Foto: Governo Municipal de Milagres
O Governo Municipal de Milagres, através da Secretaria da Saúde realizou na manhã desta quarta-feira (15), a 10ª Conferência Municipal de Saúde. A conferência 'Amanhã Vai Ser Outro Dia', foi destinada aos profissionais da saúde do município, com um importante tema "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia".
As Conferências de Saúde são importantes instrumentos de participação popular com o objetivo reafirmar e efetivar os princípios de universalidade, integralidade, participação social e equidade do SUS, visando garantir a saúde como direito humano, dever do estado e da sociedade, além de propor diretrizes para a formulação de políticas públicas.
O evento foi realizado no auditório da sede da Secretaria de Proteção Social e contou com a presença do Vice-prefeito, Anderson Eugênio; do Secretário de Saúde, Gean Feitosa; da Primeira-dama, Sônia Figueiredo; do Vereador e Presidente da Câmara Municipal, Osório Dantas; da Secretária Executiva de Saúde, Helândia Dantas; dos vereadores Geraldo Neto, Jorge Henrique, Chiquim do São Tomé e Amanda Moura. Também estiveram presentes, secretários e assessores da gestão municipal, trabalhadores da saúde, usuários do SUS, além de representantes de diversos segmentos da sociedade.
Após o pronunciamento das autoridades, o conferencista Francisco Filho, proferiu palestra sobre o seguinte tema: Garantir Direitos e Defender o SUS: Amanhã vai ser outro dia; na sequencia os participantes foram contemplados com mais uma palestra sobre as Conquistas do SUS a Nível Nacional e as Percas Diante da Pandemia da Covid-19, ministrada por Monísya Oliveira Ferreira Brandão. Encerrando o ciclo de palestras a conferencista Eclessyana Tavares de Lucena apresentou o tema Ganhos que Tivemos a Nível Estadual Diante da Pandemia.
Na sequência, foi apresentada, votada e aprovada a minuta do Projeto de Lei que dispõe sobre a modificação da composição estrutural do Conselho Municipal de Saúde-CMS de Milagres em concordância com a resolução 453/2012 do Conselho Nacional de Saúde-CNS e a Lei Federal nº 8.142/1990.
Em seguida os participantes credenciados foram divididos em grupos para discutir e aprovar as propostas a partir dos seguintes eixos temáticos: I - O Brasil que temos. O Brasil que queremos; II - O Papel do Controle Social e dos Movimentos Sociais para Salvar Vidas; III - Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia; IV- Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.
Finalizando a conferência, foram apresentadas as propostas e eleitos os representantes que irão participar da Conferência Regional.