Foto: Governo Municipal de Milagres/Ítalo Dantas
Na última segunda-feira, 07, o Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Trabalho, do Instituto Nordestino de Gestão Pública, Ambiental e de Assistência Social e Sudene, se reuniram para discutir as propostas de implantação de projetos sociais pela empresa Lighsource, responsável pela obra do parque de geração de energia fotovoltaica no município.
Os projetos sociais beneficiarão as localidades no entorno do parque solar na modalidade de Investimento Social Privado-ISP. Em Milagres, 48 famílias da comunidade de Jenipapeiro I, serão contempladas com as ações.
O evento contou com a presença do Prefeito Cícero Figueiredo, do Vice-prefeito, Anderson Eugênio, do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Trabalho, Márcio Luna, da Secretária de Proteção Social, Vilauba Figueiredo; do Vereador e Presidente da Câmara, Geraldo Neto; do Coordenador Geral de Estudos e Pesquisas, Avaliação, Tecnologia e Inovação da Sudene, Marcos Falcão; da representante da Lightsource, Adriana Martins; do representante do Instituto Nordestino de Gestão Pública Ambiental e de Assistência Social, Delaneo Carneio; do representante da Energia Sustentável Nordeste, Henrique Grangeiro; do representante da empresa Purafiltra, Josué Freitas; do coordenador do Sistema FIEC, Francisco Leite e do Presidente do Instituto Semente, Naldo Martins. Também participaram da reunião os vereadores, Fernando Sampaio, Landim Saraiva, Aryldo Rodrigues, Renata Sayonara, Michelyane Alves, Felipe Jacó e Chiquim do São Tomé; os secretários, secretárias, assessores, empresários e representantes dos diversos segmentos da sociedade. O diretor de Planejamento e Articulação Política da Sudene, Raimundo Gomes de Matos participou de forma online.
A Sudene, por meio do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) financiou aproximadamente R$ 500 milhões à empresa Lighsource para a instalação de cinco unidades de geração de energia solar.
Na ocasião, o Prefeito Cícero Figueiredo, entregou a carta de intenções ao representante do Instituto Nordestino, Delaneo Carneio, na qual sugere a criação de um "Porto Seco", na região do Distrito do Café da Linha, onde já existem iniciativas que justificam a instalação do empreendimento.
Em seguida, a representante da Lightsource, Adriana Martins, apresentou os projetos a serem implantados na modalidade Investimento Social Privado-ISP. Serão beneficiadas em torno de 1500 pessoas que residem no entorno do Parque Solar Fotovoltaico, entre Milagres e Abaiara.
Em Milagres, cerca de 48 famílias da comunidade de Jenipapeiro I, serão contempladas com os projetos sociais de estímulo ao processo produtivo local, fomento a agricultura familiar, capacitação profissional, saneamento básico e eficiência energética.
Já no final do evento, o coordenador do Sistema FIEC, Francisco Leite, oficializou a parceria com o Governo Municipal, que irá beneficiar jovens e adultos com cursos de aperfeiçoamento, iniciação e qualificação profissional.