Foto: Ascom/Prefeitura de Milagres
Após o tradicional desfile do governador romano Pôncio Pilatos, que percorreu as ruas de Milagres na tarde desta quarta-feira (16) com cavalaria e soldados, a Paixão de Cristo 2025 ganha forma definitiva nesta quinta (17) e sexta-feira (18), prometendo emocionar o público com uma superprodução genuinamente milagrense.
Com mais de 170 artistas locais, a encenação é resultado de um esforço coletivo que envolve fé, cultura e valorização da arte cênica regional. A Prefeitura de Milagres investiu fortemente na infraestrutura do evento, com destaque para a construção e melhorias no Anfiteatro Artista Raimundo Hélio, conhecido como Calvário, garantindo mais comodidade, segurança e conforto ao público. Também houve aprimoramento nos figurinos, adereços e acessórios, elevando ainda mais a qualidade do espetáculo.
A programação tem início às 19h nos dois dias. Na quinta-feira, todas as cenas ocorrem no Calvário, com uma sequência que inclui a Profecia de Isaías, Transfiguração, Última Ceia, Agonia no Horto das Oliveiras, prisão de Jesus, julgamento no Sinédrio e o bacanal de Herodes.
Já na sexta-feira, a encenação começa no Patronato Dona Zefinha Gomes, com o julgamento de Jesus por Pilatos, e segue pelas ruas da cidade em um cortejo dramático, com cenas marcantes como o encontro com Maria. O desfecho se dá no Calvário, com as cenas da morte de Judas, crucificação e ressurreição de Jesus.
A Paixão de Cristo em Milagres já é uma tradição consolidada, que mistura religiosidade, arte e identidade local. A expectativa é de grande público, reafirmando o espetáculo como um dos mais significativos da Semana Santa no Cariri.
Programação completa:
Quinta-feira (17) - A partir das 19h | Local: Anfiteatro Artista Raimundo Hélio (Calvário)
Abertura com a Profecia do Profeta Isaías
Transfiguração, cura de um menino possesso e predição da Paixão
Última Ceia
Agonia no Horto das Oliveiras e prisão de Jesus
Julgamento no Sinédrio
Bacanal de Herodes
Sexta-feira (18/04) - A partir das 19h
A segunda noite começa no Patronato Dona Zefinha Gomes, de onde parte o cortejo pelas ruas com cenas em pontos específicos da cidade, até a chegada ao Calvário:
Início no Patronato:
Julgamento de Jesus por Pilatos
Cenas nas ruas (Cortejo):
CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos) - Continuação do cortejo
Em frente ao Bradesco - Cena de Jesus encontra sua mãe
Em frente à Med Farma - Cena de Jesus a caminho do Calvário
Praça Ernesto Gomes - Cena da caminhada com a cruz
Praça João Laurindo (antiga Castelo Branco) - Cena de Simão ajudando a carregar a cruz
Chegada ao Calvário:
Morte de Judas
Crucificação de Jesus
Ressurreição de Jesus