Obras do Centro Municipal de Triagem de Resíduos Sólidos - Foto: Governo Municipal de Milagres
Segue em andamento a construção do futuro Centro Municipal de Triagem de Resíduos Sólidos de Milagres. Após a conclusão, o equipamento tem como foco viabilizar a separação e destino adequado dos materiais recicláveis produzidos na cidade, transformando o município em um modelo de sustentabilidade.
A construção do Centro de Triagem está sendo viabilizada por meio da parceria entre o Governo Municipal de Milagres e o Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região do Cariri Oriental (CORES). O galpão terá aproximadamente 538m² de área construída. A obra está orçada em cerca de R$ 792.875,62 (Setecentos e Noventa e Dois Mil Novecentos e Setenta e Seis reais e Sessenta e Dois centavos).
A iniciativa também tem o objetivo de fortalecer as políticas públicas de meio ambiente, saúde, educação e contemplar os Agentes Recicladores, consolidando dessa forma mais uma ação de geração de emprego e renda.
De acordo com o Prefeito de Milagres e Presidente do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região do Cariri Oriental, Cícero Figueiredo, o município avança significativamente para a fortalecimento da política de proteção ambiental, além de favorecer melhores condições de trabalho aos trabalhadores e trabalhadoras que atuam como Agentes Recicladores.
O resíduo sólido urbano é um fenômeno inevitável, constituindo um dos grandes problemas na sociedade contemporânea, portanto, a reciclagem é fundamental para diminuir o volume de lixo descartado no meio ambiente e reduzir o consumo de matéria-prima bruta na indústria, o que preserva os recursos naturais.