CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Desenvolvimento 19/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO, TECNOLOGIA E TRABALHO Prefeitura de Milagres conquista 2º lugar no XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

Na última quinta-feira (18), a cidade de Milagres celebrou uma conquista notável no XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, sediado em Fortaleza. Em um evento repleto de reconhecimento e prestígio, a Prefeitura de Milagres foi agraciada com o 2º lugar na categoria Empreendedorismo na Escola, pelo inspirador projeto "Educa + Milagres: Robótica e Empreendedorismo em um Ensino Inovador".

Idealizado em parceria pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Educação Básica, o projeto se destacou por sua abordagem inovadora, que integra a robótica ao empreendedorismo, promovendo uma educação que prepara os alunos para os desafios do futuro.

Além do sucesso do projeto Educa + Milagres, o município também se destacou na competição com o projeto "Conecta Milagres 2050 - Cidade Inteligente, Cidade do Futuro". Este projeto, focado no desenvolvimento municipal e na sustentabilidade dos pequenos negócios, reforça o compromisso da gestão com a inovação e o progresso sustentável.

A competição, que ocorre a cada dois anos, busca reconhecer e premiar as prefeituras que se destacam na promoção do empreendedorismo e na melhoria do ambiente de negócios em seus municípios. Um total de mais de 100 projetos foram submetidos em todo o estado. Das cidades do Cariri, foram apresentados 15 projetos, dos quais apenas 9 prefeituras foram selecionadas para avançar na competição pelo prêmio. Os municípios contemplados incluem Milagres, Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha."

A cerimônia de premiação contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Márcio Luna, representando o prefeito Cícero Figueiredo, do secretário de Desenvolvimento Agrário Laurivam Cruz e do Agente de Desenvolvimento, Leonardo Trajano.

Esta não é a primeira vez que Milagres é reconhecida pelo Sebrae. Em novembro de 2023, a Sala do Empreendedor da cidade recebeu o prestigiado Selo Referência em Atendimento na categoria Prata, durante o V Encontro dos Agentes de Desenvolvimento do Estado do Ceará.

O secretário Márcio Luna expressou sua gratidão pelo reconhecimento, destacando o compromisso da gestão em fomentar o desenvolvimento da cidade e celebrando essa conquista inédita para Milagres. "É com imensa satisfação que recebemos este reconhecimento. Essa conquista representa o resultado de um trabalho árduo e dedicado de toda a equipe envolvida no projeto e um incentivo para que possamos continuar inovando e empreendendo em prol do desenvolvimento sustentável de nossa comunidade", afirmou.

#Empreendedorismo 25/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO, TECNOLOGIA E TRABALHO Prefeitura de Milagres inicia serviço gratuito de Declaração do Imposto de Renda para MEIs

A Prefeitura de Milagres, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Trabalho, deu início a um importante serviço para os Microempreendedores Individuais (MEIs): a Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ). O serviço, oferecido na Sala do Empreendedor, é totalmente gratuito e visa facilitar o cumprimento das obrigações fiscais desses profissionais.

O prazo para a entrega da declaração do IRPJ MEI se estende até o dia 31 de maio de 2024. Este período oferece aos microempreendedores a oportunidade de regularizar sua situação fiscal e evitar quaisquer complicações futuras.

Localizada na rua José Esmeraldo da Silva, ao lado da Funerária Anjo da Guarda, a Sala do Empreendedor é um espaço que proporciona diversos serviços além da declaração de imposto, incluindo orientação empresarial para abertura e formalização de micro e pequenos negócios, parcelamento de débitos com o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), emissão de declarações e certidões, e alterações cadastrais, entre outros.

A Sala do Empreendedor funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, oferecendo um ambiente propício para os microempreendedores buscarem suporte e orientação para suas atividades comerciais.

Essa iniciativa é fruto de uma valiosa parceria entre a Prefeitura de Milagres, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e o SEBRAE, reforçando o compromisso com o desenvolvimento econômico local e o apoio aos empreendedores milagrenses.

#Tecnologia 13/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO, TECNOLOGIA E TRABALHO Estudantes milagrenses surpreendem com ferramenta tecnológica para modernização da Biblioteca Municipal

A Prefeitura Municipal de Milagres reafirma seu compromisso com o desenvolvimento da cidade através de parcerias estratégicas, e os resultados positivos começam a se evidenciar com a colaboração da Escola de Ensino Profissional Irmã Ana Zélia da Fonseca.

Dois jovens talentosos, Adrian e Felipe, alunos desta renomada instituição de ensino, se destacaram ao desenvolver uma ferramenta tecnológica inovadora. O projeto visa cadastrar, catalogar e disponibilizar todo o acervo da Biblioteca Pública Municipal Socorrinha Lima, facilitando o acesso à informação para a comunidade milagrense.

Esta iniciativa está inserida em uma proposta ainda mais audaciosa, o Projeto Conecta Milagres 2050, que busca transformar a cidade em um polo de inovação e tecnologia. O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável, inclusivo e tecnológico, preparando Milagres para os desafios do futuro.

O Prefeito Figueiredo enfatizou a importância dessa parceria para o crescimento de Milagres. Ele destacou a relevância de envolver os jovens talentos da cidade em iniciativas que contribuam para o progresso local. "Estamos comprometidos em proporcionar oportunidades para o desenvolvimento educacional e profissional dos nossos jovens. A parceria com a Escola Irmã Ana Zélia da Fonseca é um exemplo de como a união entre instituições pode gerar impactos positivos significativos", afirmou o Prefeito.

O Projeto Conecta Milagres 2050 continua a ganhar força, estimulando a participação ativa da comunidade e incentivando projetos inovadores. A Prefeitura reitera seu compromisso com o futuro da cidade, visando transformar Milagres em um lugar onde a inovação e o desenvolvimento sustentável caminham lado a lado.

