Foto: Prefeitura Municipal de Milagres/Carlos Varela
Na última sexta-feira, dia 14 de julho, o município de Milagres mostrou toda a sua força cultural durante a Expocrato 2023. Com o convite feito pelo SEBRAE ao município, por meio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Trabalho, representantes da cultura local encantaram o público presente com apresentações de tirar o fôlego.
A primeira apresentação da noite foi da jovem e talentosa Jak do Cordel, que emocionou a todos ao recitar a poesia "Feira de Agropecuária, a maior do Norte Nordeste", escrita pela renomada poetisa Maria de Lourdes Silva. Com sua voz doce e cativante, Jak do Cordel enalteceu a grandiosidade da região e sua rica tradição agropecuária.
Em seguida, foi a vez da quadrilha Império Nordestino encantar os visitantes com sua energia contagiante. A apresentação contou a história do famoso "Caldeirão do Beato José Lourenço", um evento histórico que marcou a cultura nordestina e representa parte importante das raízes do povo caririense.
Para encerrar as apresentações em grande estilo, o bicentenário Grupo Gongos de Milagres entrou em cena, levando consigo toda a tradição secular das cantigas e danças que remetem à cultura afrobrasileira. Com ritmos envolventes e movimentos cativantes, o grupo mostrou a importância de preservar e celebrar as heranças culturais que atravessam gerações.
A participação dos grupos culturais na Expocrato 2023 só foi possível graças ao empenho da Prefeitura de Milagres, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Trabalho, que viabilizou e apoiou a participação desses talentosos artistas. Além de proporcionar um espetáculo inesquecível ao público, a presença dos representantes da cultura milagrense na exposição também contribuiu para o fortalecimento e valorização das tradições locais.