Secretário Cláudio Junior diz que a entrega de títulos é o ponto de partida para que o agricultor possa atestar que a propriedade é sua
Em uma solenidade realizada no auditório da EEEP Ana Zélia da Fonseca, na manhã desta quinta-feira (30), o Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceara (IDACE) realizou, com apoio do Governo de Milagres, entrega de mais de 100 títulos de propriedade de terra a agricultores do município.
O evento contou com a presença do Superintendente do IDACE, José Wilson Gonçalves; do Prefeito Municipal, Cícero Figueiredo; do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agrário, Cláudio Junior; da Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Cícera Aristides; do Representante do Escritório Local da Ematerce, Nairton de Oliveira; da Diretora da EEEP Ana Zélia da Fonseca, Cícera Alves Agostinho e dos vereadores Geraldo Netto (Presidente da Câmara); Amanda Moura, Renata Sayonara, Jorge Henrique, Aryldo Rodrigues, Ozório Dantas, Chiquim do São Tomé, Fernando Sampaio e Landim Saraiva.
De acordo com o Secretário Cláudio Junior, "a entrega de títulos é o ponto de partida para que o agricultor possa atestar que a propriedade é sua e, desta forma, conseguir participar de políticas públicas e até financiamento em instituições financeiras", disse.
Já o Superintendente José Wilson revelou sua alegria ao fazer a entrega dos títulos. "Vim ao município entregar títulos de terra tem um significado extraordinário, pois é uma das políticas públicas mais estruturantes é, justamente, a regularizar de terra", pontuou.
"As pessoas moravam, produziam, eram donos do ponto de vista da posse, mas não tinham o documento comprovando serem as legítimas proprietárias do imóvel rural. Nesta solenidade beneficiamos as pessoas mais simples que são o homem e a mulher do campo", finalizou José Wilson.
Ao final da solenidade, o Prefeito Figueiredo e o Secretário Cláudio Junior, articularam com o Superintendente do IDACE, para que os 90 títulos iniciais de propriedade de terra que iriam retornar à Fortaleza, permanecessem por mais 60 dias no município
"Dos 133 título que chegaram na semana passada, grande parte foram entregues hoje e os demais seguirão conosco, somados agora a esses 90, que seriam entregues hoje e os faltosos retornariam a Fortaleza. Agora permanecerão em nosso município por mais 60 dias, para serem entregues aos devidos proprietários", disse Cláudio Junior.