#Empreendedorismo 29/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO, TECNOLOGIA E TRABALHO Sala do Empreendedor de Milagres conquista Selo Referência em Atendimento na categoria Prata

Milagres celebra um marco significativo em seu cenário econômico com a inauguração da Sala do Empreendedor, um equipamento inédito que resulta da parceria estratégica entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Trabalho, e o SEBRAE. Iniciando suas atividades em 22 de maio de 2023, a Sala do Empreendedor tem como principal missão fomentar o empreendedorismo e impulsionar o desenvolvimento econômico do município.

Em pouco mais de seis meses de existência, a Sala do Empreendedor de Milagres alcançou um feito notável ao conquistar o prestigioso Selo Referência em Atendimento na categoria Prata. A honraria foi concedida no V Encontro dos Agentes de Desenvolvimento do Estado do Ceará. Esse reconhecimento é fruto do trabalho árduo, dedicação, persistência e compromisso da equipe envolvida no projeto.

A Prefeitura de Milagres, reitera seu compromisso em estimular o empreendedorismo local e consolidar parcerias estratégicas para promover o desenvolvimento econômico. O Selo Referência em Atendimento na categoria Prata atesta não apenas a eficiência operacional da Sala do Empreendedor, mas também a capacidade do município em criar um ambiente propício para o crescimento empresarial.

"Esse importante reconhecimento é um reflexo do empenho conjunto da equipe em busca do fortalecimento econômico de Milagres. Estamos comprometidos em continuar apoiando e incentivando iniciativas empreendedoras que contribuam para o progresso e bem-estar de todos os cidadãos", destacou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Márcio Luna.

A conquista do Selo Referência em Atendimento na categoria Prata é um indicativo claro de que Milagres está no caminho certo para se tornar um polo empreendedor, e a Sala do Empreendedor continuará desempenhando um papel fundamental nesse processo, oferecendo suporte e oportunidades para os empreendedores locais.

A Prefeitura de Milagres celebra não apenas a conquista da Sala do Empreendedor, mas também as perspectivas promissoras que essa iniciativa traz para o futuro econômico da cidade.

#Empreendedorismo 23/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO, TECNOLOGIA E TRABALHO Prefeitura de Milagres e SEBRAE promovem palestra sobre Associativismo e Cooperativismo

Na manhã desta quarta-feira, dia 22 de novembro, a Sala do Empreendedor em Milagres foi palco de um evento de grande relevância para o município. Uma palestra sobre Associativismo e Cooperativismo reuniu cooperados, mototaxistas, artesãos, agricultores e agricultoras familiares, empreendedores e demais interessados, proporcionando um debate enriquecedor sobre práticas que podem impulsionar o desenvolvimento econômico da cidade.

A iniciativa foi resultado de uma parceria bem-sucedida entre a Prefeitura Municipal de Milagres, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Trabalho, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). O objetivo central era promover a conscientização sobre a importância do associativismo e cooperativismo, ressaltando como essas práticas podem fortalecer o tecido econômico local.

A palestra contou com a participação expressiva do público, evidenciando o interesse da comunidade em buscar alternativas para o crescimento conjunto. O palestrante convidado, Ítalo Robson, representante do SEBRAE, trouxe sua expertise e conhecimento, enriquecendo ainda mais o evento.

Durante a apresentação, foram abordados temas como os benefícios da colaboração entre cooperados, a potencialização dos recursos locais por meio da união e as estratégias para o estabelecimento de cooperativas eficientes. Ítalo Robson destacou exemplos práticos de sucesso, evidenciando como o associativismo e cooperativismo têm impulsionado localidades em diversas partes do país.

Durante a palestra, houve espaço para perguntas e debates, permitindo que os participantes interagissem e esclarecessem dúvidas sobre a aplicação desses conceitos no contexto local.

A realização bem-sucedida desse evento demonstra o compromisso da Prefeitura de Milagres em promover iniciativas que estimulem o desenvolvimento econômico sustentável da cidade. A parceria estratégica com o SEBRAE reforça a importância do engajamento de entidades governamentais e organizações especializadas na busca por soluções inovadoras e colaborativas.

O impacto positivo dessa palestra certamente reverberará na comunidade de Milagres, inspirando ações que visam não apenas o crescimento individual, mas o fortalecimento coletivo por meio do associativismo e cooperativismo.

#Empreendedorismo 23/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO, TECNOLOGIA E TRABALHO Prefeitura de Milagres firma parceria com a plataforma 1MiO para oferecer cursos gratuitos

A Prefeitura Municipal de Milagres firmou uma importante parceria com a plataforma 1MiO, visando proporcionar aos jovens a oportunidade de acesso a uma variedade de cursos gratuitos. A iniciativa tem como objetivo promover a qualificação profissional e ampliar as oportunidades de aprendizado.

A 1MiO é uma plataforma reconhecida por oferecer cursos de alta qualidade em diversas áreas, abrangendo desde habilidades técnicas até desenvolvimento pessoal. Com essa parceria, os jovens milagrenses terão a chance de aprimorar seus conhecimentos sem custos, contribuindo para o crescimento profissional e pessoal.

Os interessados podem se inscrever acessando a página oficial da 1mio no endereço eletrônico [1mio.com.br]. Lá, encontrarão uma variedade de opções de cursos disponíveis. A Prefeitura incentiva a participação ativa da comunidade nessa oportunidade de capacitação, reforçando a importância de se manterem atualizados e preparados para os desafios do mercado de trabalho.

Vale ressaltar que o prazo para inscrições é limitado e encerra-se no dia 01 de dezembro de 2023. Portanto, é fundamental que os interessados garantam sua vaga o quanto antes, assegurando a participação nos cursos desejados.

