Foto: Governo Municipal de Milagres
Proteger e valorizar a nossa cultura é um compromisso do Governo Municipal de Milagres, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos afinal manter viva as raízes culturais é uma forma de preservar o que somos, nossas características e identidade.
Em virtude dessa incumbência, o prefeito de Milagres, Cícero Figueiredo anunciou apoio financeiro ao Bicentenário Grupo de Congos Nossa Senhora do Rosário.
O comunicado foi realizado na tarde desta segunda-feira, 27, durante a gravação de um documentário sobre a congada milagrense produzido pela Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). A produção cinematográfica reforça o impacto dessa rica manifestação cultural e o legado do Mestre Doca Zacarias, falecido no último dia 10 de janeiro de 2023. Em breve a obra estará disponível para visitas no Museu Virtual da Musicalidade Cariri.
É importante destacar que a notícia foi recebida com visível entusiasmo pelos brincantes da congada, afinal o recurso tem o objetivo de fomentar uma das mais importantes expressões culturais do Estado do Ceará.
Figueiredo destacou em sua fala o compromisso da gestão com as manifestações artísticas e culturais do município e a representatividade do Grupo de Congos para a cidade de Milagres.
"Estamos cumprindo nosso dever enquanto milagrense e amante da cultura. Uma manifestação secular com uma longa história que infelizmente perdeu recentemente seu grande líder, o Mestre Doca Zacarias, mas que sua memória continua viva na representação desse grupo. Os congos representam a imagem do povo milagrense", afirmou o prefeito.