Foto: Governo Municipal de Milagres
O Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), realizou na manhã desta quinta-feira, 10, no auditório da Secretaria de Proteção Social (antigo CSU) a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o tema "Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade".
A palestra magna foi ministrada pela conferencista e psicóloga Ana Hirlene de Oliveira que tem notável atuação nas políticas públicas de Assistência Social e de Saúde, além de ter coordenado o CRAS e o CREAS.
O evento teve como objetivo construir propostas voltadas para a afirmação do Princípio da Proteção Integral a crianças e adolescentes nas políticas públicas e fortalecer as estratégias e ações de enfrentamento das violências considerando a diversidade.
Os participantes dividiram-se em grupos para discutir os eixos temáticos. Os grupos elaboraram propostas que foram lidas e aprovadas pelos presentes, ainda foram eleitos os três delegados e seus respectivos suplentes (um governamental, um da sociedade civil e um adolescente) que participarão da Conferência Estadual da Criança e do Adolescente.
Na oportunidade estiveram presentes, a Secretária de Proteção Social, Vilauba Figueiredo; a Promotora de Justiça, Adriely Lima; o Vereador Chiquim do São Tomé; a Presidente do COMDICA, Maria Custódia, o Conselheiro Tutelar, Cícero Padre; o Secretário Executiva de Educação, Flávio Leite; representando a Polícia Militar, o Sargento Lacerda e representando a Secretaria de Esporte, Tafarel. O evento contou ainda com a participação dos integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Crianças e Adolescente do Município, representantes de Ongs e Sociedade Civil.