Não perca essa chance de turbinar o seu currículo e investir no seu futuro. A Prefeitura de Milagres convida a todos a aproveitarem essa oportunidade única de acesso a conhecimento gratuito e de qualidade.

Para acessar a plataforma, clique no link abaixo:

#Empreendedorismo 17/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO, TECNOLOGIA E TRABALHO Prefeitura de Milagres e SEBRAE realizam palestra sobre Associativismo e Cooperativismo

A Prefeitura Municipal de Milagres, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Trabalho em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), realizará uma palestra sobre Associativismo e Cooperativismo na próxima quarta-feira, dia 22 de novembro, às 9h00.

O evento acontecerá na Sala do Empreendedor, situada na Rua José Esmeraldo da Silva, número 302, no Centro, próximo à Funerária Anjo da Guarda. A iniciativa visa promover o debate e a conscientização sobre as práticas de associativismo e cooperativismo, destacando sua importância para o desenvolvimento econômico local.

Representantes do SEBRAE compartilharão conhecimentos e experiências, abordando temas relevantes para empreendedores e interessados em fortalecer a economia do município por meio de parcerias sólidas e colaborativas.

A Prefeitura e o SEBRAE convidam a todos os interessados a participar deste evento que promete contribuir para o crescimento sustentável e a prosperidade de Milagres.

#Empreendedorismo 09/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO, TECNOLOGIA E TRABALHO Prefeitura de Milagres firma parceria com SEBRAE para impulsionar o empreendedorismo e a economia local

Na manhã desta segunda-feira, dia 06 de novembro, o Prefeito de Milagres, Cícero Figueiredo, protagonizou um momento marcante para o município ao assinar a renovação da parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, referente ao Programa Cidade Empreendedora. O ato que contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Márcio Luna, ocorreu no Gabinete do Prefeito e reafirmou o compromisso da gestão municipal com o crescimento econômico local.

A iniciativa visa fortalecer o empreendedorismo e impulsionar o desenvolvimento econômico de Milagres, consolidando-se como um importante passo na promoção de iniciativas empreendedoras na cidade.

O Prefeito Figueiredo destacou a relevância do programa e a sua contribuição para o município. "Estamos renovando, mais uma vez, em parceria com o SEBRAE, esse grandioso projeto que vai fortalecer o nosso desenvolvimento econômico no município, já para o ano 2024. Nosso compromisso é com a geração de emprego e renda para a nossa população e despertar o sentimento de empreendedorismo para o nosso povo. Esse é o nosso trabalho", ressaltou o Prefeito.

A Prefeitura de Milagres mantém seu compromisso firme de buscar parcerias que promovam o apoio aos empreendedores locais e estimulem o desenvolvimento da economia local. A renovação da parceria com o SEBRAE é mais um passo importante nesse caminho, que visa promover um ambiente favorável para o crescimento e a prosperidade do município.

#Desenvolvimento 18/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO, TECNOLOGIA E TRABALHO Secretaria de Desenvolvimento Econômico apresenta números da "Campanha "Quem Ama Milagres, Compra em Milagres"

A Prefeitura Municipal de Milagres, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Trabalho (SEDETT), lançou uma campanha inovadora e estratégica no período de 05 a 15 de Agosto deste ano. Com o slogan "Quem Ama Milagres, compra em Milagres", a iniciativa visou estimular e conscientizar os milagrenses a realizarem suas compras no comércio local, contribuindo para o fortalecimento da economia da cidade.

O principal foco dessa ação foram os permissionários que estiveram comercializando seus produtos e serviços no Parque de Eventos durante a tradicional Festa de Agosto de 2023, evento de grande relevância no calendário cultural e econômico do município.

A SEDETT conduziu um estudo socioeconômico abrangente com o objetivo de analisar o impacto econômico resultante da comercialização de produtos, principalmente gêneros alimentícios, e serviços durante a realização da Festa de Agosto 2023 na economia local. A metodologia envolveu a aplicação de dois questionários: um destinado aos comerciantes que se cadastraram na campanha e forneceram produtos aos permissionários que atuaram no Parque de Eventos, e outro direcionado ao público em geral, a população de Milagres, com foco em serviços.

De acordo com os números levantados, os resultados foram significativos. No Parque de Eventos, foram adquiridos produtos no comércio local, destinados à preparação e manipulação de alimentos, totalizando R$ 150.000,00. Além disso, as vendas de comidas dentro do parque alcançaram a marca de R$ 450.000,00, enquanto as bebidas comercializadas atingiram a cifra de R$ 1.125.000,00, somando um total geral aproximado de R$ 1.600.000,00.

Além do setor alimentício, outros segmentos da economia local também se beneficiaram, como os salões de beleza, que somaram R$ 400.000,00 em receitas durante o período da festa.

A avaliação da Festa de Agosto 2023 mostrou-se positiva, com 82% dos entrevistados considerando-a "Ótima", 10% "Boa" e 4% "Regular". O estudo contou com a aplicação de dois questionários distintos: um direcionado aos estabelecimentos comerciais cadastrados na campanha "Quem Ama Milagres, Compra em Milagres", envolvendo 15 empreendedores, e outro voltado para o público consumidor que frequentou o Parque de Eventos e/ou a Festa Religiosa, com 70 entrevistados.

No primeiro questionário, os resultados indicaram que a campanha beneficiou 86,8% dos comerciantes, impulsionando o aumento nas vendas para 93,4% deles. Além disso, 80% dos estabelecimentos afirmaram conquistar novos clientes graças à campanha. Todos os entrevistados concordaram que o Recibo de Controle oferecido pela Prefeitura Municipal atendeu às necessidades de seus comércios, e 93,4% acreditam que a campanha deve ser realizada novamente no período das festas de Final de Ano. A maioria esmagadora, 80,2%, afirmou que participaria diretamente nas decisões das próximas campanhas de fomento ao comércio local.

