Foto: Governo Municipal de Milagres
O Governo Municipal de Milagres, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SEMA, realiza de 20 a 24 de março, a Festa Anual das Árvores 2023, com o tema "Árvores e Mudanças Climáticas".
A abertura oficial do evento aconteceu na manhã desta segunda-feira, 20, no auditório da Escola Estadual de Ensino Profissional Irmã Ana Zélia da Fonseca. Na ocasião foi proferida uma palestra pelo consultor ambiental e presidente do Comitê da Sub Bacia Hidrográfica do Rio Salgado (CBHS), Wildevânio Vieira. Na ocasião, o comitê doou para o município 100 mudas de árvores nativas da caatinga que posteriormente serão plantadas em pontos estratégicos e distribuiu cartilhas educativas para as bibliotecas das escolas presentes no evento.
Após a palestra, houve o plantio de uma muda e por sugestão dos alunos do curso Técnico de Enfermagem, recebeu o nome de Florence Nightingale considerada fundadora da enfermagem moderna.
O evento contou com a participação do Chefe de Gabinete, Felipe Jacó; do Secretário de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, Genaldo Moreira; do Secretário Executivo de Educação Básica, Flávio Leite e dos representantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA; Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável - CMDS; FACMIL; Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Ematerce. Também estiveram presentes representação dos alunos e professores da E.E.E.P. Irmã Ana Zélia da Fonseca; E.E.M.T.I. Dona Antônia Lindalva de Morais; Patronato Dona Zefinha Gomes e CEJA Pe. Joaquim Alves.
É importante destacar que a programação contará ainda com diversas atividades, como manutenção do bosque da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Dona Antônia Lindalva de Morais, poda de formação em árvores na sede do Município, implantação de ponto de coleta de óleo vegetal ou animal pós-consumo, oficina de bolinhas de semente nativas da caatinga e lançamento das bolinhas de sementes nativas da Caatinga com uso do estilingue.
A Festa Anual das Árvores tem o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância da preservação das árvores, com foco nas mudanças climáticas, principal consequência do desmatamento, além de disseminar conhecimentos sobre as questões ambientais e suas diretrizes quanto gestão, considerando, também, iniciativas de outras instituições.