Foram registrados este ano nove casos confirmados de dengue com um evoluindo para classificação de dengue grave
O município de Milagres está atualmente com cinco localidades com índice alto de infestação predial para dengue, segundo o último mapa de atualização divulgado pela Secretaria de Saúde. Além disso, um caso grave de dengue foi registrado. A situação requer atenção da população no sentido de manter ativos os cuidados diários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Estão com índice alto de infestação os Distritos Padre Cícero e Café da Linha e as localidades rurais de Serra Brava, Carnaúba e Olho D'água Comprido.
Milagres já registrou este ano nove casos confirmados de dengue com um evoluindo para classificação de dengue grave. O mês de abril foi o que registrou o maior número de casos: 4 no total.
Houve ainda o registro de sete casos de Chikungunya. Por outro lado, não houve confirmação de casos de zika.
"Dia 15 de outubro vão realizar mutirão no Bairro Padre Cícero. Ação semelhante vamos fazer dia 19 de outubro no Café da Linha. Nas localidades rurais que também apresentam alto índice de infestação estamos planejando também a realização de mutirões", disse Monisya Oliveira, Coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.
Dengue, zika, chikungunya são consideras arboviroses, pois são doenças causadas pelos arbovírus como o Aedes aegypti. Os sintomas são bem parecidos e destacam-se: febre; dor de cabeça; mal-estar; dor nas articulações; manchas vermelhas e erupções na pele; náuseas e vômito.
O mosquito põe seus ovos em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d'água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água limpa, como a da chuva, por exemplo, e pode procurar ainda criadouros naturais, como bromélias, bambus e buracos em árvores.
Devido as características do mosquito, o controle dessas doenças é um desafio de saúde pública e, por isso, todos têm que contribuir para evitar sua reprodução.