NOTÍCIAS

09-JUL-2025

Milagres inicia operação histórica de encerramento do lixão e recuperação ambiental da área degradada

Por Asscom 09/07/2025 #meioambiente

Foto: Ascom/Prefeitura de Milagres

Teve início nesta segunda-feira (7), em Milagres, a operação de recuperação e encerramento do lixão municipal, com a implantação do serviço de transbordo e destinação final adequada dos resíduos sólidos urbanos. A ação marca um avanço significativo na política ambiental do município, que integra o Consórcio CORES - responsável por viabilizar a contratação da empresa Sustentare, operadora da logística de transporte dos resíduos.

O trabalho está sendo executado com o apoio de seis caminhões compactadores, com capacidade para até 12 toneladas cada, e uma máquina escavadeira. Além da remoção dos rejeitos, o projeto contempla também a recuperação da área degradada do antigo lixão, com reestruturação do solo e plantio de mudas de árvores nativas, promovendo o reflorestamento e a formação de uma área verde no local.

A secretária de Meio Ambiente de Milagres, Renata Sayonara, destacou a importância histórica do momento. "É um processo muito importante para Milagres, pois vai favorecer a chegada ao nosso ponto turístico, a Pedra do Chapéu, fortalecendo a rota turística do município. Quando vejo essa operação realizada, eu fico emocionada. Isso aqui é histórico, e eu costumo dizer que quem viver, verá."

A operação está sendo realizada em diálogo com os catadores de materiais recicláveis, para garantir que o trabalho deles não seja prejudicado. A coleta será feita inicialmente uma vez por semana, e o que não for aproveitado será transportado para o aterro sanitário da empresa Sustentare Saneamento, em Juazeiro do Norte.

Os próprios catadores têm relatado melhorias no local desde o início da operação. "O lixão já está mudando de cara, e nem houve mais indícios de incêndio", relatam.

Atualmente, a Central Municipal de Resíduos está localizada dentro de um bairro residencial, o que motivou a decisão de construir uma estação de transbordo licenciada no próprio lixão, respeitando as normas ambientais e urbanas. A previsão é que, até dezembro, seja iniciado o processo definitivo de encerramento do lixão, permanecendo na área apenas o ponto de transbordo.

A ação conjunta entre a Prefeitura de Milagres e o CORES reafirma o compromisso com o meio ambiente, a saúde pública e o desenvolvimento sustentável do município.

 

Deixe seu comentário

logo
Selo UNICEF 2021-2024Selo Nacional compromisso com a Alfabetização Ouro 2024