Foto: Ascom/Prefeitura de Milagres
A Prefeitura de Milagres, por meio da Secretaria da Saúde, deu início à estratégia de vacinação contra a gripe. A imunização já está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para o público-alvo, conforme a quantidade de doses recebidas nesta primeira fase. A reposição ocorrerá de acordo com o envio das vacinas pelo Ministério da Saúde.
A vacina contra a gripe passou a integrar o Calendário Nacional de Vacinação neste ano para crianças a partir de 6 meses até menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes. Além disso, a imunização será realizada como estratégia especial para os grupos prioritários.
Quem pode se vacinar nesta fase?
A primeira etapa da campanha contempla os grupos mais vulneráveis à gripe e suas complicações, incluindo:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Gestantes e puérperas
- Povos indígenas e quilombolas
- Pessoas em situação de rua
- Trabalhadores da saúde e professores do ensino básico e superior
- Profissionais das Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário
- Trabalhadores portuários e dos Correios
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
- Idosos com 60 anos ou mais
Proteção contra complicações da gripe
A coordenadora de Imunização da Secretaria da Saúde, Roberta Peixoto, reforça a importância da vacinação, destacando que a imunização protege contra os vírus mais perigosos da influenza.
"A vacina influenza é trivalente, então ela protege contra três tipos de vírus da gripe que estão mais associados a complicações, hospitalizações e mortes. A vacinação não impede que a pessoa tenha gripe, mas oferece proteção adicional contra quadros mais graves, principalmente nos grupos vulneráveis."
Ela também esclarece que, neste primeiro momento, a distribuição das doses será feita de forma gradual.
"O repasse inicial para as unidades é pequeno, mas novas remessas vão chegando ao longo das semanas. Por isso, é importante que a população acompanhe junto à equipe da unidade de saúde a disponibilidade de doses para garantir a imunização."
A Prefeitura de Milagres reforça o convite para que todos os integrantes dos grupos prioritários busquem a vacinação e fiquem protegidos contra a gripe.