em seguida Morte de Judas, Crucificação e Ressureição de Jesus serão apresentadas no Calvário.

Fazem parte do elenco os atores Bidu Fernandes (Jesus), Rita Maria (Maria), Luciana Campos (Maria Madalena), Wanderley Santos (Apóstolo João) Leilael Melo (Pilatos) Marcos Ferreira (Herodes), Rogério Azevedo (Demônio), Raimundo Diniz (Judas) e grande elenco.

Para o prefeito Lielson Landim a Paixão de Cristo tem o olhar cuidadoso da gestão por se tratar de um evento de grande importância para o povo de Milagres. "Não medimos esforços para resgatar este grandioso espetáculo que narra a mais bela história de todos os tempos", disse o prefeito.

Governo Municipal de Milagres

AssCom

www.milagres.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 22:50:05