No segundo questionário, foi revelado que 92,9% dos entrevistados participaram da Festa de Agosto 2023 e/ou da Festa Religiosa. O valor médio gasto por pessoa com comida e bebida durante o evento foi de R$ 248,75, enquanto o gasto com serviços de salão de beleza ficou em R$ 137,85.

O resultado geral da campanha demonstra seu sucesso em estimular a economia local e fortalecer os laços entre a comunidade e o comércio de Milagres. Com base nos números positivos e na satisfação dos comerciantes e consumidores, a Prefeitura Municipal considera expandir e aprimorar a iniciativa nos próximos eventos.

A campanha "Quem Ama Milagres, Compra em Milagres" se consolida como uma ação eficaz para promover o desenvolvimento econômico e a prosperidade da cidade, fortalecendo o vínculo entre os milagrenses e seu comércio local.

#Cultura 19/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO, TECNOLOGIA E TRABALHO Cultura Milagrense brilha na Expocrato 2023 com apresentações memoráveis

Na última sexta-feira, dia 14 de julho, o município de Milagres mostrou toda a sua força cultural durante a Expocrato 2023. Com o convite feito pelo SEBRAE ao município, por meio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Trabalho, representantes da cultura local encantaram o público presente com apresentações de tirar o fôlego.

A primeira apresentação da noite foi da jovem e talentosa Jak do Cordel, que emocionou a todos ao recitar a poesia "Feira de Agropecuária, a maior do Norte Nordeste", escrita pela renomada poetisa Maria de Lourdes Silva. Com sua voz doce e cativante, Jak do Cordel enalteceu a grandiosidade da região e sua rica tradição agropecuária.

Em seguida, foi a vez da quadrilha Império Nordestino encantar os visitantes com sua energia contagiante. A apresentação contou a história do famoso "Caldeirão do Beato José Lourenço", um evento histórico que marcou a cultura nordestina e representa parte importante das raízes do povo caririense.

Para encerrar as apresentações em grande estilo, o bicentenário Grupo Gongos de Milagres entrou em cena, levando consigo toda a tradição secular das cantigas e danças que remetem à cultura afrobrasileira. Com ritmos envolventes e movimentos cativantes, o grupo mostrou a importância de preservar e celebrar as heranças culturais que atravessam gerações.

A participação dos grupos culturais na Expocrato 2023 só foi possível graças ao empenho da Prefeitura de Milagres, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Trabalho, que viabilizou e apoiou a participação desses talentosos artistas. Além de proporcionar um espetáculo inesquecível ao público, a presença dos representantes da cultura milagrense na exposição também contribuiu para o fortalecimento e valorização das tradições locais.

#Desenvolvimento 13/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO, TECNOLOGIA E TRABALHO Sala do Empreendedor de Milagres recebe visita da consultora do SEBRAE para discutir plano de ação e selo de referência

A Sala do Empreendedor de Milagres recebeu a ilustre visita da consultora Silvia Fernandes, representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). O encontro teve como principal objetivo discutir o plano de ação da sala e traçar estratégias para alcançar o Selo de Referência em Atendimento, uma conquista almejada pela equipe.

A Sala do Empreendedor de Milagres é o resultado do esforço conjunto da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Trabalho, e do SEBRAE. Criada com o intuito de oferecer suporte e incentivo aos empreendedores locais, a sala tem se consolidado como um importante ponto de apoio para o desenvolvimento econômico.

Durante a reunião, a consultora Silvia Fernandes pôde conhecer de perto o trabalho realizado na Sala do Empreendedor e trocar experiências com a equipe responsável. Foram discutidos diversos aspectos relacionados ao atendimento aos empreendedores, como a qualidade e agilidade no suporte oferecido.

Além disso, a consultora destacou a importância de se obter o Selo de Referência em Atendimento, concedido pelo SEBRAE às salas que se destacam pela excelência no atendimento aos empreendedores. Esse selo é um reconhecimento do esforço e do comprometimento da equipe em oferecer serviços de qualidade e contribuir para o fortalecimento do ambiente empreendedor local.

A Sala do Empreendedor de Milagres tem se destacado como um importante ponto de apoio aos empreendedores locais, oferecendo orientação, capacitação e suporte necessário para o desenvolvimento de negócios. A parceria com o SEBRAE reforça o compromisso da Prefeitura em fomentar o empreendedorismo e contribuir para o crescimento econômico da cidade.

Com a visita da consultora Silvia Fernandes e o planejamento estratégico estabelecido, a Sala do Empreendedor de Milagres está mais motivada do que nunca a buscar a conquista do Selo de Referência em Atendimento. Essa certificação será mais um passo na consolidação da sala como referência em suporte e desenvolvimento de empreendimentos, fortalecendo ainda mais o ecossistema empreendedor de Milagres.

#Empreendedorismo 29/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO, TECNOLOGIA E TRABALHO Milagres sedia o Lançamento do Polo Empreendedor Cariri Leste

Na última sexta-feira, dia 26 de maio, o município de Milagres foi palco de um evento histórico para a região do Cariri. O auditório da Secretaria de Proteção Social (antigo CSU) foi o cenário escolhido para o lançamento do Polo Empreendedor Cariri, uma estratégia de Desenvolvimento Regional que tem como pilar o Programa Cidade Empreendedora.

Com o objetivo de promover a dinamização do desenvolvimento econômico e social, o Polo Empreendedor Cariri surge como uma iniciativa inovadora que busca impulsionar a economia local e fomentar o empreendedorismo na região.

O Programa Cidade Empreendedora, que é o alicerce do Polo Empreendedor Cariri, é uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) em conjunto com a Prefeitura Municipal de Milagres, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Trabalho e demais municípios da região.

