Foto: Prefeitura Municipal de Milagres
A Biblioteca Municipal Professora Maria do Socorro Leite de Lima, órgão da Prefeitura de Milagres, está empenhada em fortalecer o vínculo entre a literatura e os alunos do ensino fundamental II. Para tanto, lançou o projeto Literatura de Cordel no Espaço Escolar, que funciona como uma biblioteca itinerante, levando o encanto e a riqueza dos cordéis até as escolas da rede municipal de ensino.
A proposta é uma iniciativa inovadora que visa estimular o interesse pela leitura e pela cultura nordestina entre os jovens estudantes. Inspirada nas maletas do século XVIII, a maleta temática do projeto contém 29 livros, cada um deles com histórias fascinantes e cativantes.
Entre as obras presentes, destaca-se um livro sobre a literatura de cordel, uma antologia que apresenta aos alunos a diversidade e a importância desse gênero literário tão tradicional. Além disso, há também um livro dedicado a Patativa do Assaré, intitulado "Uma voz no Nordeste", que aborda a vida e a obra desse renomado poeta popular.
A maleta ainda conta com duas coleções especiais. A primeira é composta por 12 cordéis do autor Clebson Viana, que abordam temas relacionados à história do Ceará.
A segunda coleção, intitulada "Cordéis Clássicos", é composta por 25 obras que narram a história de Padre Cícero Romão Batista, uma figura icônica e influente na região nordeste do Brasil.
O ponto alto do projeto Literatura de Cordel no Espaço Escolar é a produção de cordéis pelos próprios alunos. Ao longo das atividades, eles terão a oportunidade de aprender sobre a estrutura e a métrica dos cordéis, bem como explorar sua criatividade na composição de versos e estrofes. Ao final, será escolhido o melhor cordel de cada turma por votação, que será exposto na Biblioteca Municipal e fará parte do acervo permanente.
Nesta última semana, a maleta com os cordéis visitou a Escola Municipal Padre José Leite Sampaio. O projeto certamente contribuiu para enriquecer o repertório cultural dos alunos. Através do cordel, eles puderam mergulhar em um universo poético e descobrir a importância da tradição oral e da literatura popular.