A "Cruz da Menina" é um marco no combate à violência contra a mulher
Foto: Governo Municipal de Milagres
O Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos e Secretaria de Serviços Públicos concluiu a revitalização do monumento histórico de Francisca do Socorro, conhecido popularmente como "A Cruz da Menina".
Além de revitalizar o espaço e o monumento, a obra teve o objetivo de oportunizar aos devotos, visitantes e o público em geral um local para momentos de reflexão, fomento do turismo religioso e valorização do patrimônio cultural.
O projeto contemplou um conjunto de ações de recuperação e pintura das paredes; do piso; da arcada; do cruzeiro central; da base da imagem e da cruz. Já o monumento passou por uma restauração e pintura em tinta metálica.
Francisca foi violentada sexualmente e em seguida brutalmente assassinada na fatídica manhã de 07 de dezembro de 1943. O crime marcou a população milagrense pela violência empregada. O local do padecimento tornou-se um espaço de visitação, oração e devoção, sendo observados diversos relatos de milagres alcançados por meio da invocação e intercessão da sua alma conforme a religiosidade popular.
A "Cruz da Menina" é um marco no combate à violência contra a mulher