A expectativa é que o Polo Empreendedor Cariri gere um impacto significativo na economia local, promovendo a geração de empregos, o aumento da renda da população e a melhoria da qualidade de vida. Além disso, a iniciativa busca promover a descentralização do desenvolvimento, levando oportunidades para municípios e reduzindo as desigualdades regionais.

Durante o lançamento do Polo Empreendedor Cariri em Milagres, o prefeito Cícero Figueiredo teve a oportunidade de fazer um pronunciamento caloroso e acolhedor, dando as boas-vindas a todos os presentes. Em seu discurso, o prefeito destacou a importância do evento e a relevância do Programa Cidade Empreendedora para o desenvolvimento do município e da região do Cariri como um todo.

Após o pronunciamento do prefeito, foram apresentados os eixos do Programa Cidade Empreendedora, que servirão como base para o desenvolvimento do Polo Empreendedor Cariri. Cada um desses eixos tem como objetivo promover a dinamização do desenvolvimento econômico e social da região.

No evento, estiveram presentes o superintendente do Sebrae-Ceará, Joaquim Cartaxo; a prefeita de Jati, Monica Rosany; o vice-prefeito da cidade do Barro, Albano Severo; o secretário municipal de desenvolvimento econômico, Márcio Luna; o vereador e presidente da câmara municipal de Milagres, Osório Dantas; a primeira-dama de Milagres, Sônia Figueiredo. Além deles, também participaram vereadores, secretários, assessores da gestão municipal, estudantes, profissionais do setor e representantes dos municípios que compõem o Cariri Leste.

O lançamento do Polo Empreendedor Cariri em Milagres é um marco importante para o município e para a região do Cariri. A iniciativa representa um compromisso com o futuro, com a busca por soluções inovadoras e com o fortalecimento do empreendedorismo como motor de desenvolvimento. A expectativa é que essa estratégia de Desenvolvimento Regional sirva de exemplo para outros municípios e regiões, impulsionando o crescimento econômico e social em todo o país.

#Empreendedorismo 23/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO, TECNOLOGIA E TRABALHO Prefeitura de Milagres realiza ação itinerante durante a Semana do Microempreendedor Individual-MEI

Durante a Semana do Microempreendedor Individual-MEI, a Prefeitura de Milagres, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Trabalho promoveu em parceria com o SEBRAE uma ação itinerante visando beneficiar tanto os cidadãos quanto os empreendedores do município. O evento contou com a participação de diversos órgãos e instituições, incluindo a Sala do Empreendedor, Setor Tributário, PAV Receita Federal, NTW Contabilidade e os alunos do curso de Administração da Escola de Ensino Profissional Irmã Ana Zélia da Fonseca.

A ação proporcionou uma oportunidade única para os microempreendedores e cidadãos de Milagres acessarem uma variedade de serviços e orientações relacionadas ao empreendedorismo. Com a presença da Sala do Empreendedor, os participantes tiveram acesso a informações sobre abertura de empresas, formalização de MEIs (Microempreendedores Individuais), linhas de crédito e capacitação empresarial.

Além disso, o Setor Tributário ofereceu suporte para esclarecimentos sobre questões fiscais e obrigações tributárias, auxiliando os empreendedores a entenderem melhor os processos e requisitos relacionados à legalidade dos seus negócios. A presença do PAV Receita Federal permitiu que os participantes resolvessem questões específicas, como emissão de CPF, entre outros serviços. Já a NTW Contabilidade prestou relevantes informações sobre declaração de imposto de renda.

A ação itinerante foi um sucesso, promovendo a integração entre os órgãos públicos, instituições e a comunidade local. Essa iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em apoiar e incentivar o empreendedorismo, fornecendo acesso a serviços e orientações que contribuem para o crescimento e fortalecimento dos negócios em Milagres.

#Desenvolvimento 22/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO, TECNOLOGIA E TRABALHO Sala do Empreendedor inicia suas atividades em Milagres

A Prefeitura de Milagres, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Trabalho em parceria com o SEBRAE, iniciou nesta segunda-feira, 22, os trabalhos da tão aguardada Sala do Empreendedor. A iniciativa tem como objetivo principal fomentar o empreendedorismo e impulsionar o desenvolvimento econômico do Município.

A Sala do Empreendedor de Milagres é um ambiente estruturado e acolhedor, onde empreendedores, empresários e microempresários terão acesso a uma ampla gama de serviços e informações essenciais para o crescimento de seus negócios como: Formalização Simplificada para MEI (Microempreendedor Individual); Emissão de Certificação de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI); Declaração Anual do Simples Nacional - DASN-SIMEI; Alteração e baixa para MEI; Emissão das Guias de Recolhimentos - DAS; Emissão de Nota Fiscal Eletrônica; Informações sobre palestras, orientações e cursos do SEBRAE; Orientação de Linha de Crédito e Certidão Negativa CNPJ.

Os interessados em obter mais informações sobre os serviços oferecidos pela Sala do Empreendedor podem entrar em contato através do telefone (88) 9.9746-8217, ou visitar o local no seguinte endereço: rua José Esmeraldo da Silva, 302, Centro, (ao lado da Funerária Anjo da Guarda).

Com a implantação da Sala do Empreendedor, a Prefeitura de Milagres reafirma seu compromisso em estimular o empreendedorismo e criar um ambiente propício para o desenvolvimento econômico, visando ao progresso e ao bem-estar de todos os cidadãos.

#Emprego 12/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO, TECNOLOGIA E TRABALHO Prefeitura de Milagres anuncia acordo com a gigante chinesa PowerChina para construção de usina fotovoltaica

Mais uma excelente notícia para a população milagrense! O prefeito de Milagres, Cícero Figueiredo, anunciou, no final da tarde desta quarta-feira, 10, uma importante ação que irá fomentar a geração de emprego e renda. Trata-se de uma parceria com a gigante chinesa Power Construction Corporation of China (Powerchina).

