O Centro de Reabilitação foi criado com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Primária, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços
Com a presença do Prefeito Municipal, Cícero Figueiredo, do Vice-Prefeito, Anderson Eugênio, da primeira dama, Sônia Moreira de Figueiredo, do Deputado Estadual, Guilherme Landim, do Secretário de Saúde, Gean Feitosa e da Secretária Executiva da Saúde, Helândia Dantas, o Governo Municipal de Milagres realizou na manhã desta quinta-feira, dia 12, a solenidade de inauguração do Centro de Reabilitação Raimunda Ileda de Figueiredo, o mais novo equipamento de saúde incorporado a rede municipal de atendimento à população.
Os vereadores Geraldo Neto (presidente da Câmara Municipal), Ozório Dantas, Aryldo Rodrigues, Michelyane Alves, Amanda Moura, Jorge Henrique, Chiquim do São Tomé, Renata Sayonara, Fernando Sampaio e Landim prestigiaram a solenidade, assim como profissionais da saúde do Hospital Nossa Senhora dos Milagres, e usuários do CAPS. A senhora Tairine Severo representou, na oportunidade, as mães das crianças que serão atendidas pelo novo equipamento de saúde.
O Centro de Reabilitação foi criado pelo Governo Municipal de Milagres com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Primária, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços. A atuação integrada com as equipes de Saúde da Família vai permitir a realização de discussões de casos clínicos, possibilitando o atendimento compartilhado entre profissionais, tanto na Unidade de Saúde, como nas visitas domiciliares, assim como a construção conjunta de projetos terapêuticos de forma que amplia e qualifica as intervenções no território e na saúde de grupos populacionais.
Para o prefeito Figueiredo, o centro significa "você se reinventar nas dificuldades que enfrenta no dia a dia com as suas limitações. Esse é o sentido que damos ao momento maravilhoso que vivemos nesta solenidade", afirmou. Já o vice-prefeito, Anderson Eugênio garante que o "centro integra o compromisso do Governo Municipal de garantir uma saúde de qualidade e que possa atender a todos sem distinção".
A primeira dama ressaltou na oportunidade que o centro "não é apenas de reabilitação física, mas também de cuidado emocional. O cuidado que queremos ter com as nossas crianças autistas. É um sonho que hoje se concretiza. Quem falou também falou de sonho na inauguração do Centro de Reabilitação Raimunda Ileda de Figueiredo, foi o Secretário de Saúde, Gean Feitosa. "É um sonho para a mãe que tem um filho especial, que precisa de acompanhamento e que sabe que pra ser fazer isso de forma particular é muito difícil, especialmente em época de pandemia".
Participante da solenidade, o deputado estadual, Guilherme Landim ressaltou que o "equipamento vai atender não somente as crianças e famílias de autistas, mas também síndrome de down e outras situações que serão recebidas por uma equipe multidisciplinar, em uma estrutura física muito boa. É um marco para a saúde de Milagres".
O centro contará com neuropediatra, psiquiatra, fonoaudiólogo, psicólogo, psicopedagoga, nutricionista, educador físico, odontólogo, assistente social, farmacêutico, enfermeira e fisioterapeuta. Todos coordenados pela Dra. Joice Morais.