O Governo de Milagres vai criar um programa para garantir a doação de absorventes íntimos às adolescentes estudantes da rede pública municipal de ensino. "Sabemos que a falta da higiene íntima muitas vezes inibe a presença das jovens na escola, causando grave prejuízo no aprendizado, sem contar a baixa estima diante do fato de não ter condições de comprar os absorventes. Não podemos fechar os olhos para essa problemática", disse a primeira dama, Sônia Figueiredo.
Projeto de lei neste sentido está sendo preparado pela Procuradoria do Município e será encaminhado para apreciação da Câmara dos Vereadores.
Entre os objetivos da prepositura estão o combate a precariedade menstrual, identificada como a falta de acesso ou a falta de recursos que possibilitem a aquisição dos produtos, e a redução de faltas em dias letivos de educandas em período menstrual, evitando prejuízos à aprendizagem e ao rendimento escolar. Ressalte-se ainda o desejo de resgatar a dignidade das adolescentes e resgatar a autoestima das mesmas.
A expectativa é beneficiar cerca de 600 adolescentes em situação de vulnerabilidade que estejam matriculados e frequentando a rede municipal de ensino.
"Vamos incentivar atividades escolares que abordem a menstruação como um processo natural do corpo feminino. Vamos oferecer atenção, carinho e cuidado às nossas adolescentes", disse a primeira dama, Sônia Figueiredo.
A expectativa é que o projeto seja apresentado na Câmara Municipal até a primeira sessão ordinária do mês de novembro.