Não apenas os que já produzem, mas aqueles que querem iniciar atividades neste setor devem realizar cadastro na Secretaria.
Secretário Cláudio Junior participou de encontro do programa em Iguatu
Se você é produtor da fruticultura ou deseja entrar nesta atividade, a boa notícia é que o Governo Municipal de Milagres, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, está participando da reestruturação da Rota da Fruta, programa criado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, e municípios da fruticultura do Cariri e Centro Sul.
De acordo com o Secretário, Cláudio Junior, as ações do programa foram iniciados em 2019, mas foram paralisadas no ano passado por conta da pandemia. "A iniciativa busca melhorar o acesso à informação para quem produz e comercializa frutas. Realizamos um cadastro em plataforma própria do ministério para que os produtos sejam disponibilizados em âmbito nacional, sendo o programa uma ponte entre quem produz e quem deseja comprar", disse.
Milagres integra o Comitê Gestor do programa responsável por deliberar as ações a serem desenvolvidas na implantação da Rota da Fruta na região e, de acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, o principal objetivo da participação de Milagres no programa é desenvolver a fruticultura no município, no sentido de melhorar a produção, agregando valor à produção e garantir renda ao produtor. "Não apenas os que já produzem, mas aqueles que querem iniciar atividades neste setor, pode nos procurar na sede da secretaria para realizarmos o cadastro", disse Cláudio Junior.
Após o cadastro, os produtores receberão treinamento técnico para otimizar a produção abrindo um amplo campo de oportunidades como a aquisição de mudas de qualidade e estrutura para beneficiamento dos produtos.
"Existem recursos financeiros no Ministério do Desenvolvimento Regional suficientes para garantir estrutura, por exemplo, para o beneficiamento dos produtos", finaliza o secretário.