O comunicado foi feito pelo gestor por meio das redes sociais, logo após a reunião com representantes da empresa. "Hoje, fechamos uma parceria com a Powerchina, uma companhia de energia solar que irá instalar um grande parque fotovoltaico em Milagres, com cerca de um milhão de placas", afirmou.

Figueiredo destacou que os novos investimentos irão impulsionar a economia local e gerar emprego e renda para a população. "Essa parceria vai trazer nesse primeiro momento empregos para população e quando tem emprego para uns, tem dinheiro circulando e oportunidades para outros. Além disso, a PowerChina também trará outros benefícios sociais que, em breve, serão anunciados", afirmou.

A Powerchina é um grupo de atuação Global e está presente no Brasil desde 2006 atuando em mais de 50 contratos. Possui atualmente seis projetos em fase de construção e com excelente padrão de qualidade.

É importante destacar que Milagres tem um potencial extraordinário para a geração de energia renovável, por essa razão, a gestão municipal não tem medido esforços para criar um ambiente favorável para receber e atrair investimentos. A instalação da usina será um divisor de águas para o desenvolvimento econômico da cidade.

#Desenvolvimento 15/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO, TECNOLOGIA E TRABALHO Prefeito de Milagres e SEBRAE realizaram reunião para apresentação do Programa Cidade Empreendedora

O prefeito de Milagres, Cícero Figueiredo, se reuniu com a equipe do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) nesta última sexta-feira, 10/03, no Palácio da Microempresa em Juazeiro do Norte, para apresentação do programa Cidade Empreendedora. A implantação deste programa funciona através de uma parceria entre o município e o Sebrae.

O Cidade Empreendedora tem como objetivo acelerar o desenvolvimento do município por meio de implantação de políticas públicas nos seguintes eixos estratégicos: Gestão Municipal; Sala do Empreendedor; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva; Inovação; Cooperativa de Crédito; Desburocratização e Compras Governamentais.

Estiveram presentes na reunião a Articuladora Sebrae Cariri, Elizângela Andrade; o Coordenador do Projeto Cidade Empreendedora, Édio Callou; a Analista do Sebrae, Maria do Carmo; o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnologia, Márcio Luna; o Secretário Executivo de Finanças, Rivalci Xavier; o Secretário Executivo da Educação Básica, Flávio Leite e o Coordenador de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Júnior.

O Governo Municipal de Milagres segue firme com o compromisso de buscar parcerias importantes para impulsionar o empreendedorismo e fomentar o desenvolvimento social e econômico, assegurando inclusão e renda para os munícipes.

#Empreendedorismo 19/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO, TECNOLOGIA E TRABALHO Governo de Milagres anuncia 500 vagas para cursos em parceria com o Senac

O Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Trabalho em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Senac informa que estão abertas as inscrições para os cursos de curta duração, na modalidade online, ao vivo ou gravadas, nas áreas de Gastronomia, Turismo, Tecnologia, Moda, Design e Artes. Ao todo, são 500 vagas para Milagres.

A ação tem o objetivo de estimular a qualificação profissional, o empreendedorismo da população e favorecer a inserção produtiva, a economia criativa, a geração de emprego, renda e preparar os munícipes para o mercado de trabalho contribuindo dessa forma para o desenvolvimento econômico local.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 28 de dezembro de 2022 pelo site do Senac no link abaixo.

O Governo de Milagres reafirma o compromisso de firmar importantes parcerias para viabilizar oportunidades de capacitação profissional, cada vez mais acessíveis para todos os milagrenses.

#Desenvolvimento 11/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO, TECNOLOGIA E TRABALHO Governo de Milagres participou da solenidade de lançamento da Agenda Líder Cariri 2032
#Empreendedorismo 16/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO, TECNOLOGIA E TRABALHO Governo Municipal de Milagres participa do FestMicro 2022

O Governo Municipal de Milagres participa, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Trabalho, nesta sexta-feira (16/09), do XIV Encontro Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Ceará - FestMicro 2022, realizado no Teatro José de Alencar em Fortaleza.

O evento é uma realização da Federação das Entidades de Micro e Pequenas Empresas do Comercio e Serviço do Estado do Ceará-FEMICRO/CE em parceria com o SEBRAE/CE.

A programação contou com debates e palestras com valiosas informações e experiências de sucesso para as microempresas, principalmente para os Microempreendedores Individuais e de como fortalecer o segmento no Estado.

Durante o encontro também foi abordado assuntos relacionados a Lei do Microempreendedor individual e as parcerias do SEBRAE com os municípios: Cidade Empreendedora; Sala do Empreendedor; Jovens Empreendedores Primeiro Passo; Prefeito Empreendedor, dentre outros

O FestMicro 2022 destacou ainda a iniciativa do projeto Donas de Si e a importância do empoderamento e empreendedorismo feminino como vetor de geração de renda e emancipação econômica para as mulheres.

É importante ressaltar que o SEBRAE em parceria com o Governo Municipal de Milagres disponibilizou quatro vagas para os empreendedores milagrenses participarem do encontro, através da Caravana Cariri Sebrae.

O município de Milagres foi representado pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Trabalho, Márcio Luna.

#Empreendedorismo 14/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO, TECNOLOGIA E TRABALHO Governo Municipal de Milagres promove curso de Gestão Financeira

O Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Trabalho em parceria com o Sebrae realizará o curso de "Gestão Financeira" entre os dias 19 a 22 de setembro, a partir das 18h30 no Auditório da Secretaria Municipal de Educação.

O objetivo é capacitar os empreendedores a conhecer os movimentos financeiros que são essenciais no gerenciamento da microempresa e no controle das atividades financeiras.

