Foto: Governo Municipal de Milagres
Milagres apresentou avanços importantes no índice de avaliação do Programa Previne Brasil, do Governo Federal. De acordo com dados publicados pelo Ministério da Saúde, o município subiu 16 posições no ranking da saúde dos 184 municípios cearenses do 55º para 39º lugar. Já na Regional, Milagres ocupa o 3º lugar.
Os resultados dos indicadores é parte do programa Previne Brasil do Governo Federal que tem como princípio estruturar e fortalecer um modelo de financiamento à Atenção Primaria à Saúde (APS) ampliando o acesso aos serviços, de saúde, melhorando a qualidade da assistência.
O Previne Brasil considera sete indicadores: 1. gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal; 2. gestantes com exames para sífilis e HIV; 3. gestantes com atendimento odontológico; 4. mulheres com coleta de exame citopatológico na APS; 5. crianças de um ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenza tipo b e Poliomielite inativada; 6. pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre; e 7. pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.
São vários os fatores que contribuíram para o resultado positivo de Milagres na área da saúde. A racionalização dos recursos, gestão equilibrada, priorizar as ações da Atenção Básica e suporte necessário às equipes de trabalho, refletiu consideravelmente na qualidade e melhoria dos serviços ofertados à população.