Foto: Governo Municipal de Milagres
A I Conferência Municipal de Saúde Mental, com o tema "A Política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantias dos serviços da atenção psicossocial no SUS", ocorreu nesta terça-feira (29/03), no auditório da Secretaria de Proteção Social (antigo CSU).
O objetivo da conferência consiste em propor diretrizes para a Formulação da Política Nacional de Saúde Mental e o fortalecimento dos programas e ações de Saúde Mental para o município.
Estiveram presentes ao avento, o Secretário de Gestão e Planejamento, Jorge Samuel; a Secretária Executiva de Saúde, Helândia Dantas; a Secretária de Proteção Social, Vilauba Figueiredo; o Secretário de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, Claudio Júnior; o Secretário de Infraestrutura e Estradas, Jorge Henrique; o Coordenador do Centro de Reabilitação, Luciano Santos; a Coordenadora da Atenção Básica, Aurya Fernandes; a Coordenadora do Caps, Honorina Bernardo; a Médica Psiquiatra, Taís Lira; as vereadoras, Renata Sayonara e Michelyane Alves e o vereador Felipe Jacó. Também estiveram presentes, gestores, trabalhadores e usuários do SUS, além de representantes de diversos segmentos da sociedade.
A abertura dos trabalhos contou com apresentação cultural dos usuários do CAPS. Em seguida, a médica Ilânia Malheiro, proferiu palestra com o tema: "Saúde Mental: Uma responsabilidade de todos". A segunda palestra foi proferida pela médica Talita Miranda, com o seguinte tema "Desafios da Saúde Mental no Tratamento das Crianças e Adolescentes".
Os participantes credenciados foram divididos em grupos para discutir e aprovar as propostas a partir dos seguintes eixos temáticos: I - Cuidado em liberdade como garantia de Direito a cidadania; II - Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de Saúde Mental; III - Política de Saúde Mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; IV- Impactos na Saúde Mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
Após a apresentação das propostas foram eleitos os representantes que irão participar da Conferência Regional.