Na programação constaram palestras motivacionais, de fortalecimento de vínculos e de alimentação saudável a atividades lúdicas e físicas, culminando com o tradicional Forró dos I
Foi encerrada na última sexta-feira (22) a Semana do Idoso realizada pelo Governo Municipal de Milagres, por meio da Secretaria do Trabalho e da Assistência Social, e que contou com a participação de idosos cadastros nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e devidamente vacinados contra a Covid-19.
Na programação, transcorrida nos CRAS e na sede da secretaria (antigo CSU), constaram palestras motivacionais, de fortalecimento de vínculos e de alimentação saudável a atividades lúdicas e físicas, culminando com o tradicional Forró dos Idosos'.
"Ficamos muito em casa por causa da pandemia e essa semana valeu demais, por tirar a gente de dentro de casa. Vi aqui uma equipe muito preparada, muito animada", afirmou Maria de Fátima, usuária do CRAS Francisca do Socorro.
"Eles [idosos] conversaram muito comigo pelo olhar. Sentir uma energia de muito acolhimento, de muito carinho, em participarem, cantarem juntos, em responder os questionamentos. Saio com um sentimento grande de realização por estar presente neste evento", disse o palestrante Renato Marcelino.
A Secretária do Trabalho e da Assistência Social, Vilauba Figueiredo Ribeiro, falou da importância de garantir dignidade aos idosos. "Acreditamos que a terceira idade precisa ser vivenciada com dignidade. E quando você acolhe, você faz toda essa diferença na vida deles. Festejando a vida ao longo da semana com muita alegria, através das atividades que desenvolvemos, culminando com o forró que eles tanto gostam e aguardam", pontuou.
A necessidade de reacender a autoestima dos idosos, após tanto tempo em casa por conta da pandemia, foi ressaltada pela primeira dama, Sônia Moreira de Figueiredo. "Ao longo dessa semana eles puderam sentir esse aconchego, reencontrar os amigos, os grupos de convivência, e através das atividades, com muita alegria, reacenderam a esperança em aprender e melhorar a autoestima", afirmou.