O curso deve abordar Planejamento Financeiro, Fluxo de Caixa, Preço de Venda, Demonstrativos de Resultados, Análise de Resultados entre outros conteúdos.

A ação faz parte do programa Milagres, Cidade Amiga do Empreendedor.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sede da prefeitura municipal.

#Desenvolvimento 11/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO, TECNOLOGIA E TRABALHO Prefeitura divulga lista de empresas selecionadas para participarem do projeto "Milagres, cidade amiga do empreendedor"

O Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnologia em parceria com o SEBRAE-CE divulga nesta quinta-feira, 11 de agosto de 2022 a relação das empresas selecionadas para participarem do projeto "Milagres, Cidade Amiga do Empreendedor".

O programa inédito no município tem o objetivo de apoiar o setor comercial e serviços do município com a realização de capacitações gerenciais e consultorias.

As ações serão executadas pelo SEBRAE/CE, através dos seus consultores, assegurando ao público-alvo o acesso subsidiado de serviços tecnológicos e de inovação, além dos serviços focados em novas tecnologias que aplicadas pelos empreendedores possam melhorar a lucratividade da empresa.

O Governo Municipal de Milagres segue firme na busca de parcerias com o objetivo de ampliar e fortalecer o empreendedorismo em nossa cidade.

RELAÇÃO DAS EMPRESAS SELECIONADAS

1 MILAGRES FARMA

2 DONGA MOTOS

3 ESPAÇO DELLAS

4 UTILAR

5 AYALLA COMUNICAÇÃO VISUAL

6 MAIS PERFUME

7 MISTURA FINA

8 CASA & CONFORTO

9 JASPEMIL

10 DESTAQUE MODAS

#Empreendedorismo 26/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO, TECNOLOGIA E TRABALHO Governo Municipal inova e lança programa " Milagres, cidade amiga do empreendedor"

O Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnologia em parceria com o SEBRAE-CE lança o programa "MILAGRES, CIDADE AMIGA DO EMPREENDEDOR".

O programa inédito no município tem o objetivo de apoiar o setor comercial e serviços do município com a realização de capacitações gerenciais e consultorias.

É importante destacar que as ações serão executadas pelo SEBRAE/CE, através dos seus consultores devidamente credenciados assegurando ao público-alvo o acesso subsidiado de serviços tecnológicos e de inovação, além dos serviços focados em novas tecnologias que aplicadas pelos empreendedores possam melhorar a lucratividade da empresa.

Poderão participar do programa empresas comerciais e serviços enquadradas como microempresa, microempreendedor individual ou empresa de pequeno porte com CNPJ ativo e regular com sede no município. As empresas precisam está adimplente com o SEBRAE\CE. A adesão é GRATUITA com carga horaria por empresa de 68h de consultoria e participação em 04 cursos gerenciais.

O Governo de Milagres segue na busca de parcerias com o objetivo de fomentar o comercio local e fortalecimento da economia.

ACESSE NO LINK O FORMULÁRIO DE ADESÃO AO PROGRAMA E O REGULAMENTO

#Empreendedorismo 28/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO, TECNOLOGIA E TRABALHO Secretaria de Desenvolvimento Econômico informa realização de Concurso Gastronômico do Festival Enchefs CE 2022

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Trabalho, informa que estão abertas as inscrições para o Concurso Gastronômico do Festival Enchefs CE 2022, nas seguintes modalidades: Chef Profissional e Coquetelaria. A realização do evento é da Associação de Chefs do Ceará-ACC.

Os interessados tem até o dia 01 de julho para realizarem as inscrições que são gratuitas. É importante destacar que para concluir e validar a inscrição, o(a) inscrito(a) deverá enviar o Curriculum, 01 Foto Pessoal com qualidade e a receita, com foto, para o e-mail: enchefsceara@hotmail.com

Para maiores informações consulte o regulamento do concurso no link abaixo:

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, através do link:

#Empreendedorismo 24/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO, TECNOLOGIA E TRABALHO Secretaria de Desenvolvimento Econômico informa realização de Workshop Jornada de Crédito

O Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Trabalho informa que nesta segunda-feira, dia 27 de junho, às 18h30, haverá um Workshop de Orientação para o Crédito, promovido pelo Sebrae, com o objetivo de capacitar o empresário para a tomada de crédito junto às instituições financeiras, possibilitando a melhor tomada de decisão para obtenção do crédito orientado, visando o desenvolvimento sustentável da empresa.

O evento é online e gratuito. Para participar, basta acessar o link

#Emprego 21/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO, TECNOLOGIA E TRABALHO Governo Municipal de Milagres adere ao Programa 1 Milhão de Oportunidades do UNICEF

O Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Trabalho assinou o termo de adesão ao Programa 1 Milhão de Oportunidades (1Mio), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

O 1MiO reúne Nações Unidas, governos, setor privado e sociedade civil com a meta de criar oportunidades de educação de qualidade, conectividade, formação de competências digitais e participação cidadã, capacitação profissional, aprendiz, estágio e emprego para adolescentes e jovens de 14 a 24 anos em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é parte do programa global Generation Unlimited (Geração Que Move, no Brasil), aprovado pela Assembleia Geral da ONU, em setembro de 2018.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Márcio Luna, a adesão ao programa vai viabilizar oportunidades em um momento importante da nossa história em que os jovens e adolescentes anseiam por mais oportunidades, em especial, de trabalho.

Acesse no link a plataforma do Programa 1 Milhão de Oportunidades

#Emprego 14/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO, TECNOLOGIA E TRABALHO Palestra esclarece empresários de Milagres sobre Lei do Jovem Aprendiz

Esclarecer o empresariado e possibilitar a contratação de mais jovens pelo mercado de trabalho. Esses foram os objetivos da palestra "Lei do Jovem Aprendiz", proferida por Monaliza Lopes do CIEE Juazeiro do Norte-CE.

