Foto: Prefeitura Municipal de Milagres/Carlos Varela
Na tarde desta quinta-feira, 15, no auditório da Secretaria de Educação Básica, ocorreu um Encontro Formativo destinado aos professores de História e Geografia. O evento teve como objetivo proporcionar uma formação específica aos educadores das séries finais da rede municipal de ensino sobre o uso do livro "A História e a Geografia de Milagres", escrito pelo professor Lucas Santos e Mirelle de Oliveira, em suas salas de aula.
O livro em questão foi cuidadosamente dividido em 33 capítulos, abrangendo inicialmente a História Local e, em seguida, temas relacionados à Geografia. Sua proposta é direcionada aos anos finais do Ensino Fundamental.
Durante o encontro, os autores, tiveram a oportunidade de compartilhar suas perspectivas e conhecimentos com os professores presentes. A formação teve como foco principal demonstrar como utilizar de maneira eficaz a obra em sala de aula, enriquecendo o ensino de História e Geografia.
Os docentes puderam conhecer detalhadamente cada um dos capítulos e suas respectivas abordagens, discutindo possíveis estratégias de ensino que potencializem o aprendizado dos alunos. Além disso, foram apresentados recursos complementares, como atividades práticas e sugestões de projetos interdisciplinares, para estimular o engajamento dos estudantes e aprofundar o conhecimento sobre o município de Milagres, tema central do livro.
A Secretaria de Educação Básica, ao promover esse Encontro Formativo, demonstrou seu comprometimento com a valorização e o aprimoramento profissional dos docentes. A iniciativa proporcionou uma troca enriquecedora de saberes, fortalecendo o trabalho pedagógico e contribuindo para uma educação de qualidade.
Com a formação recebida, os professores estão preparados para utilizar o livro "A História e a Geografia de Milagres" como uma ferramenta pedagógica eficiente, proporcionando aos estudantes uma compreensão mais ampla e aprofundada dos conteúdos abordados, além de estimular o desenvolvimento do pensamento crítico e da consciência histórica e geográfica dos alunos.