O evento foi parte da programação da Semana de Conscientização de Combate ao Trabalho Infantil realizado pelo Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Trabalho em parceria com a Secretaria de Educação Básica.

Estiveram presentes o Prefeito Cícero Figueiredo; o Vice-prefeito, Anderson Eugênio; o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Márcio Luna; o Secretário de Saúde, Gean Feitosa, além de empresários e empreendedores. A palestra contou também com a participação de técnicos e assessores da gestão municipal.

A Lei 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários cujas funções demandem formação profissional.

No âmbito legal, aprendiz é o jovem que estuda e trabalha, recebendo, ao mesmo tempo, formação na profissão para a qual está se capacitando. Deve cursar a escola regular (se ainda não concluiu o Ensino Fundamental) e estar matriculado e frequentando instituição de ensino técnico profissional conveniada com a empresa.

A palestra foi um importante momento para esclarecer os empresários sobre a contratação dos jovens e seu acesso ao mercado de trabalho.

#Desenvolvimento 01/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO, TECNOLOGIA E TRABALHO Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico participa do 3º Seminário Agrosetores do Ceará

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Trabalho, participou do 3º Seminário Agrosetores do Ceará, realizado pelo Sistema FAEC, SENAR-CE e Instituto Future. O evento foi realizado nos dias 29 e 30 de março no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

O seminário teve como objetivo dar visibilidade as câmaras setoriais produtivas e empresariais da Agência de Desenvolvimento do Ceará-ADECE, assim como discutir e debater as perspectivas e cenários, as oportunidades e desafios das cadeias produtivas do Agronegócio Cearense para os próximos anos.

O município de Milagres foi representado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Márcio Luna.

#Tributo 22/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO, TECNOLOGIA E TRABALHO Programa de Retomada Fiscal do Governo Federal

O Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Trabalho, informa aos contribuintes, micro empresários e empreendedores individuais optantes pelo Simples Nacional, inscritos na dívida ativa da união.

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) prorrogou, até 28 de fevereiro de 2022, o prazo para adesão às negociações do Programa de Retomada Fiscal. As negociações podem conceder descontos, entrada facilitada e prazo ampliado para pagamento.

Maiores informações acesse o link abaixo:

#Desenvolvimento 09/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO, TECNOLOGIA E TRABALHO Governo Municipal participa de reunião técnica sobre implantação de projetos sociais pela Lightsource

Na última segunda-feira, 07, o Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Trabalho, do Instituto Nordestino de Gestão Pública, Ambiental e de Assistência Social e Sudene, se reuniram para discutir as propostas de implantação de projetos sociais pela empresa Lighsource, responsável pela obra do parque de geração de energia fotovoltaica no município.

Os projetos sociais beneficiarão as localidades no entorno do parque solar na modalidade de Investimento Social Privado-ISP. Em Milagres, 48 famílias da comunidade de Jenipapeiro I, serão contempladas com as ações.

O evento contou com a presença do Prefeito Cícero Figueiredo, do Vice-prefeito, Anderson Eugênio, do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Trabalho, Márcio Luna, da Secretária de Proteção Social, Vilauba Figueiredo; do Vereador e Presidente da Câmara, Geraldo Neto; do Coordenador Geral de Estudos e Pesquisas, Avaliação, Tecnologia e Inovação da Sudene, Marcos Falcão; da representante da Lightsource, Adriana Martins; do representante do Instituto Nordestino de Gestão Pública Ambiental e de Assistência Social, Delaneo Carneio; do representante da Energia Sustentável Nordeste, Henrique Grangeiro; do representante da empresa Purafiltra, Josué Freitas; do coordenador do Sistema FIEC, Francisco Leite e do Presidente do Instituto Semente, Naldo Martins. Também participaram da reunião os vereadores, Fernando Sampaio, Landim Saraiva, Aryldo Rodrigues, Renata Sayonara, Michelyane Alves, Felipe Jacó e Chiquim do São Tomé; os secretários, secretárias, assessores, empresários e representantes dos diversos segmentos da sociedade. O diretor de Planejamento e Articulação Política da Sudene, Raimundo Gomes de Matos participou de forma online.

A Sudene, por meio do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) financiou aproximadamente R$ 500 milhões à empresa Lighsource para a instalação de cinco unidades de geração de energia solar.

Na ocasião, o Prefeito Cícero Figueiredo, entregou a carta de intenções ao representante do Instituto Nordestino, Delaneo Carneio, na qual sugere a criação de um "Porto Seco", na região do Distrito do Café da Linha, onde já existem iniciativas que justificam a instalação do empreendimento.

Em seguida, a representante da Lightsource, Adriana Martins, apresentou os projetos a serem implantados na modalidade Investimento Social Privado-ISP. Serão beneficiadas em torno de 1500 pessoas que residem no entorno do Parque Solar Fotovoltaico, entre Milagres e Abaiara.

Em Milagres, cerca de 48 famílias da comunidade de Jenipapeiro I, serão contempladas com os projetos sociais de estímulo ao processo produtivo local, fomento a agricultura familiar, capacitação profissional, saneamento básico e eficiência energética.

Já no final do evento, o coordenador do Sistema FIEC, Francisco Leite, oficializou a parceria com o Governo Municipal, que irá beneficiar jovens e adultos com cursos de aperfeiçoamento, iniciação e qualificação profissional.

#Tecnologia 29/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO, TECNOLOGIA E TRABALHO Governo de Milagres realiza 1º Seminário de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Trabalho Pela primeira vez na história de Milagres, a gestão municipal, tem o fomento a tecnologia como política pública de desenvolvimento econômico.
www.milagres.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 02:05:38